Vinagre de maçã para emagrecer. Funciona?

15 de agosto, 2019

Você já deve ter ouvido falar que o vinagre de maçã funciona como um aliado poderoso no processo de emagrecimento – teve até quem incluiu a ingestão desse tempero líquido como primeira refeição do dia. Então, será que ele realmente pode ajudar a perder peso? E se sim, como usar o vinagre de maçã para emagrecer?

É claro que o emagrecimento é uma combinação de alimentação saudável com prática de exercícios físicos, e, cientificamente falando, o vinagre de maçã não é considerado uma bala mágica para perda de peso. Os estudos que foram feitos são pequenos, e algo chamado “esvaziamento gástrico retardado” é o melhor argumento entre as teorias que circulam sobre o poder de perda de peso do vinagre de maçã. 

Leia também: Emagrecer: Melhores alimentos para perder peso de vez

Porém, mesmo não sendo milagroso, o ácido acético – um dos diferenciais do vinagre de maçã em relação aos demais – inibe a ação de certas enzimas que digerem carboidratos, diminuindo sua absorção. Com isso, a glicose dos alimentos é liberada lentamente no sangue, o que colabora para o emagrecimento, além de diminuir o risco de diabetes.

Além disso, ele pode ser um estimulante para um consumo de mais saladas, e ainda vai adicionar um sabor doce e picante com zero calorias, o que certamente não pode prejudicar a cintura.

A pectina, fibra solúvel originária da maçã, se encarrega de aumentar a saciedade e estimular a atividade intestinal – duas ações a favor do controle de peso. O colesterol também é mantido em equilíbrio.

Outro benefício é o seu poder antioxidante. Depois que as maçãs são fermentadas em vinagre, nutrientes como betacaroteno, cálcio e potássio ainda permanecem. Sabemos que as dietas ricas em antioxidantes protegem as células e proporcionam uma série de benefícios para a saúde. E, quando se trata da pele, os antioxidantes têm benefícios protetores, como ajudar a proteger contra os raios UV prejudiciais.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.