Melhores substitutos para a manteiga

17 de setembro, 2019

A manteiga é um ingrediente popular para preparar alimentos de diversas maneiras, como refogados, assados e fritos, mas, seja por intolerância a lactose, alergia a leite, restrição calórica ou, até prescrição médica, pode ser que você tenha que evitá-la.

Nesses casos, há muitos candidatos a substitutos para a manteiga que, além de saborosos, podem servir aos mesmos propósitos no cozimento. Confira:

Ghee

Ghee é um tipo de manteiga clarificada com sabor aromático, porém discreto. Ela praticamente não contém caseína ou lactose e, portanto, é uma opção mais segura para pessoas com alergia ao leite ou intolerância à lactose.

Substituir manteiga pelo ghee funciona melhor com itens cozidos a altas temperaturas e servidos quentes, como pães e biscoitos. No entanto, como o ghee fornece mais umidade, pode ser necessário alterar a quantidade de líquido e farinha nas receitas.

Leia também: Manteiga ghee: Vale apostar nos seus benefícios?

Azeite

Na maioria das receitas, o azeite pode ser um dos substitutos para a manteiga, na proporção de 3: 4 em volume. Por exemplo, se a receita exigir 1 xícara (225 gramas) de manteiga, você poderá substituí-la por 3/4 xícaras (180 ml) de azeite.

Seu sabor forte funciona bem em receitas com frutas, oleaginosas ou ingredientes salgados, como tortas, bolos e pães. 

Como o azeite é um líquido, não é um adequado para pratos que precisam de gordura para permanecerem sólidos ou que exigem muito creme, como glacê.

Óleo de coco

O óleo extraído da fruta pode ser uma alternativa que funciona muito bem para receitas que exigem sabores tropicais ou ricas em chocolate. Porém, mesmo sendo um dos indicados a substitutos para a manteiga, vale ressaltar que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia afirma que o óleo de coco não deve ser usado regularmente na culinária, como óleo de cozinha, “devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias.”

Leia também: Óleo de coco: benefícios que você precisa conhecer

Substitutos para a manteiga para passar no pão

Quando bate aquela vontade de um pãozinho com manteiga (ou na torrada), também é possível fazer trocas por itens saborosos e nutritivos, como:

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Porque dizer não à margarina

O ingrediente mais importante a evitar ao encontrar um substituto para a manteiga é a margarina.  Algumas marcas até podem conter alguns nutrientes amigáveis ​​ao coração adicionados, mas ela geralmente contém gordura trans, que tem sido associada a um risco aumentado de doença cardíaca e outros problemas crônicos de saúde, além de ter um efeito nocivo sobre os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. 

Além disso, a margarina geralmente não tem muito a fornecer quando se trata de sabor e textura.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.