Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar

21 de outubro, 2019

Mindfulness (atenção plena, em uma tradução livre) é uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado. 

Na prática, é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. É sobre diminuir o volume da mente, voltando-se para o corpo.

Não apenas isso, mas atenção plena também é olhar para o mundo – seu mundo – com menos julgamento e mais aceitação.

Quando se escuta o termo mindfulness, a meditação pode ser a primeira coisa que vem à cabeça. Embora seja verdade que meditar possa ter um impacto profundamente positivo, a realidade é que ainda dá para integrar mindfulness ao trabalho de várias outras maneiras e obter grandes benefícios.

Tudo se resume a saber que você sempre tem uma escolha e a se capacitar para tomar a decisão consciente de se concentrar nas coisas de uma maneira que melhore sua experiência, em vez de prejudicá-la. 

Leia também: Como lidar com o estresse

Alguns benefícios de levar mindfulness ao trabalho:

  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora as habilidades de tomada de decisão;
  • Aumenta a criatividade;
  • Desenvolve habilidades de liderança.

Se estiver interessado em aplicar mindfulness ao trabalho, aqui estão dicas de como experimentar a prática: 

Visualize um dia produtivo logo de manhã

O dia de trabalho começa antes de sair de casa. Quando está planejando a rotina, por exemplo, você pode se preocupar antecipadamente sobre as reuniões que sugam toda a sua energia, ou sobre uma conversa difícil que precisa ter com uma pessoa da sua equipe. Isso faz com que você escolha olhar as coisas de uma maneira que prejudique a experiência, porque, se anteciparmos que as coisas vão mal, tendemos a concentrar nossa atenção nas coisas que não gostamos como confirmação, em vez de enxergar as oportunidades. 

Então, quando estiver se preparando pela manhã, defina a intenção de ter um dia produtivo no trabalho, não importa como. Considere o que deseja obter das reuniões na programação, conhecendo seu objetivo para cada uma delas. Pense nas interações positivas que deseja ter com colegas de trabalho e chefe e defina a expectativa de que tudo funcione para o seu benefício máximo. Isso faz você perceber que as coisas estão indo bem e apreciá-las.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Faça pausas

As coisas parecem estar se movendo mais rápido do que nunca. Há muitos prazos, muitas reuniões e não há tempo suficiente durante o dia. E a maioria das pessoas pensa que isso significa que elas precisam estar sempre em movimento, passando de uma coisa para outra sem respirar.

Pode parecer que não há escolha a não ser seguir em frente, mas a ciência diz que fazer uma breve pausa pode ser exatamente o que você precisa. Evita o cansaço da decisão, aumenta a produtividade e a criatividade e restaura a motivação para continuar avançando em direção aos objetivos. E não precisa demorar muito – fazer uma pausa pode ser tão simples quanto dar um passeio pelo quarteirão, comer um lanche e deixar alguns momentos preciosos para fechar os olhos e respirar profundamente para limpar a cabeça.

Faça uma coisa por vez

Defina um cronômetro e dê a uma tarefa toda a sua atenção. Não é necessário checar o telefone, clicar nas notificações, navegar online – absolutamente nenhuma multitarefa. Deixe essa tarefa tomar o centro do palco até o cronômetro disparar.

Tenha um almoço relaxante

Embora possa ser tentador comer na frente do computador, é realmente mais benéfico se afastar e relaxar um pouco. Saia e faça uma caminhada, ou encontre um lugar tranquilo para se sentar com seus pensamentos (sem julgamento) por 15 minutos. Fazer uma pausa para almoçar é uma maneira consciente de melhorar a concentração, facilitar uma maior conscientização e reduzir a queda de energia da tarde.

Seja grato

Sempre que precisar de uma dose de vibrações positivas, foque a atenção nas coisas que estão indo bem e encontre uma maneira de agradecer. O ato de gratidão ajuda a ver que, por mais complicado que esteja ao seu redor, sempre há luz. Aqueles com uma prática diária de gratidão são capazes de mudar seu cérebro ao longo do tempo, criando uma experiência muito mais feliz e se libertando de emoções tóxicas. Este não é um processo demorado – basta dar uma olhada, procurar e encontrar coisas que aprimoram sua experiência.

Deixe o trabalho no trabalho

Tente não verificar o email incessantemente quando estiver em casa. Faça o seu melhor para deixar o trabalho no seu local de trabalho. Isso ajudará a estar mais presente com amigos e familiares e também mais atualizado quando chegar ao escritório.

Leia também: Você está depressivo ou cansado?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.