Missô: O que é, benefícios e como consumir

25 de novembro, 2019

O missô é uma pasta feita a partir da fermentação da soja e é tipicamente utilizada na culinária asiática. Comumente, a soja é a base da receita, mas outros ingredientes podem ser adicionados. 

O missô está especialmente presente na culinária japonesa, entretanto, sua origem é documentada na divisa da China e da Península Coreana. Acredita-se que o missô se originou, na verdade, do Hishio, que era feito a partir da carne bovina ou de peixe, não há plena certeza.

Benefícios do missô

Primeiramente, existem diversas variedades do missô no Japão. Assim, essa pasta pode ser classificada por sua cor (vermelha, branca ou cores claras), sabor (doce ou salgado) e pelas diferentes combinações de ingredientes na fermentação, fora pela soja. A pasta contém o potencial de inúmeros benefícios:

Rica fonte de proteínas

É ótima fonte de aminoácidos essenciais. Por certo, a soja em sua composição é o motivo principal disso. Afinal, estima-se que 100 g de soja contenha aproximadamente 81g de proteínas. As proteínas assumem diversas funções em nosso corpo, entre elas, o transporte de oxigênio.

Fonte de vitaminas

O alimento é rico em algumas vitaminas, tais como a Vitamina E, a Vitamina K e vitaminas do Complexo B, como a B12.

Baixo teor calórico

Não bastasse tantos outros benefícios, também pode ser aliado na perda de peso. Por conter poucas calorias, a pasta pode ser consumida dentro de quaisquer dietas e sem medo algum.

Como consumir

Em princípio, o missô é muito consumido na sopa (o missoshiru). Entretanto, há outras maneiras de consumi-lo:

  • Tempero: em cereais, legumes e vegetais;
  • Risotos;
  • Lanches variados;
  • Pasta + legumes (servido como snack);
  • Pasta + torrada ou pães.

Tabela nutricional do missô (1 colher de sopa)

Confira aqui.

Receita: Molho de Missô

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo