Como as cores dos alimentos beneficiam a saúde da nossa pele

28 de agosto, 2021

Quais os melhores alimentos para a pele? Provavelmente você já se perguntou isso. A resposta é: coma o arco-íris! Se essa orientação já era importante para manter a saúde do organismo, agora é cada vez mais comprovado que ela também serve para preservar a beleza da cútis.

“Existem teorias que relacionam as cores dos alimentos com energias específicas, capazes de estimular e equilibrar o organismo, mas essas alegações ainda se encontram no campo das suposições. Contudo, uma dieta variada e colorida é, sim, benéfica ao organismo. Isso porque as cores ou os pigmentos dos alimentos se dão por causa da presença de determinados fitonutrientes, que têm papel importante na preservação de doenças e na manutenção da pele”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez.

Estudos recentes ressaltam que condições crônicas de pele, como eczema e psoríase, podem se beneficiar com mudanças na alimentação. Além disso, mesmo se você fizer a higienização correta da sua cútis, uma dieta rica em gordura, alimentos processados, açúcar e álcool pode causar inflamação, inchaço e desidratação, acelerando também o envelhecimento cutâneo.

“O consumo de frutas, vegetais, feijão e grãos inteiros dá ao organismo vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a manter uma saúde ótima”, complementa a dermatologista Patrícia Mafra.

Leia também: Glúten pode afetar a pele e causar acne?

Melhores alimentos para a pele de acordo com cada cor

Vermelhos

“Os alimentos vermelhos são ricos em poderosos antioxidantes como o resveratrol, o licopeno, a betaciclina e outros flavonoides com inúmeras propriedades anti-inflamatórias e antineoplásicas”, explica Marcella. Isto é, eles são capazes de combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento precoce e atenuar danos causados pelo sol.

A melancia, por exemplo, é 90% aquosa, o que ajuda a manter seu corpo e sua pele hidratados. Outras boas opções: morango, framboesa, mirtilo, amora, ameixa, uva, beterraba, groselha negra, melancia, acerola, cebola vermelha, rabanete, tomate.

Alimentos laranjas para a pele

Contêm o carotenoide betacaroteno, famoso por dar um gás no bronzeado e proteger a pele contra os raios solares. Ademais, muitos são ricos em vitamina C, essencial para a produção de colágeno.

Aposte em cenoura, abóbora, pimentão, pêssego, damasco, mamão e laranja.

Leia também: Pó de pérola: Benefícios e como usar para a pele e saúde

Amarelos

Alimentos amarelos são importantes para a saúde dos olhos e da pele porque combatem os efeitos nocivos do sol e de irritantes ambientais.

“Aqueles ricos em luteína, que está presente na gema do ovo, no limão siciliano, na maçã e no abacaxi, ajudam a preservar o colágeno, além de auxiliar na manutenção e na renovação da pele”, explica a nutróloga.

As curcuminas, por outro lado, também são pigmentos amarelos com funcionalidades antioxidantes e anti-inflamatórias. Você pode encontrá-las no açafrão.

Alimentos verdes para a pele

A clorofila é a responsável pela tonalidade esverdeada de alguns alimentos. Dizem que ela promove a desintoxicação, reduz a inflamação e melhora a digestão. Desse modo, aumenta também a circulação sanguínea, o que é muito positivo para a cútis.

“E isso tem reflexo no viço e na hidratação da pele”, explica Patrícia Mafra. Consuma espinafre, pepino, abobrinha, aspargos, folhas verdes, abacates, kiwi, maçã-verde e ervilhas, por exemplo.

Azuis e roxos

Se você não come alimentos azuis e roxos, é hora de começar. Isso porque eles carregam fitonutrientes, incluindo antocianinas, polifenois e resveratrol. “O resveratrol retarda os sinais de envelhecimento, tem alto poder antioxidante e é anti-inflamatório”, explica a dermatologista.

Amora, amora silvestre, uvas vermelhas (roxas), repolho vermelho (roxo), berinjela, ameixas e figos são ótimas opções.

Leia também: Biotina: A vitamina com benefícios para cabelos, pele e unhas

Alimentos brancos para a pele

Os alimentos brancos têm uma má reputação por serem ricos em amido e carboidratos. Mas não estamos falando dos refinados. Cebola, alho, couve-flor e cogumelos trazem diversos benefícios à saúde. Isso porque são fontes dos chamados polifenóis, poderosos antioxidantes.

Fontes: Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); e Patrícia Mafra, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.