Mindfulness para a saúde da pele: Como usar

3 de fevereiro, 2020

Quem não deseja ter uma pele bonita e saudável? A prática mindfulness além de ser uma maneira de reduzir o estresse e aumentar a felicidade, também pode ajudar na saúde da pele

O estresse é um dos principais agentes que afetam a pele, causando problemas como acne, psoríase e eczema. Além disso, também pode desempenhar um papel importante na aceleração dos sinais de envelhecimento, como linhas e rugas.

Assim, quando se vive em um estado crônico de estresse, o corpo se enche de cortisol. Portanto, fica cada vez mais difícil para a pele se reparar naturalmente, continuar a formar colágeno e elastina saudáveis e lidar com as áreas danificadas.

Leia também: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar

Um estudo publicado em 2018 na revista científica Journal of Behavioral Medicine, mostrou que o mindfulness pode ajudar a melhorar a cicatrização de feridas nos primeiros dias. Também foi demonstrado que melhora os sintomas da psoríase, uma condição auto-imune da pele, na qual o tecido da derme fica com manchas dolorosas, vermelhas e escamosas. 

Mindfulness (atenção plena, em uma tradução livre) é uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado. 

Da mesma forma, essas condições crônicas podem afetar gravemente o estado mental e têm sido associadas a condições como depressão e ansiedade. Segundo um estudo publicado em novembro de 2016 no British Journal of Dermatology, pessoas que praticam mindfulness experimentam menos sofrimento e melhor qualidade de vida do que aquelas que não o praticam.

Leia também: Mindfulness pode diminuir pressão arterial

Como usar o mindfulness a favor da saúde da pele

Diante disso, implemente o midnfulness na sua rotina para ter uma pele mais saudável, e também para dormir melhor. Siga essas dicas:

  • Comece com a respiração: A maneira de respirar é um dos pontos mais importantes para o mindfulness. Siga um padrão respiratório de 4-7-8: inspire até 4, segure até 7 e depois expire lentamente até 8.
  • Tenha um tempo limite: Às vezes você só precisa de um minuto. Faça uma pausa e respire fundo 10 vezes. Isso pode ajudar a mudar sua perspectiva, a energia em uma conversa ou sua experiência no momento.
  • Faça uma varredura corporal antes de dormir: Essa técnica envolve chamar a atenção para diferentes partes do corpo, da cabeça aos pés. Poderá ajudá-lo a dormir, portanto, faça antes de ir para a cama.
  • Observe o momento: É essencial prestar atenção em cada momento. Sempre que estiver fazendo algo agradável, como passear com o cachorro ou tomar um banho quente, conscientize o que está fazendo e esteja presente na experiência.

Leia também: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.