Calorias das bebidas alcoólicas: conheça o ranking

Alimentação Bem-estar
14 de Setembro, 2022
Calorias das bebidas alcoólicas: conheça o ranking

Você curte sair com os amigos e tomar um drinque, uma noite de queijos e vinhos ou uma cervejinha no fim de semana, mas também quer manter ao peso? Então, o ideal é ficar de olho nas calorias das bebidas alcoólicas.

Em geral, as bebidas alcoólicas são cheias de calorias vazias, pois não contêm quantidades significativas dos três macronutrientes: proteína, gordura e carboidratos. Além disso, os coquetéis costumam conter ingredientes como refrigerante, leite e açúcar, o que pode aumentar ainda mais seu valor calórico. 

Outro líquido que faz parte das receitas e engana muita gente é a famosa água tônica: apesar do gosto amargo, ela concentra muito açúcar e, consequentemente, calorias. Isso sem falar em outras substâncias químicas não tão legais assim para a saúde.

As bebidas destiladas, que contêm alto teor alcoólico, como vodka, tequila, rum e cachaça, são as que apresentam menor quantidade de calorias. Isso porque são consumidas em menor quantidade. 

Você pode optar, ainda, por drinques feitos com produtos mais saudáveis, como chás, sucos naturais, água gaseificada ou água de coco

Lenha também: Afinal, vinho é mais saudável que cerveja?

Consumo moderado

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por conta das consequências a curto e longo prazo do excesso de álcool, como desidratação e sobrecarga no fígado, mulheres devem limitar o consumo a duas doses por dia (no máximo 10 por semana), enquanto os homens podem tomar até três doses por dia (não ultrapassando 15 por semana). 

“A dose padrão equivale a uma lata de cerveja (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de bebida destilada (30 ml)”, explica Clarissa Hiwatashi Fujiwara, nutricionista, mestre em ciências pela USP e membro do Nutrition Science (NutS).

A profissional ressalta ainda que exagerar nas bebidas alcoólicas pode elevar os níveis da glicemia e dos triglicérides. “Por seu conteúdo calórico, pode também induzir ao ganho de peso ou dificultar o emagrecimento.”

Ranking de calorias das bebidas alcoólicas

vinho calorias das bebidas alcoólicas

Confira, então, a quantidade de calorias das bebidas alcoólicas mais comuns. Os valores são aproximados e se referem a porções de 100 ml, lembrando que os destilados, em geral, são consumidos em doses pequenas (cerca de 30 ml), mesmo quando usados na produção de coquetéis.

  • Cerveja: 43 calorias;
  • Vinho: 85 calorias;
  • Mojito: 125 calorias;
  • Caipirinha de limão com cachaça e açúcar: 130 calorias;
  • Saquê: 134 calorias;
  • Caipirinha de limão com vodca e açúcar: 150 calorias;
  • Tequila: 192 calorias;
  • Gim: 200 calorias;
  • Margarita: 200 calorias;
  • Cachaça: 215 calorias;
  • Rum: 230 calorias;
  • Vodca: 235 calorias;
  • Uísque: 250 calorias.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

bebê pode comer camarão
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade

Bebê pode comer camarão? Pediatra explica

Crianças podem ser introduzidos a frutos do mar a partir dos 6 meses de idade, segundo a SBP

lanches vegetarianos
Alimentação Bem-estar

Lanches vegetarianos nutritivos e deliciosos

Conheça algumas opções de lanches vegetarianos nutritivos e muito deliciosos.

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite