Como aumentar a libido feminina? Especialistas sugerem dicas

Saúde
08 de Março, 2023
Como aumentar a libido feminina? Especialistas sugerem dicas

A manutenção de uma vida sexual ativa vem se tornando um tema cada vez mais comum nos consultórios médicos. O Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, é uma data para se pensar nas vantagens de ser sexualmente feliz e nas formas como aumentar a libido feminina. Veja a dica de ginecologistas especialistas no assunto!

Leia mais: Falta de libido: conheça as principais causas

Como aumentar a libido feminina?

De acordo com a Dra. Márcia Umbelino, geriatra, se relacionar sexualmente é fundamental para ter saúde. A médica costuma combinar tratamentos de forma personalizada com o objetivo de aumentar o desejo.

“A libido feminina é complexa. Todas querem um remédio, mas a eficácia dessas medicações é questionável. A reposição é indicada para quem está na menopausa. Até mesmo a pré-menopausa pode alterar uma libido que antes funcionava bem. Mas a reposição não vai aumentar a de quem não tem a questão pela falta de hormônios, e sim por conta de uma relação de baixa qualidade”, explica Umbelino.

Quando procurar ajuda?

Quando o relacionamento está bem, mas o corpo não responde, é hora de procurar ajuda. Segundo Márcia, regular a produção de testosterona pode significar um grande ganho nesse sentido e na qualidade de vida. Em alguns casos, é indicado estimular o aumento na produção da substância com suplementos e vitaminas. Apesar de não existir um comprimido mágico, é possível adotar alguns métodos, como o implante de chip e a soroterapia, para a mulher não se resignar a ter uma vida sexual insatisfatória.

Já existe, por exemplo, o ‘Viagra feminino’. No entanto, funciona de uma maneira diferente, com atuação no cérebro para melhorar o desejo sexual, enquanto o medicamento masculino estimula a ereção do pênis. Outra opção de medicamento disponível tem o objetivo de tratar o baixo desejo sexual em mulheres na pré-menopausa. No entanto, segundo a geriatra, ambos têm benefícios desanimadores e efeitos colaterais.

Como aumentar a libido feminina? Invista em medicamentos naturais

“Entre os medicamentos naturais para ajudar no desejo sexual, a Maca peruana é bastante eficaz. Mas lembre-se: muitos fatores podem influenciar. Por isso, é indispensável a consulta com um especialista para saber as causas e optar pelo tratamento adequado”, recomenda.

De acordo com a Dra. Nathalie Raibolt, ginecologista e especialista em sexualidade, a mulher também precisa ampliar o contato com o corpo todo. Assim, é possível aumentar a excitação, a lubrificação e consequentemente a libido e o prazer.

A chave é explorar a criatividade, estimulando as sensações físicas e a excitação psicológica. Já para os casos de ressecamento vaginal, a médica indica a reposição local de estrogênio, além de hidratantes vaginais para quem tem contraindicação ao uso de hormônio tópico.

“O prazer é bem-vindo durante toda a vida. O sexo ajuda a manter a percepção de conexão com uma parceria e de autoestima, por isso, ele não deixa de ser uma área importante da vida. Outro ponto que desperta atenção são os benefícios do orgasmo e da masturbação para a saúde da mulher, pois garantem um estímulo ao fluxo de sangue na vulva e na vagina. O sangue é o que nutre os tecidos, e essa manutenção pode fazer diferença em incômodos como os causados pela menopausa”, finaliza Nathalie.

Fontes:

  • Dra. Márcia Umbelino, geriatra especialista em modulação hormonal e medicina ortomolecular;
  • Dra. Nathalie Raibolt, ginecologista especialista em sexualidade.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte