Açafrão-da-terra: benefícios e como usar a cúrcuma

Alimentação Bem-estar
14 de Agosto, 2023
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Açafrão-da-terra: benefícios e como usar a cúrcuma

Com sua cor amarelo-alaranjada, o açafrão-da-terra é conhecido por muitos nomes: cúrcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo, por exemplo. Seu principal componente é a curcumina, uma substância que atrai pesquisadores por conta do alto potencial antioxidante, ajudando o organismo a combater os radicais livres – associados a condições como problemas cardiovasculares e envelhecimento precoce.

No Oriente Médio e na Ásia, ele vem sendo usado como fitoterápico há mais de quatro mil anos. Hoje, a ciência mostra que seu consumo atua também na prevenção da doença de Alzheimer.

“Em parte, essa capacidade vem dos diversos elementos fitoquímicos presentes na cúrcuma. Eles exercem atividade protetora frente aos danos nas células do sistema nervoso, uma das principais causas do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas (caso do Alzheimer)”, explica Clarissa Hiwatashi Fujiwara, nutricionista, mestre em ciências pela USP e membro do Nutrition Science (NutS).

Além disso, acrescentar o açafrão-da-terra na alimentação contribui para a prevenção de determinados tipos de câncer. Isso porque seus nutrientes têm efeito sobre proteínas que regulam a proliferação das células, característica essencial da doença.

“A ação da cúrcuma no tratamento de alguns tipos de tumores, como garganta, cólon, mama e próstata, tem recebido cada vez mais atenção de pesquisadores. A perspectiva é animadora”, diz a nutricionista.

Ficou curioso? Confira, a seguir, tudo sobre o alimento:

O que é o açafrão-da-terra?

Açafrão-da-terra (Curcuma longa) trata-se de uma espécie de raiz da mesma família do gengibre (Zingiberaceae) – não à toa, as duas plantinhas são muito parecidas. Ela é originária da Ásia, e usada por lá há milhares de anos.

O açafrão-da-terra é mais comumente encontrado no Brasil em forma de pó, feito após a secagem e a moagem da raiz. Assim, obtém-se uma especiaria amarela e brilhante com diversas utilidades.

Para que serve o açafrão-da-terra, ou a cúrcuma?

Na culinária, a cúrcuma pode ser usada em inúmeras preparações, transferindo a sua cor amarela aos alimentos. As receitas com o ingrediente variam de leite aromatizado a sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de leguminosas, maioneses, massas, aves, legumes e até pães. Diversos estudos apontam benefícios nutricionais no consumo do açafrão-da-terra.

Além disso, o principal ativo da cúrcuma é a curcumina, que vem sendo estudada e utilizada por muitas pessoas por conta de seus possíveis benefícios medicinais.

De acordo com seus defensores, a raiz tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antivirais e antibacterianas. Por isso, é muito encontrada em cápsulas e comprimidos – e também na forma de chá.

Açafrão, cúrcuma ou açafrão-da-terra?

Os nomes parecem iguais, mas não é bem assim que acontece, sabia? Na verdade, cúrcuma e açafrão-da-terra são sim a mesma coisa, mas o nome açafrão, sozinho, é utilizado para descrever outra especiaria!

Enquanto o primeiro, como já explicamos, é derivado de uma raiz, o segundo é produzido a partir do estigma (parte receptora dos grãos de pólen) da flor Crocus sativus L – por isso, tende a ser bem mais caro e incomum do que o açafrão-da-terra.

Quais os benefícios da cúrcuma?

A cúrcuma é cheia de nutrientes, como vitaminas C e B6. Ou seja, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral. Sem contar que concentra minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.

Além disso, tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol) e cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e conta com doses (ainda que pequenas) de proteína e fibras.

Açafrão-da-terra emagrece?

Há estudos que apontam a contribuição da cúrcuma para a perda de peso (quando aliada a uma alimentação adequada, é claro). E isso por alguns motivos:

  • O consumo prolongado da especiaria tem ação sobre o sistema nervoso, aumentando os níveis de serotonina (hormônio relacionado ao prazer) no cérebro. Desse modo, há um melhor controle das sensações de fome e saciedade, bem como melhor controle do comer emocional;
  • Além disso, o açafrão-da-terra atua como um bom anti-inflamatório, o que combate a inflamação no organismo (muito relacionada ao sobrepeso e a problemas no metabolismo).

Mas é sempre bom lembrar: nenhum alimento, receita ou tempero, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer ou engordar. O que conta mesmo são os hábitos no dia a dia – ou seja, se você tem uma alimentação adequada, pratica exercícios físicos, dorme bem, bebe bastante água e aposta em hábitos que diminuem o estresse. Nesse caso, a cúrcuma só será uma aliada de um estilo de vida já saudável.

Leia também: Como usar o açafrão para emagrecer? 

Vantagens da cúrcuma para a pele

Algumas pesquisas apontam que a suplementação da especiaria pode promover a hidratação da pele.

Ademais, há quem use o sabonete de açafrão-da-terra. De acordo com seus defensores, ele é capaz de reduzir a acne (por ter ação anti-inflamatória e antisséptica) e prevenir manchas causadas por espinhas.

Outro uso dermatológico muito comum da cúrcuma é no tratamento de olheiras (saiba mais aqui!). Basta misturar uma gota de óleo vegetal, uma colher de chá de mel, duas colheres de água morna e uma colher de chá de cúrcuma. Então, misture tudo, passe embaixo dos olhos e aguarde alguns minutos.

Contudo, antes de apostar em qualquer dica acima, é preciso consultar o seu dermatologista. Afinal, cada pele possui uma sensibilidade específica, e as receitas podem não ser indicadas para todo mundo.

Leia também: Benefícios da cúrcuma para a pele

Como usar o açafrão-da-terra?

Com tantos benefícios, a vontade é inserir esse tempero em toda refeição.

Pois saiba que você pode usar tanto o açafrão em pó quanto as rodelas da raiz em diferentes preparações. Sucos, saladas, carnes, peixes, molhos, massas, omeletes, sopas, tapiocas e legumes cozidos são apenas alguns exemplos!

Não há uma indicação específica para o uso do açafrão ou uma quantidade exata de consumo (na dúvida, pergunte ao nutricionista). Especialmente no caso de pessoas saudáveis, sem problemas de saúde ou alergias. Assim, ele pode ser incorporado diariamente na alimentação, em pratos como arroz e frango, por exemplo.

Sem contar que algumas formas de preparo e ingestão também beneficiam a assimilação das propriedades da especiaria pelo organismo. Associar a mesma com piperina, substância presente na pimenta-do-reino, potencializa significativamente a absorção da curcumina.

Além disso, a cúrcuma é mais “potente” quando em temperatura ambiente – quanto aquecida, pode perder até 60% de sua ação. Por isso, deixe para temperar os seus pratos com o açafrão depois de prontos, e não durante o preparo na panela!

Quem não pode consumir a cúrcuma?

Apesar de apresentar uma série de benefícios à saúde, pessoas que sofrem com gastrite, úlceras e cálculos na vesícula devem evitar o consumo do açafrão.

Assim, gestantes, lactantes e quem tem condições de saúde que afetam a coagulação sanguínea também precisam da orientação de um profissional de saúde para avaliar se podem ou não inserir o tempero na alimentação.

Leia também: Vinagre de maçã com cúrcuma emagrece?

Receitas com açafrão-da-terra

Chá de açafrão-da-terra

Ingredientes:

  • 1 col (chá) cheia de açafrão em pó;
  • 10g de gengibre;
  • 1 col (café) de pimenta-do-reino em pó;
  • 0,7 col (chá) de canela em pó;
  • 1 copo (requeijão) de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, esquente a água e, antes de levantar fervura, desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes. Por fim, tampe por cinco minutos e beba. Confira os benefícios do chá de açafrão-da-terra.

Suco de laranja, mamão, maçã e açafrão

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. Gostou do resultado? Então, aqui vai outra ideia: suco de cúrcuma com gengibre!

Shot de limão com cúrcuma

Ingredientes:

  • 1 limão espremido;
  • 1/2 col (café) de cúrcuma em pó.

Modo de preparo:

Misture tudo em um copinho de shot e beba em seguida. Veja o melhor horário para tomar a mistura!

Vitamina de banana com açafrão-da-terra

Ingredientes:

  • 1/4 col (chá) de cúrcuma moída;
  • 1 xíc de leite de amêndoas sem açúcar;
  • 1 banana picada.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Confira os benefícios da receita.

Biscoito salgado de açafrão-da-terra

Ingredientes:

  • 120g de farelo de aveia;
  • 60g de açafrão-da-terra em pó;
  • 60g de maca peruana;
  • 1 col (café) de pimenta-do-reino moída na hora;
  • Sal a gosto;
  • 2 col (sopa) de azeite de oliva;
  • Água morna (até dar o ponto).

Modo de preparo:

Primeiramente, misture todos os ingredientes (menos a água). Então, vá adicionando a água aos poucos e sovando até desgrudar das mãos. Por fim, abra a massa, modele os biscoitos e leve para assar em uma forma untada até dourar.

Programas alimentacao-flexivel

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia