Cólica menstrual: hábitos que pioram as dores

Saúde
10 de Abril, 2023
Cólica menstrual: hábitos que pioram as dores

Nada pior do que passar o dia sentindo cólica menstrual, não é mesmo? O nome científico para essa dor é dismenorreia. Ela costuma acontecer antes ou durante o fluxo menstrual e tem como característica principal uma dor acentuada na região do abdômen e na lombar, podendo irradiar até as coxas.

Estima-se que a cólica menstrual atinja de 70 a 90% das mulheres em idade fértil. Além disso, existem alguns hábitos que pioram ainda mais as dores. Evitá-los pode ajudar a minimizar a dor e melhorar a qualidade de vida durante esse período. 

No entanto, é sempre importante consultar um médico para avaliar a causa da cólica e obter orientações específicas sobre o tratamento e cuidados adequados. Assim, confira quais são esses hábitos:

Hábitos que pioram cólica menstrual: alimentação inadequada

Se você tem uma alimentação rica em gordura, açúcar e sal, essa pode ser a causa das fortes cólicas menstruais. É o que diz um estudo publicado no Journal of Adolescent Health. De acordo com os pesquisadores, esses alimentos podem aumentar a inflamação e causar alterações hormonais, piorando a dor.

Por outro lado, alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e grãos integrais, podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar o trato intestinal, diminuindo assim a dor.

Hábitos que pioram cólica menstrual: estresse 

Quando estamos estressados, o nosso corpo libera hormônios como o cortisol, que podem aumentar a inflamação e a tensão muscular. Consequentemente, piorando a cólica menstrual. 

Segundo um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology, mulheres que sofrem de cólicas menstruais graves apresentam níveis mais elevados de estresse psicológico em comparação com mulheres que não têm dores. 

Outro estudo, publicado no Journal of Women’s Health, descobriu que mulheres que relataram níveis mais elevados de estresse emocional também relataram sintomas mais graves de cólica menstrual.

O estresse também afeta o sistema nervoso autônomo, responsável por controlar as funções corporais, incluindo a contração muscular do útero durante a menstruação. Isso pode aumentar a intensidade da cólica menstrual. Além disso, estar estressado frequentemente costuma piorar a dor crônica, incluindo a dor relacionada à endometriose e outras condições que podem causar cólica menstrual.

Por isso, é importante buscar maneiras de reduzir o estresse, como por exemplo, praticando meditação, yoga, ou atividades que relaxem a mente e o corpo.

Leia também: Melhores exercícios para evitar cólicas e desconfortos

Tabagismo

O tabagismo, além de trazer outros problemas para a saúde, pode aumentar a cólica. Isso porque a nicotina presente no cigarro é um vasoconstritor, o que significa que ele pode contrair os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo para o útero, aumentando a dor durante a menstruação.

Inclusive, um estudo publicado no jornal científico Fertility and Sterility mostrou que mulheres adeptas ao tabagismo apresentavam um maior risco de ter cólicas menstruais intensas em comparação com mulheres que nunca fumaram.

Consumo de cafeína

A cafeína pode aumentar a tensão muscular e causar a contração uterina, o que pode piorar a cólica. Por isso, é importante evitar ou limitar o consumo de café, chá preto, refrigerantes e outras bebidas que contenham cafeína durante o período menstrual.

Sedentarismo

Sem dúvidas, a falta de exercícios físicos traz diversas consequências para a saúde. Uma delas é a piora da cólica menstrual. Pois a atividade física ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a tensão muscular. Por isso, é importante manter uma rotina de exercícios, mesmo que seja leve, durante o período menstrual.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte