Melhores vitaminas para a menopausa

Bem-estar Saúde
14 de Agosto, 2023
Melhores vitaminas para a menopausa

A chegada da menopausa traz consigo uma variedade de sintomas que exercem um impacto significativo no bem-estar da mulher, incluindo irritabilidade, distúrbios do sono, ondas de calor e fadiga persistente. Contudo, é exatamente durante essa fase de transformações que o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado, abrindo espaço para suplementação de cálcio, vitaminas do complexo B e outras. A seguir, confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa, de acordo com os especialistas ouvidos pela Vitat.

Deficiências nutricionais comuns na menopausa

Durante a menopausa, que pode começar aos 45 anos e perdurar até os 55, as deficiências de vitaminas mais significativas podem incluir níveis baixos de cálcio, vitaminas do complexo B12, vitamina K2, D, E e magnésio, aumentando o risco de problemas ósseos e musculares. 

“A falta de cálcio no organismo pode levar a uma condição chamada acidose metabólica, além de sabermos que pode ocorrer a fraqueza dos ossos e uma maior propensão de osteopenia e osteoporose nessa fase hormonal da mulher. O cálcio e o magnésio desempenham um papel importante na regulação do pH sanguíneo, e sua escassez pode resultar em um desequilíbrio ácido”, aponta o nutricionista da Clínica Soloh Felipe França

Sintomas da deficiência de vitaminas na menopausa

Alguns sintomas comuns de deficiência de vitaminas podem ser observados, desde uma fraqueza muscular e um formigamento nas extremidades do corpo, ou até uma falta de coagulação em um corte ou machucado. Portanto, embora os sintomas sejam distintos, em geral incluem: 

  • Dificuldade de recordar coisas recentes;
  • Dor muscular (principalmente nas pernas);
  • Câimbras;
  • Cansaço imotivado;
  • Queda de cabelo;
  • Pele e unhas enfraquecidas;
  • Dificuldades para dormir;
  • Dificuldade de ir ao banheiro;
  • Irritabilidade.

Mas vale lembrar  que nem todas as deficiências ósseas apresentam sintomas. Por isso, é importante realizar exames de massa óssea como um todo para analisá-la como um todo.

Quando iniciar a suplementação de vitaminas na menopausa?

Segundo a ginecologista e obstetra do hospital Albert Einstein, Dra. Mariana Rosário, para que a suplementação seja efetiva, é necessário realizar exames que podem identificar a deficiência de vitaminas. Dessa forma, o médico pode calcular e suplementar os nutrientes para cada paciente.

Cada pessoa tem necessidades únicas, mesmo passando pela mesma fase da vida. Por isso, é importante se atentar aos sinais de mudanças hormonais já durante o climatério, período que antecede a menopausa. 

“É um momento bom para dar uma olhada na saúde em geral e pensar em adicionar suplementos na rotina, especialmente aqueles nutrientes que são importantes nessa fase da vida”, explica Felipe França, mas alerta: 

“Quando se trata de tomar suplementos, é importante fazer escolhas sábias com a ajuda de um nutricionista, pois devemos entender que suplemento é um adicional e, assim como há problemas relacionados à sua falta, também podemos ter problemas com o seu excesso” finaliza. 

Lembre-se

  • A suplementação não substitui uma dieta equilibrada e saudável. Portanto, a busca por nutrientes por meio da alimentação deve ser sempre priorizada e os suplementos devem ser usados como um complemento quando necessário.
  • O uso de suplementos deve ser feito sob orientação nutricional para garantir que as doses sejam adequadas e seguras. 
  • A duração da suplementação pode variar de algumas semanas a meses, dependendo das circunstâncias individuais. 

Veja também:

 

Fontes: 

– Dra. Liliane Oppperman, Nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia, Pós em Psiquiatria Einstein, Escritora e Palestrante.

– Dra. Mariana Rosário, ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein. 

Felipe França, nutricionista especialista em oxidologia e bioquímica celular, sócio-fundador da Clínica Soloh de Nutrição.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte