Agachamento búlgaro: Conheça os benefícios dos exercícios

4 de agosto, 2020

O agachamento é um dos exercícios mais eficientes para deixar o bumbum durinho e as coxas definidas. Além disso, possui diversas variações, como o agachamento búlgaro. O agachamento búlgaro tem foco na força e trabalha músculos como os quadríceps, os glúteos e os deltoides (músculos que cobrem o ombro). Além disso, é uma ótima alternativa para quem deseja trabalhar as coxas. Agachamento búlgaro exercícios e como fazer:

Um dos grandes benefícios dessa variação é ter menos estresse na lombar comparado ao agachamento tradicional, pois o exercício trabalha uma perna de cada vez. Também contribui para a flexibilidade do corpo.

Agachamento búlgaro exercícios: Como fazer

Para iniciar o agachamento búlgaro exercícios, use halteres leves e aumente a carga quando se acostumar com o movimento. 

  1. Comece o exercício em pé, com o corpo reto e os pés alinhados com os ombros. 
  2. Segure um haltere em cada uma das mãos, levantando os braços na horizontal, para ficar com os halteres bem acima da cabeça. 
  3. Em seguida, coloque um pé na frente do corpo e o outro atrás, em cima de um banco. Desse modo, posicione a ponta do pé no banco com a sola apontada para cima.
  4. Mantenha o tronco ereto e abaixe lentamente, flexionando o joelho da perna que não está no banco até formar um ângulo de 90º e o joelho de trás alguns centímetros acima do chão.
  5. Faça o número determinado de repetições e depois realize o movimento com a outra perna. 

Erros que devem ser evitados

  • Deixar o joelho passar muito da linha do pé: Evite deixar o joelho ultrapassar a ponta dos pés, pois isso pode levar a dores, desconfortos e até mesmo desgaste articulares na região.
  • Não manter o pé apoiado e estável no banco: Este cuidado é essencial para manter o corpo estável durante o exercício, assim você executa o movimento da forma correta e evita lesões.
  • Não deixar a coluna ereta:  Se você não manter a coluna em uma posição reta, a sobrecarga sobre os discos intervertebrais aumenta.

Leia também: Agachamento pistola: Benefícios e como realizar

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.