Tosse persistente pode ser sinal de problema cardíaco. Entenda

Saúde
14 de Agosto, 2023
Tosse persistente pode ser sinal de problema cardíaco. Entenda

A tosse é uma reação do corpo muito comum para limpar as vias aéreas de muco, agentes irritantes ou alérgenos, como poeira, fumaça, mofo e poluentes. Frequentemente associada a quadros de gripes e resfriados, a tosse persistente também pode indicar outros problemas de saúde como asma, bronquite, rinite, pneumonia e até mesmo problemas cardíacos.

“Isolada, a tosse não apresenta riscos à saúde. Porém, quando acompanhada de dor no peito, chiado, falta de ar, cansaço ou inchaço dos membros inferiores, há indícios de que o sintoma é decorrente de um problema cardíaco”, alerta Gisele Abud, médica e diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste 24h.

Veja também: Dor de cabeça nas mulheres é maior do que nos homens, diz estudo

Persistência da tosse pode indicar problemas cardíacos

De modo geral, a tosse persistente, que vem acompanhada de fadiga, inchaço e falta de ar, indica insuficiência cardíaca, portanto, problemas no coração que podem ser congênitos ou não e causar excesso de líquido nos pulmões.

Os principais fatores de risco para doenças cardíacas são diabetes, obesidade, sedentarismo, hipertensão, tabagismo, colesterol alto e histórico familiar. Porém, nesses casos, quando o coração já não está trabalhando bem, há chances do paciente desenvolver uma insuficiência cardíaca. Nesse quadro, o órgão fica dilatado e o bombeamento de sangue é reduzido.

Dessa forma, com contrações menores, o sangue retorna aos pulmões gerando um acúmulo de líquido na região. Assim, resultando na congestão pulmonar e consequente estímulo da tosse na tentativa de eliminar o excesso da substância.

Além disso, a médica destaca os principais problemas associados à tosse cardíaca: “Além da insuficiência, a tosse cardíaca também pode surgir em quadros de doença valvar, lesões da valva, doenças obstrutivas do coração, cardiomiopatias e cardiopatias congênitas.”, completa Gisele.

O que fazer em casos de urgências cardíacas

Alguns sintomas de saúde indicam a necessidade de buscar ajuda médica o quanto antes, seja em Unidades de Pronto Atendimento ou Hospitais. A seguir, veja quais são eles:

  • Dores forte no peito;
  • Desconforto que irradia para as costas, rosto e braço esquerdo.
  • Falta de ar intensa;
  • Dificuldade repentina de falar;
  • Perda súbita de força;
  • Por fim, tontura ou desequilíbrio súbito.

Fonte: Gisele Abud, médica e diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte