Maca peruana: benefícios e como usar

Alimentação Bem-estar
17 de Setembro, 2019
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Maca peruana: benefícios e como usar

A maca peruana explodiu em popularidade nos últimos anos e, no Brasil, chegou cheia de promessas de benefícios para a saúde.

Na verdade, maca é uma planta nativa do Peru e geralmente está disponível em pó ou como suplemento.

É um vegetal crucífero e, portanto, relacionado a brócolis e couve-flor. Além disso, possui uma longa história de uso culinário e medicinal pelo povo andino.

A principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo. Existe em várias cores, variando de branco a preto.

A raiz da maca é geralmente seca e consumida na forma de pó, mas também está disponível em cápsulas e como extrato líquido. Assim, muitas pessoas adicionam aos seus sucos, aveia, pães assados, granola, barrinhas de cereal e doces.

A quantidade ideal para uso medicinal não foi estabelecida. No entanto, a dosagem do pó da raiz da maca usada nos estudos geralmente varia de 1,5 a 5 gramas por dia. Conheça seus principais benefícios:

Leia também: Jícama: O que é e benefícios

É nutritiva

A raiz é uma boa fonte de carboidratos, é pobre em gordura e contém uma quantidade razoável de fibras. Ademais, é rica em algumas vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, cobre e ferro.

Em 28 gramas de pó de maca peruana é possível encontrar:

Calorias: 91

Carboidratos: 20 gramas

Proteína: 4 gramas

Fibra: 2 gramas

Gordura: 1 grama

Vitamina C: 133% da ingestão diária recomendada (IDR)

Cobre: ​​85% da IDR

Ferro: 23% da IDR

Potássio: 16% da IDR

Vitamina B6: 15% da IDR

Manganês: 10% da IDR

Maca peruana alivia os sintomas da menopausa

O declínio natural do estrogênio que ocorre durante esse período pode causar uma série de sintomas desagradáveis. Estes incluem ondas de calor, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade.

Uma revisão de quatro estudos em mulheres na menopausa descobriu que a maca ajudou a aliviar os sintomas, incluindo ondas de calor e sono interrompido.

Além disso, estudos em animais sugerem que a maca pode ajudar a proteger a saúde dos ossos. As mulheres têm um risco maior de osteoporose após a menopausa.

Leia também: Sabugueiro: Benefícios e como usar

Melhora o humor

Há associações do alimento com a redução da ansiedade e dos sintomas de depressão. A maca contém compostos vegetais chamados flavonoides, que foram sugeridos como sendo pelo menos parcialmente responsáveis ​​por esses benefícios psicológicos.

Aumenta o desempenho no treino

O pó da raiz de maca é um complemento popular entre fisiculturistas e atletas. É utilizado para ganhar músculos, aumentar a força, dar energia e melhorar a performance no exercício.

Maca peruana turbina o cérebro

Por fim, a maca pode melhorar a função cerebral. De fato, tem sido tradicionalmente usada por indígenas no Peru para melhorar o desempenho das crianças na escola.

Em estudos com animais, o alimento melhorou o aprendizado e a memória em roedores com comprometimento da memória.

Nesse sentido, a maca negra parece ser mais eficaz do que outras variedades.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.