Mindfulness pode diminuir pressão arterial

11 de fevereiro, 2022

Diariamente, é normal se estressar com os acontecimentos do cotidiano. No entanto, é importante ter um momento para recuar de vez em quando. Dessa forma, o mindfulness (ou atenção plena, em uma tradução livre) pode ser uma ótima opção para quem deseja focar mais no presente.

O objetivo da técnica é diminuir o volume da mente e prestar mais atenção no corpo. Em outras palavras, o mindfulness é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. Além disso, focar na atenção plena também é olhar para o mundo – seu mundo – com menos julgamento e mais aceitação.

Leia mais: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar

Programas promovem mudanças no estilo de vida

Um estudo da Brown University, nos Estados Unidos, descobriu que a prática do mindfulness pode diminuir significativamente a pressão arterial. Assim, com base na técnica, pesquisadores criaram programas personalizados de nove semanas para reduzir a pressão arterial de 43 participantes que possuíam tal condição. Ao mesmo tempo, os programas combinaram orientações sobre mindfulness e bem-estar com treinamentos, lembretes de medicamentos e educação sobre pressão arterial.

Como resultado, os estudiosos descobriram que o programa ajudou consideravelmente a diminuir a pressão arterial, além de promover mudanças no estilo de vida, como exercitar-se mais e limitar o uso de sal e álcool. Simultaneamente, a prática também é uma medida preventiva. Por isso, começar a praticá-la desde o início da vida reduz significativamente as chances de ter pressão alta e outros problemas de saúde.

O que é mindfulness e quais são os benefícios

Mindfulness é uma técnica que mistura meditação com exercícios de tradição asiática focados no presente, e não nas expectativas para o futuro, tampouco traumas do passado. 

Diante disso, o mindfulness traz benefícios não só para a saúde mental, como também para a física. Conheça outras vantagens:

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.