Estrogênio natural: lista de alimentos ricos em estrogênio

Alimentação Bem-estar
13 de Junho, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Estrogênio natural: lista de alimentos ricos em estrogênio

Nem todo mundo sabe, mas estrogênio é o nome dado a todos os hormônios relacionados ao controle da ovulação e ao desenvolvimento de características femininas — ou seja, à saúde da mulher no geral. Na verdade, os estrógenos, como também são conhecidos, são naturalmente produzidos pelo corpo feminino. Porém, existe também o fitoestrógeno, espécie de “estrogênio natural” encontrado em diversos alimentos. Saiba mais sobre o assunto:

A importância do estrogênio para o corpo

O estrogênio tem inúmeras funções no corpo. Ele é o responsável, por exemplo, pelo amadurecimento do corpo feminino durante a adolescência — como a formação de curvas e o crescimento das mamas. Além disso, ele prepara a mulher para a reprodução durante a ovulação. Mas não para por aí: ele também age na saúde do coração, dos ossos e do cérebro.

Desse modo, consumir alimentos ricos em estrogênio pode ser benéfico de muitas maneiras, inclusive ajudando a aliviar os sintomas da menopausa. Além disso, mais recentemente, em um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), concluiu-se que o estrogênio pode ter efeito protetor contra o coronavírus.

Assim, os três principais hormônios estrogênicos naturalmente produzidos pelo corpo e secretados no ovário são:

  • Estradiol, o principal hormônio feminino e responsável pela regulação do ciclo menstrual;
  • Estriol, especialmente importante durante a gravidez;
  • Estrona, mais sintetizada quando há ganho de gordura corporal e após a menopausa.

Alimentos ricos em estrogênio natural: onde encontrar

Oleaginosas e sementes

As oleaginosas são ótimas fontes de fitoestrógenos. Além disso, são boas fontes de proteínas vegetais, também importantes para a regulação metabólica do organismo. Assim, algumas oleaginosas ideias para serem adicionadas na dieta são:

Leia mais: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Soja e produtos derivados

A soja é uma leguminosa, assim como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico. Ou seja, popular na dieta vegetariana e vegana como substituição para a carne, é uma grande fonte de fitoestrógenos, assim como os produtos feitos a partir dela, como o tofu, o tempeh, o missô, a proteína texturizada e outros. Ainda, o edamame, uma ervilha de propriedades parecidas com a soja, é outra opção de alimento rico em estrogênio.

Leia mais: Estrogênio baixo ou alto: o que pode ser e o que fazer

Frutas frescas e secas

A princípio, frutas são sempre bem-vindas em qualquer dieta e, claro, não é diferente nesse caso. Além de serem ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, elas são também fontes de fitoestrogênios — ainda que em quantidades pequenas quando comparadas às oleaginosas e à linhaça. Assim, frescas ou secas, as frutas são grandes aliadas da saúde feminina e são muito recomendadas para aliviar os sintomas da TPM, bem como da menopausa. Confira as que mais concentram a substância: 

  • Ameixa seca; 
  • Pêssego;
  • Morango; 
  • Framboesa.

Alho

Por fim, apesar de ser mais conhecido como um simples tempero, o alho vai muito além de seu sabor e aroma marcantes. Basicamente, ele também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa pois contém fitoestrógenos em sua composição.

Leia também: Como evitar o ganho de peso na menopausa

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher segurando pílulas de citrato de magnésio na mão
Alimentação Bem-estar Saúde

Magnésio citrato alivia prisão de ventre? Entenda

Magnésio citrato é indicado para o tratamento da constipação aguda, mas nem todo mundo deve consumi-lo. Entenda melhor

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?