Desafio da hidratação: Dicas espertas de como beber mais água

Alimentação Bem-estar Equilíbrio Movimento
08 de Julho, 2020
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Desafio da hidratação: Dicas espertas de como beber mais água

A água desempenha um papel fundamental em nossa vida, representando cerca de 60% do peso corporal de um adulto. Essencial para a hidratação e as reações metabólicas, a água contribui para a digestão e o transporte de nutrientes pelo organismo. A desidratação pode prejudicar funções essenciais, levando a alterações na pressão arterial, deficiências renais, dores de cabeça e ressecamento da pele.

Além dos benefícios físicos, a importância da água se estende à saúde mental, podendo influenciar sintomas como boca seca, ansiedade, variações de humor e dificuldade de concentração. 

A água pode ter um papel positivo em processos de emagrecimento quando consumida como parte de uma dieta equilibrada e saudável, podendo contribuir para a sensação de saciedade, o que pode ajudar na redução do consumo de calorias. Sem esquecer que sempre devemos levar em consideração fatores como alimentação, atividade física e outros hábitos de vida para que o emagrecimento saudável ocorra.

Agora que você já sabe a importância de se manter hidratado, que tal colocar em prática? Trouxemos dicas de hábitos e você pode escolher qualquer um deles para começar. Quer ver como o desafio funciona?

Como funciona o desafio da hidratação

  • Vamos mostrar 4 hábitos saudáveis que você pode adicionar à rotina.
  • Escolha qualquer um deles para iniciar o desafio. Pode ser aquele que você achar mais fácil cumprir. 
  • Comece a inserir esse hábito no seu dia conforme o indicado no desafio. Sempre que você terminar de fazer esse novo hábito, comemore.
  • Conseguiu fazer este novo hábito por 3 dias seguidos? Ótimo! Adicione um próximo hábito da lista do desafio.

Hábito 1: Água sempre à vista

Se você costuma se esquecer de beber água, uma boa dica é deixá-la sempre à vista. Por vezes, nossos afazeres nos impedem de parar para buscar água. Assim, um jeito prático de facilitar a rotina é investir em garrafinhas. Vale dar preferência aos recipientes transparentes, para que você possa ver o líquido diminuindo.

Há também as garrafas com medidores, que permitem que você estabeleça suas próprias metas em determinados horários no dia – 500 ml é um bom número para o período da manhã, por exemplo. 

Se garrafas e canudos não fazem a sua linha, pode ser um copo da sua cozinha mesmo. Só o fato de não ter que abrir a garrafa a todo momento pode incentivar você a beber, além disso, ter a água sempre fresquinha e em menor quantidade pode ser o empurrãozinho que faltava.

Hábito 2: Adicione sabores e aromas

Ok, a água não é um atrativo bom o suficiente? Adicione sabores e aromas naturais à hidratação. A água saborizada ou aromatizada tem como principal destaque a fruta e, por isso, seus benefícios variam de acordo com o ingrediente que for utilizado. Dessa maneira, opte por frutas que não sejam muito doces ou que desmanchem na água.

Além de ter um preparo fácil, a bebida possibilita milhares de combinações. Assim, a dica é que você aposte em ingredientes refrescantes e cítricos tal como limão, laranja, hortelã e menta. Pois, ambas as ervas sugeridas facilitam o processo de digestão. Já as frutas cítricas são repletas de minerais e vitaminas. Confira a receita:

Água saborizada de abacaxi com hortelã

Ingredientes

  • 1 jarra com 1,5 l de água
  • Gelo (opcional)
  • 1 abacaxi
  • ½ xícara de hortelã

Modo de preparo

Descasque o abacaxi e corte-o em pedaços. Depois, coloque os pedaços da fruta dentro da jarra com água e acrescente as folhas de hortelã. Então, deixe na geladeira por cerca de 3 horas ou até a bebida gelar. Por fim, adicione os cubos de gelo e sirva.

Você pode trocar o abacaxi por laranja, ou também pode preparar sua água com uma combinação de morangos, cereja e rodelas de limão.

Se ainda assim for difícil criar o hábito, amarre a prática em coisas que você já costuma fazer. Você não se lembra de beber água ao longo do dia? Comece as manhãs e termine o dia bebendo um copo e se tornará um hábito, da mesma forma como escova os dentes. Toma bastante café? Beba também um copo de água todas as vezes que se levantar para um cafezinho. 

Hábito 3: Exercício pede hidratação

É muito importante se hidratar antes, durante e depois da atividade física. Isso porque durante a prática de exercícios físicos, há perda de água e sais minerais, o que pode levar à desidratação, diminuição do rendimento e ao surgimento de problemas na saúde. 

O ideal é ingerir 500 ml de líquidos cerca de duas horas antes do exercício, para garantir o nível adequado de hidratação. Já durante o exercício, você deve compensar ou repor a quantidade de líquidos que está indo embora pela transpiração. 

Por fim, após o treino, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água, acelerando a recuperação do corpo e até potencializando o resultado do treino. 

Além de manter a garrafinha de água com você, estabeleça metas, como faz com os exercícios. Se o objetivo é correr 5 km na esteira, que tal terminar o percurso tendo ingerido um meio litro de água. Ou, em um treino cardio, aproveite cada transição de movimento para beber um gole do líquido. 

A ideia é colocar o hábito de beber água como parte da atividade física, assim como um agachamento ou abdominal. Mas, sem exageros! Observe o seu corpo e adeque as quantidades de acordo com as suas necessidades individuais.

Gostou das dicas de hidratação? Escolha aquela que mais se adequa à sua rotina e estabeleça metas diárias para criar o hábito. Lembre-se de celebrar cada conquista ao incorporar esses novos hábitos. Compartilhe essas dicas com amigos e familiares, promovendo o cuidado com a saúde de todos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia