Maca peruana: benefícios e como usar

Alimentação Bem-estar
17 de Setembro, 2019
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Maca peruana: benefícios e como usar

A maca peruana explodiu em popularidade nos últimos anos e, no Brasil, chegou cheia de promessas de benefícios para a saúde.

Na verdade, maca é uma planta nativa do Peru e geralmente está disponível em pó ou como suplemento.

É um vegetal crucífero e, portanto, relacionado a brócolis e couve-flor. Além disso, possui uma longa história de uso culinário e medicinal pelo povo andino.

A principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo. Existe em várias cores, variando de branco a preto.

A raiz da maca é geralmente seca e consumida na forma de pó, mas também está disponível em cápsulas e como extrato líquido. Assim, muitas pessoas adicionam aos seus sucos, aveia, pães assados, granola, barrinhas de cereal e doces.

A quantidade ideal para uso medicinal não foi estabelecida. No entanto, a dosagem do pó da raiz da maca usada nos estudos geralmente varia de 1,5 a 5 gramas por dia. Conheça seus principais benefícios:

Leia também: Jícama: O que é e benefícios

É nutritiva

A raiz é uma boa fonte de carboidratos, é pobre em gordura e contém uma quantidade razoável de fibras. Ademais, é rica em algumas vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, cobre e ferro.

Em 28 gramas de pó de maca peruana é possível encontrar:

Calorias: 91

Carboidratos: 20 gramas

Proteína: 4 gramas

Fibra: 2 gramas

Gordura: 1 grama

Vitamina C: 133% da ingestão diária recomendada (IDR)

Cobre: ​​85% da IDR

Ferro: 23% da IDR

Potássio: 16% da IDR

Vitamina B6: 15% da IDR

Manganês: 10% da IDR

Maca peruana alivia os sintomas da menopausa

O declínio natural do estrogênio que ocorre durante esse período pode causar uma série de sintomas desagradáveis. Estes incluem ondas de calor, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade.

Uma revisão de quatro estudos em mulheres na menopausa descobriu que a maca ajudou a aliviar os sintomas, incluindo ondas de calor e sono interrompido.

Além disso, estudos em animais sugerem que a maca pode ajudar a proteger a saúde dos ossos. As mulheres têm um risco maior de osteoporose após a menopausa.

Leia também: Sabugueiro: Benefícios e como usar

Melhora o humor

Há associações do alimento com a redução da ansiedade e dos sintomas de depressão. A maca contém compostos vegetais chamados flavonoides, que foram sugeridos como sendo pelo menos parcialmente responsáveis ​​por esses benefícios psicológicos.

Aumenta o desempenho no treino

O pó da raiz de maca é um complemento popular entre fisiculturistas e atletas. É utilizado para ganhar músculos, aumentar a força, dar energia e melhorar a performance no exercício.

Maca peruana turbina o cérebro

Por fim, a maca pode melhorar a função cerebral. De fato, tem sido tradicionalmente usada por indígenas no Peru para melhorar o desempenho das crianças na escola.

Em estudos com animais, o alimento melhorou o aprendizado e a memória em roedores com comprometimento da memória.

Nesse sentido, a maca negra parece ser mais eficaz do que outras variedades.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais