Chá de camomila: benefícios, para que serve e como preparar

Alimentação Bem-estar
05 de Setembro, 2023
Chá de camomila: benefícios, para que serve e como preparar

Você sabe para que serve o chá de camomila? A bebida é considerada calmante há séculos. Para transformá-la em chá, as flores da planta são secas e infundidas com água quente. Os nutrientes da erva estão ligados a um efeito tranquilo natural que ajuda a desacelerar no final de um dia agitado. Portanto, o chá é a melhor escolha quando se trata relaxar. A seguir, saiba tudo sobre a bebida!

Veja também: Chá de camomila com abacaxi emagrece? Conheça a bebida

Para que serve o chá de camomila

chá de camomila

A camomila é conhecida por suas propriedades medicinais e aromáticas, e suas flores secas são colhidas e usadas para fazer chás, infusões, óleos essenciais e produtos de cuidados com a pele devido aos seus benefícios para a saúde e suas propriedades calmantes.

A erva é nativa da Europa Ocidental e do Norte da África, mas também é cultivada em outras partes do mundo devido à sua popularidade como erva medicinal e ingrediente culinário.O chá de camomila, especificamente, é feito a partir das flores secas da erva. A seguir, veja os tipos de camomila: 

  • Matricaria chamomilla: conhecida como camomila alemã ou camomila comum.
  • Chamaemelum nobile: conhecida como camomila-romana ou camomila inglesa.

Ambas as espécies são utilizadas para preparar o chá de camomila e compartilham propriedades semelhantes.

Benefícios do chá de camomila

Alivia sintomas de gripe e resfriado

A camomila é um poderoso agente anti-inflamatório, graças à longa lista de compostos químicos e antioxidantes em sua composição. Por isso, o chá pode atenuar os sintomas de gripes e resfriados, como tosse, congestão nasal, mal-estar e demais inflamações no nariz. Outro ponto, é que a bebida também contribui com o alívio de quadros de sinusite. 

Por fim, ter  inflamação reduzida significa menor risco de dor gastrointestinal, artrite, distúrbios autoimunes, depressão e vários outros problemas crônicos de saúde.

Reduz as cólicas abdominais e menstruais 

Algumas pesquisas mostraram que o chá de camomila pode ajudar a diminuir a contração muscular involuntária e aliviar as cólicas menstruais nas mulheres. Além disso, quem bebe o chá também sente uma redução da ansiedade e tensão associadas à dor menstrual.

Oferece proteção contra certos tipos de câncer

Um estudo da Universidade de Atenas, na Grécia, descobriu que o consumo diário de chá de camomila ao longo de vários anos estava associado a um menor risco de câncer de tireoide. Contudo, embora seja muito cedo para dizer que o chá de camomila ajuda a prevenir o câncer, as pesquisas sugerem que o consumo consistente ao longo do tempo pode ser a chave para um efeito protetor.

Alivia o estresse e a ansiedade 

Essa é a atribuição mais conhecida quando se fala de chá de camomila: sua ação calmante. Isso acontece devido a apigenina, substância presente na camomila que tem efeitos sedativos. 

Assim, graças às suas propriedades e capacidade de combater a insônia, o chá da erva pode ser um redutor de estresse e ansiedade altamente eficaz. É possível usar o chá de camomila (e seu aroma relaxante) como sedativo natural em um banho ou massagem relaxante. Ele também pode ajudar a aliviar a dor e aumentar a circulação. 

Contudo, vale reforçar que os efeitos da bebida podem variar de pessoa para pessoa e não configura uma solução final para o estresse crônico ou quadros de ansiedade estabelecidos. 

Quem não deve tomar o chá de camomila 

Ainda que os benefícios do chá de camomila sejam benéficos para a saúde, ele não é indicado para todas as pessoas. 

  • Alérgicos à camomila ou ervas relacionadas, por exemplo, podem ter reações indesejadas. 
  • O chá é contraindicado para pessoas que estão tomando medicamentos sedativos, analgésicos ou anticoagulantes. Essa restrição se deve ao fato da camomila reagir aos medicamentos e interferir na sua ação. Por isso, as bebidas só devem ser consumidas nesse contexto se houver indicação médica. 
  • Crianças pequenas (menores de 6 meses de vida), também não devem tomar o chá, já que o organismo pode ser mais sensível às substâncias da camomila.
  • Por fim, grávidas e lactantes só devem consumir o chá com indicação médica. 

Quando e como tomar consumir o chá de camomila 

O chá de camomila é uma das bebidas mais conhecidas por seus efeitos relaxantes. Por isso, o ideal é que ele seja consumido antes de dormir, em momentos estressantes ou após as refeições. Nesse último caso, a bebida pode aliviar problemas gastrointestinais e inchaço. 

Com relação a quantidade, o ideal é que o chá seja consumido de 2 a 4 vezes por dia para se obter os benefícios mencionados. 

Excesso de chá de camomila: entenda os riscos

Embora seja saudável e com amplos benefícios para a saúde, exagerar no consumo do chá de camomila não é uma boa opção. Devido a sua composição, se consumido além da quantidade indicada (2 a 4 xícaras), a bebida pode provocar sintomas indesejados como náuseas, sonolência, vômitos e outros problemas gastrointestinais. 

Como fazer chá de camomila

chá de camomila

Ingredientes 

  • 200 ml de água fervente.
  • 4 colheres de sopa de flores de camomila desidratada.

Modo de preparo

Em um recipiente, junte a água com as folhas secas de camomila. Em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber. Para obter os benefícios da bebida, consuma de 2 a 4 vezes por dia. 

Dúvidas frequentes

Chá de camomila ajuda a dormir?

De fato, o chá de camomila é uma excelente opção para uma bebida antes de dormir. Além de seu sabor aromático e ausência de cafeína, ele tem usos medicinais de longa data e é conhecido por induzir relaxamento. 

A camomila é um poderoso antioxidante. Assim, mais de 120 elementos químicos da planta foram descobertos, incluindo a antioxidante apigenina, que ajuda a ligar os receptores do cérebro que promovem sonolência e reduzem a insônia.

Outras pesquisas sugerem que uma combinação de camomila e chá de lavanda é especialmente útil para quem lida com déficits de sono. 

Crianças podem tomar chá de camomila? 

O chá de camomila pode ser seguro para crianças em quantidades adequadas, mas deve ser administrado com cuidado e em moderação. Além disso, a bebida só pode entrar na rotina alimentar da criança depois dos 6 meses de vida. 

Por fim, consulte um pediatra antes de dar chá de camomila a crianças pequenas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond