Shot de vinagre de maçã vira febre entre famosas como Victoria Beckham e Jennifer Aniston. Funciona?

Alimentação Bem-estar
30 de Setembro, 2022
Shot de vinagre de maçã vira febre entre famosas como Victoria Beckham e Jennifer Aniston. Funciona?

Você já deve ter ouvido falar que o shot de vinagre de maçã funciona como um aliado poderoso no processo de emagrecimento. Aliás, teve até gente famosa que incluiu a ingestão desse tempero líquido como primeira refeição do dia: Victoria Beckham, Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e Megan Fox fazem parte da lista. Então, será que ele realmente pode ajudar a perder peso? E se sim, como usar o vinagre de maçã para emagrecer?

Shot de vinagre de maçã emagrece?

É claro que o emagrecimento é uma combinação de alimentação saudável com prática de exercícios físicos. Por isso, cientificamente falando, o vinagre de maçã não é considerado uma bala mágica para perda de peso. Os estudos que foram feitos são pequenos, e algo chamado “esvaziamento gástrico retardado” é o melhor argumento entre as teorias que circulam sobre o poder de perda de peso do vinagre de maçã. 

Leia também: Emagrecer: Melhores alimentos para perder peso de vez

Contudo, mesmo não sendo milagroso, o ácido acético – um dos diferenciais do vinagre de maçã em relação aos demais – inibe a ação de certas enzimas que digerem carboidratos, reduzindo sua absorção. Com isso, libera-se lentamente a glicose dos alimentos no sangue, o que colabora evitar picos de glicemia (nível de açúcar no sangue).

Além disso, ele pode ser um estimulante para o consumo de mais saladas, e ainda vai adicionar um sabor doce e picante com zero calorias.

A pectina, fibra solúvel originária da maçã, se encarrega de aumentar a saciedade e estimular a atividade intestinal – duas ações a favor do controle de peso. O colesterol também fica em equilíbrio.

Outro benefício é o seu poder antioxidante. Depois que as maçãs são fermentadas em vinagre, nutrientes como betacaroteno, cálcio e potássio ainda permanecem. Sabemos que as dietas ricas em antioxidantes protegem as células e proporcionam uma série de benefícios para a saúde. E, quando se trata da pele, os antioxidantes têm benefícios protetores, como ajudar a proteger contra os raios UV prejudiciais.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa