Mindfulness durante a corrida: Saiba como praticar

10 de março, 2021

Muitas pessoas têm dificuldade para se concentrar na meditação. Principalmente, após um dia estressante, seja no trabalho, em casa ou com a família. Mas você sabia que é possível realizar o mindfulness durante a corrida

O mindfulness – ou atenção plena – é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. É sobre diminuir o volume da mente, voltando-se para o corpo.

Assim, a meditação é uma ótima maneira de acalmar a mente e aliviar o estresse. Além disso, de acordo com um estudo feito em 2017, a técnica também ajuda na prática de atividades físicas.

Dessa maneira, o mindfulness durante a corrida é essencial para os corredores manterem o foco em diversos fatores. Como por exemplo, em suas sensações físicas, pensamentos e emoções.

Dicas de como praticar mindfulness durante a corrida

Corra ao ar livre

Para praticar o mindfulness enquanto você corre é importante estar ao ar livre. Em lugares como parques, trilhas e bosques você tem a oportunidade de se conectar com a natureza, que também traz diversos benefícios para a mente. 

Não leve fones de ouvido

Antes de sair de casa, não se esqueça de ir sem os seus fones de ouvido. Embora seja bom ouvir música, a prática da meditação requer atenção, e qualquer distração pode prejudicar os resultados.

Mantenha o foco no seu corpo

Durante a corrida é essencial manter o foco em seu corpo. Portanto, fique atento aos seus pés encostando no chão e aos braços indo para trás e para a frente. Observar esses detalhes traz ainda mais resultados.

Preste atenção ao sentir dor ou desconforto

Ao sentir alguma dor ou desconforto, tente diminuir o ritmo da sua corrida ou até mesmo parar. Por outro lado, se você estiver ciente disso e achar que consegue continuar correndo, pare e aumente gradualmente sua resistência.

Benefícios do mindfulness

  • Reduz o estresse.
  • Melhora o foco e concentração.
  • Ajuda a se conectar mais com as coisas ao redor.
  • Desenvolve a capacidade de ficar mais relaxado.
  • Traz autoconhecimento. Pois ao praticar o mindfulness na corrida, você consegue ter mais conhecimento de si mesmo e entender o que o seu corpo quer dizer sobre a sua saúde.
  • Ajuda a melhorar a postura.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.