Dia mundial do combate ao estresse: como ficar menos estressado

Bem-estar Equilíbrio
23 de Setembro, 2022
Dia mundial do combate ao estresse: como ficar menos estressado

Hoje, dia 23 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Estresse. Essa data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os males que o estresse em excesso pode trazer e ressaltar a importância de adotar medidas para evitá-lo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é um problema que atinge cerca de 90% da população mundial, e traz como consequência diversas doenças.

O estresse nem sempre é algo ruim

De acordo com a psicóloga Linda Vieira, o estresse em si não é algo ruim. Na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Ele é uma reação do nosso organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. 

O estresse pode ser positivo quando nos ajuda a atingir um alto nível de eficiência. Muitas pessoas realizam melhor o seu trabalho quando se encontram sob pressão. No entanto, o estresse negativo é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa os limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. A qualidade de vida sofre danos, podendo a pessoa vir adoecer”, ressalta Linda.

Dia mundial do combate ao estresse: sintomas

  • Alteração de humor;
  • Hábitos de nervosismo como roer as unhas;
  • Mudanças no sono, pouco ou muito;
  • Alterações no apetite
  • Dificuldade de concentração
  • Preocupação excessiva e de maneira constante
  • Procrastinação;
  • Perda da libido;
  • Dores no corpo, queda de cabelo, entre outros.

Dia mundial do combate ao estresse: busque ajuda profissional

Cada um de nós reage de maneira diferente quando o assunto é lidar com o estresse. Por isso, o que pode ser extremamente estressante para determinada pessoa, pode não significar o mesmo para outra. Cada um administra de modo diferente as reações físicas e emocionais. Logo, pode apresentar diferentes níveis de estresse.

Leia também: Como vencer a sua batalha emocional

Um profissional da área da saúde deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.

Dia mundial do combate ao estresse: dicas para se estressar menos

A psicóloga Linda Vieira trouxe algumas dicas que podem te ajudar a reduzir os níveis de estresse e ter mais qualidade de vida. Portanto, confira abaixo:

Esteja certo que seus valores estão em sintonia com seu estilo de vida

Uma verdadeira compreensão de seus próprios valores permitirá que você defina prioridades e gerencie o seu tempo e sua energia efetivamente.

Reconheça o que te aborrece e busque alternativas

Para lidar com o estresse, é importante monitorar o estado de humor ao longo do dia. Assim, se você se sentir cansado ou irritado, tome nota das causas, dos seus pensamentos e do seu humor. 

Uma vez que você sabe o que incomoda, pode elaborar um plano de ação para tratar. Isso pode significar estabelecer expectativas mais razoáveis para você e para os outros.

Afaste-se quando estiver com raiva

Agir por impulso e na raiva só vai aumentar a fonte de estresse e ainda pode trazer sérias consequências para você e para o outro. Portanto, antes de reagir, respire, reflita, e reconsidere suas ações. 

Fique atento à importância que atribui aos outros

A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva a pessoa a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. É importante pensar e considerar qual a relevância da aprovação externa em sua vida, para que o desgaste seja diminuído. Pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo com o que foi dito. 

Leia também: Como equilibrar as nossas necessidades

Excesso de cobrança

Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante de muita cobrança, fica mais difícil lidar com o estresse. Você poderá sentir desânimo, falta de força e de estímulo para cumprir o que foi delegado. Imagine se essa cobrança for reforçada ainda mais por você?

Dia mundial do combate ao estresse: cuide de sua saúde e melhore sua qualidade de vida

Dieta saudável

Uma dieta saudável é essencial para qualquer programa de redução do estresse. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta equilibrada, vegetais e frutas, de preferência na sua raiz original. Evitar o abuso álcool, cafeína e cigarro.

O exercício físico

É uma ótima maneira de se distrair dos eventos estressantes. O estresse compromete menor grau a saúde geral em pessoas fisicamente ativas. 

Portanto, procure uma atividade que proporcione prazer, algumas sugestões são: ginásticas aeróbicas, caminhadas, natação, ioga e tai chi. Mas, comece devagar e vá aumentado a intensidade e a frequência gradualmente.

Técnicas de relaxamento

Relaxe por meio de técnicas específicas, como exercícios de respiração profunda, prestando atenção na respiração e respirando profunda e lentamente, relaxamento muscular, em uma posição confortável concentre-se em cada parte do corpo e sinta os músculos se relaxando totalmente, meditação e massagem.

Para finalizar e refletir

Diante de tantas possibilidades, cabe a nós escolhermos e tentar simplificar o máximo que pudermos. As ofertas de tarefas e obrigações são inúmeras devemos priorizar, organizar nossa rotina e procurar fazer uma coisa de cada vez. Do contrário, a vida ficará estagnada em uma lista de deveres sem fim, sem sentido e sem nenhum prazer.

O estresse é um sintoma e, como todo sintoma emocional, é um alerta de que algo não vai bem em relação as nossas escolhas e ao impacto que elas causam em nossas vidas. 

Uma maneira de evitar muitas doenças é cuidar de todos os aspectos do organismo. Olhar para si mesmo, ouvir os próprios sentimentos e pensamentos são alternativas eficientes de conquistar o equilíbrio entre o corpo, mente e alma.  

Trabalhe em si mesmo a autoaceitação, não somos infalíveis nem onipotentes, não temos e não teremos respostas para tudo. Podemos elaborar, ressignificar o que for possível, mas é fundamental aceitar o que não pode ser mudado. 

Nem sempre é possível modificarmos a realidade, mas sempre há espaço para modificarmos a maneira como lidamos com ela. Suavize sua maneira de julgar a vida e principalmente a si mesmo.

Estrese causado pelo home office

Desde o início da pandemia, as pessoas se adaptaram a um novo estilo de trabalho: o home office. Alguns preferem trabalhar em casa, por ter a possibilidade de dormir mais, não ser necessário se deslocar, ter mais privacidade e, claro, poder ficar com a família. No entanto, outros acabam simplesmente aumentando os níveis de estresse em um cenário como esse.

Um estudo feito em 15 países, incluindo o Brasil, descobriu que 41% dos funcionários que costumam trabalhar em casa se consideram estressados em comparação com apenas 25% dos que não fazem home office. O que pode ser um choque para muitos. 

Dia mundial do combate ao estresse: dicas para lidar montar um home office calmo e relaxado

Crie uma mesa zen

Se o seu escritório está fazendo você se sentir sobrecarregado, repare em sua mesa. Se estiver confuso ou triste, provavelmente não é um lugar bom para trabalhar.

Leia também: Como trabalhar o dia inteiro sentado prejudica o corpo

É importante manter a mesa limpa e organizada, com objetos inspiradores. Como por exemplo, uma xícara cheia de canetas pretas e coloridas, um caderno para anotar ideias, uma vela perfumada e fones de ouvido para trabalhar sem interrupção.

Escolha um local silencioso

Quem gosta de trabalhar com barulho, não é mesmo? Para evitar isso, o cantinho deve ser montado no cômodo mais silencioso da casa, de preferência isolado dos demais.

Leia também: Como tornar seu lar mais tranquilo para 2020

Vale lembrar aos familiares que música alta, televisão no último volume ou qualquer tipo de barulho no horário comercial não é uma boa ideia. 

Escolha cores suaves

Opte por uma paleta de cores que faça você se sentir calmo. A decoração neutra e os móveis de madeira e branco mantêm o ambiente suave, minimizando as distrações visuais no espaço. 

Portanto, escolha cores que combinem com o clima que você deseja sentir enquanto trabalha, seja relaxado, motivado ou inspirado de forma criativa. 

Não esqueça das plantas

Planta geralmente dá vida ao espaço. Assim, é uma maneira rápida de animar. O ideal é escolher plantas que funcionem na sua área e rotina. Se você tem medo de não se lembrar de regá-las com frequência, opte pelas suculentas ou cactos.

Tenha um lugar para o autocuidado

O autocuidado é uma ideia que também deve fazer parte da vida profissional. Assim, além de incentivar a fazer pausas e almoçar longe de suas mesas, a decoração do escritório poderia inspirar mais autocuidado. Você pode usar almofadas grandes e um tapete felpudo convidativo. 

Fonte: Linda Vieira – Psicóloga Clínica com com abordagem Fenomenológico-Existencial. Experiência em: depressão, fobias, estresse, ansiedade, sexualidade, relacionamentos e medos. Parceira no Programa de Emagrecimento Tecnonutri.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

foto mostra salsão (também conhecido como aipo) de diferentes maneiras: in natura, cortado em pedaços pequenos e em forma de suco
Alimentação Bem-estar

Suco de salsão (aipo) é multivitamínico. Veja como fazer!

Sai a couve, entra o salsão como ingrediente do suco verde, prometendo tanto ou mais benefícios

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra