Alho: Benefícios, propriedades e composição do alho

21 de janeiro, 2020

O alho é um dos maiores queridinhos da culinária. Rico em benefícios, tem sido considerado o novo alimento saudável do momento. Dupla inseparável da cebola, é popularmente usado como tempero. Mas, também contém propriedades para uso medicinal.

É fonte de minerais, como manganês e selênio, ambos importantes para o organismo. Ou seja, o primeiro é essencial para o transporte de oxigênio no corpo. Já o selênio age no combate dos radicais livres, assim, atua diretamente com o sistema imunológico. 

Além disso, é fonte de vitaminas, especialmente a C, essencial para a imunidade, e a B6, que age na síntese proteica

Com isso, o tempero pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo. Além disso, também é possível preparar chá ou água de alho que, quando consumidos frequentemente, ajudam a diminuir o colesterol e a proteger o coração.

Composição do alho

Assim, uma porção de 28 gramas de alho contém:

  • Manganês : 23% da ingestão diária recomendada (IDR)
  • Vitamina B6 : 17% da IDR
  • Vitamina C : 15% da IDR
  • Selênio: 6% do IDR
  • Fibra: 0,6 grama
  • Por fim, quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1

Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, antioxidante e anti-inflamatória. Da mesma forma, ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão. Saiba mais:

Alho: Benefícios e propriedades

Fortalece a imunidade

O alho é abundante em vitamina C, que está diretamente ligada à imunidade. Mas, não apenas isso, é também recheado de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade

Alho favorece a saúde do coração

Dentre seus muitos benefícios, esse merece destaque. A princípio, o tempero é conhecido por reduzir a pressão arterial e combater a hipertensão. Da mesma maneira, ajuda na melhora dos níveis de colesterol.

Melhora a função cerebral

Prevenindo doenças como o Alzheimer e a demência, beneficia a saúde cerebral. Pois, isso se deve à ação combatente frente ao processo oxidativo. 

Aliado dos atletas

Fonte de energia, o alho reduz a fadiga, o que beneficia a prática de atividades físicas e melhora o desempenho de atletas. Além disso, previne que ocorra picos muito elevados da frequência cardíaca, que podem acarretar em, por exemplo, um infarto.

Combate vírus, fungos e bactérias

Por fim, o alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere ação antimicrobiana. Portanto, inibe o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Da mesma maneira, ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal.

Chá de alho: Como fazer e quais os benefícios da bebida

Muito utilizado na medicina popular, o chá de alho é conhecido por beneficiar a imunidade. Rico em antioxidantes, suas propriedades anti-inflamatórias e naturalmente antivirais atuam na prevenção de doenças e infecções, especialmente da gripe.

Ainda, é repleto de antioxidantes que combatem a ação de radicais livres e alicina, a principal substância responsável por seus poderes medicinais. Além disso, o alho também é rico em minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

Benefícios do chá de alho

Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, antioxidante e anti-inflamatória. Da mesma forma, ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão. Saiba mais:

Fortalece a imunidade

Por ser repleto de antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e antivirais, o alho é um natural fortalecedor do sistema imunológico. Além disso, na Índia, cientistas comprovaram o potencial antioxidante desse chá em um estudo redigido em 2018.

Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções

Protege o coração

Além de seu efeito protetor em relação à inflamações, a alicina também pode reduzir a aterosclerose e o depósito de gordura e ajudar a diminuir a pressão sanguínea. Ou seja, ajuda a proteger a saúde do coração, especialmente contra a hipertensão.

Melhora a respiração

O chá é especialmente conhecido por seu eficaz combate à gripe e demais doenças respiratórias. A razão para isso é que o alho provoca o estímulo das funções respiratórias devido às propriedades expectorantes e antissépticas, que facilitam a respiração. Além disso, também combate a tosse.

Pele jovem e lisinha

Por fim, a bebida também beneficia a aparência da pele, de forma que combate a ação de radicais livres no corpo, ou seja, o estresse oxidativo. Assim, é o estresse oxidativo o maior responsável pelo envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas.

Ingredientes para o chá de alho

  • 2 dentes de alho;
  • Aproximadamente 250 ml de água fervente;
  • Mel – opcional;
  • Limão – opcional;
  • Gengibre – opcional;
  • Cúrcuma – opcional.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo