Quer evitar demência? Fique longe de gordura trans

31 de outubro, 2019

Há pouco banida de industrializados alimentícios nos Estados Unidos, a gordura trans ainda se encontra no centro de muita polêmica. Recentemente publicado na Neurology, um estudo conduzido por cientistas japoneses apontou que quem consome gordura trans tende a desenvolver demência mais facilmente

A pesquisa analisou dados de mais de 1.500 adultos (todos acima dos 60 anos de idade) até então não diagnosticados com demência. As informações foram coletadas entre 2002 e 2003. Ao longo dos 10 anos seguintes, os participantes foram acompanhados por especialistas. Durante esse período, 377 casos de demência se manifestaram. Casos de Alzheimer também foram registrados.

Organizados em quatro grupos, de acordo com os níveis sanguíneos de gordura trans, os participantes com os maiores níveis foram também aqueles com maior incidência de diagnósticos de demência.

Conclusivamente, esse grupo tinha 52% a mais de chance de desenvolver demência, comparativamente com os demais.

Além disso, o estudo manifestou que guloseimas açucaradas seriam as maiores culpadas pela enorme ingestão de gordura trans dos analisados. Sendo assim, atribui-se a esses doces o título de comida com a maior probabilidade de aumentar as chances de demência. A margarina e os croissants vêm em seguida como adicionais fortes contribuidores. 

Leia também: Melhores substitutos para a manteiga

É válido pontuar que o estudo foi conduzido unicamente na cidade japonesa de Hisayama, portanto, segundo os próprios cientistas, não é possível afirmar que os resultados seriam exatamente os mesmos em qualquer outra população. 

Expressamente, o autor senior da pesquisa, Toshiharu Ninomiya, que é professor na Universidade de Kyushu no Japão, comentou que os resultados devem servir como mais um motivo para nos atentarmos quanto ao consumo das gorduras trans e, sempre que possível, evitá-las. 

Leia mais: O que é gordura trans e porque você deve evitá-la

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo