Passar cúrcuma nas olheiras tem benefícios?

Beleza Bem-estar
22 de Junho, 2023
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Passar cúrcuma nas olheiras tem benefícios?

A cúrcuma (ou açafrão-da-terra), condimento de cor amarela e brilhante, pode ter uma função a mais longe das receitas culinárias. Segundo a cosmetóloga Roseli Siqueira, incluir a cúrcuma na rotina de skincare pode ter benefícios para a pele, em especial para amenizar a coloração escurecida das olheiras.

O condimento tem o poder de iluminar a pele e trazer benefícios por sua ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, a cúrcuma pode melhorar a circulação sanguínea na região e diminuir a incidência de acne. Confira outras vantagens do açafrão-da-terra para a pele!

Contudo, a especialista alerta que o efeito pode depender da quantidade de condimento e da cor natural da pele, já que o efeito da cúrcuma se assemelha a um corretivo amarelado. Por outro lado, a máscara caseira com o condimento só pode ser aplicada se não houver problemas de pele ativos, como espinhas ou ferimentos. 

Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): para que serve, benefícios e como usar a especiaria

Passar cúrcuma nas olheiras: saiba como fazer a máscara caseira

Para fazer uma máscara para a região das olheiras, a cosmetóloga e especialista em produtos naturais aconselha utilizar 1 gota de óleo vegetal com 1 colher de chá de mel. Depois, coloque duas colheres de chá de água morna e misture novamente. Em seguida, adicione 1 colher de chá de cúrcuma e misture bem. Por fim, aplique na olheira dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.

Além de usar a cúrcuma, outros truques caseiros ajudam a suavizar a profundidade e coloração arroxeada da pele. São eles:

  • Fazer compressa de gelo ou com chá de camomila;
  • Fazer massagens na região;
  • Manter a hidratação em dia;

Vale ressaltar que, embora a receita caseira traga suavidade à cor das olheiras, a cúrcuma não trata efetivamente o problema. De acordo com a médica dermatologista Geisa Costa, uma pele saudável depende de um estímulo constante e de uma rotina de cuidados.

“Sabe-se que alguns tipos de olheiras são desencadeados pela falta de sono. As maquiagens também ajudam, mas elas não tratam o problema”, alerta. Portanto, vale buscar a fundo a motivação das olheiras para melhorar o seu bem-estar.

Veja também: Tipos de olheiras: Como identificar e tratar cada um

Fontes:

  • Roseli Siqueira, cosmetóloga e empresária.
  • Dra. Geisa Costa, médica dermatologista e membro da International Society of Dermatology, Membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Laser.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!