Manteiga ghee: O que é e quais são os benefícios

21 de agosto, 2019

Uma alternativa mais saudável à margarina convencional, a manteiga ghee está conquistando espaço na mesa do brasileiro. Apesar de ser pouco conhecida por aqui, o ingrediente tem origem milenar e raízes indianas.

Na dieta Ayurveda, que é baseada na medicina tradicional indiana, a manteiga ghee é um produto indispensável para a boa saúde, pois acredita-se que ela tem o poder de melhorar a imunidade, desintoxicar o corpo e tratar inflamações do trato gastrointestinal.

Como é feita

A manteiga ghee é de origem animal, proveniente do leite da vaca. É mais pura do que a manteiga que conhecemos, pois durante a etapa de clarificação, a ghee é derretida em banho-maria, que decanta os resíduos para a superfície. Estes resíduos formam uma espuma, que é retirada por diversas vezes até que a manteiga fique completamente “limpa”. Nesse processo, são eliminados açúcares do leite (lactose), água e toxinas. Resta, então, apenas a gordura, que tem uma cor dourada. 

Benefícios

  • Por causa da ausência de lactose, que é retirada durante o processo de decantação, a manteiga ghee pode ser consumida por pessoas com intolerância a essa substância. Entretanto, sua inclusão no cardápio precisa ser avaliada se o indivíduo possuir intolerância acentuada à lactose.
  • Pode ser consumida com mais tranquilidade, pois quando retiramos a lactose do alimento, seu teor de saturação é maior. Ou seja, a ghee suporta temperaturas maiores sem perder qualidade, sendo ótima em pratos que vão ao forno ou utilizam frigideira.
  • Sua composição é de gordura de qualidade: tem triglicerídeos de cadeia média (TCM), que caem na corrente sanguínea e servem de fonte rápida de energia para o organismo. Ou seja, é uma boa aposta de pré-treino. 
  • Ela também é rica em ômega-3, que auxilia a equilibrar os níveis de colesterol, reduz inflamações intestinais e dá um up no sistema imunológico. 
  • É mais saudável do que a manteiga ou a margarina, porque não tem resíduos, e ingredientes químicos. Outro benefício: a manteiga ghee tem vitaminas que ambas não possuem – A (que evita a ação dos radicais livres), D, E e K (que contribui para a saúde dos ossos).
  • Se estiver bem armazenada em um pote de vidro fechado, pode durar meses sem alterar seu sabor e propriedades.
  • De sabor discreto, você pode utilizar o ingrediente em pães, bolos, tapiocas, pipoca e em todas as receitas que levam manteiga ou margarina. 

A manteiga ghee emagrece?

Não existe comprovação científica que valide tal benefício. Inclusive seu consumo inspira atenção, porque uma colher de sopa contém aproximadamente 120 calorias.  Por isso, seu excesso, tanto pelo valor calórico quanto pela alta quantidade de gordura, pode levar ao ganho de peso. 

Leia também: Óleo de coco emagrece?

Receita de manteiga ghee: como preparar em casa

Não existe uma receita única. Há maneiras diversas de preparar a manteiga ghee. 

O ingrediente é apenas manteiga sem sal, e o preparo é relativamente simples.

Modo de Preparo

Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto.

A manteiga derreterá até começar a ferver.

Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa.

Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose).

Após esfriar, coe e coloque em um vidro.

Deixe no freezer até endurecer e depois retire.

Fonte: Gabriela Cilla, nutricionista e gastróloga. Especialista em nutrição clínica, funcional e esportiva.

Leia também: Vinagre de maçã para emagrecer. Funciona?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.