Climatério e menopausa: Aprenda a diferenciar

15 de dezembro, 2021

Há muita confusão sobre o que é climatério e o que é a menopausa. Então, vamos entender!

O climatério é um período de vida que vai aproximadamente dos 45 aos 60 anos. Neste período as mulheres começam a sentir que algo está se transformando no corpo. A menstruação pode ficar desregulada, pode acontecer aumento do peso, do cansaço, calorões pelo corpo. Realmente são os hormônios que estão mudando. Em especial, dois deles: o estrogênio e a progesterona. Hormônios típicos da mulher que, além de outras funções, preparam o corpo para a gestação e amamentação. Eles simplesmente começam a diminuir. Pois, o prazo para ter filhos também está acabando.

Estrogênio e progesterona são produzidos pelos nossos ovários e, quando diminuem a níveis bem baixos, a menstruação para: essa é a menopausa. A última menstruação. Sabemos que a menopausa realmente aconteceu quando a menstruação fica 1 ano sem aparecer e não vem mais.

É quando em geral a mulher tem mais sintomas e percebe que de fato algo mudou em seu corpo. Não há uma idade certa para que a menopausa aconteça. A média no Brasil é entre 48 e 52 anos, e está tudo bem se for antes ou depois disso. Apenas quando ela acontece antes dos 40 anos que é considerada de menopausa precoce.

Climatério e menopausa

A menopausa não é uma doença, mas exige cuidados especiais. Antigamente as mulheres não viviam muito depois da última menstruação. Pois, a expectativa de vida não era longa. Hoje, podemos viver mais metade da nossa vida sem menstruar. Por isso, é importante utilizarmos os conhecimentos científicos a nosso favor e minimizar ao máximo as consequências, sintomas e mesmo desconfortos que a diminuição desses hormônios e o próprio processo de envelhecimento pode trazer.

Essa é a ideia dessa coluna, trazer informações sobre climatério e menopausa e sobre a saúde e cuidados que a mulher com mais de 40 anos deve ter. De cara a dica é: quanto mais saudável forem nossos hábitos (de alimentação, sono e exercícios) mais tranquilo será o envelhecimento.

Assim, acompanhe nossas dicas e vamos envelhecer de maneira saudável.

bruna oneda