Proteína de soja: O que é e benefícios do substituto vegano

Alimentação Bem-estar
22 de Outubro, 2019
Proteína de soja: O que é e benefícios do substituto vegano

A proteína de soja, ou carne de soja, é a principal aliada de quem não consome alimentos de origem animal. O grão serve de opção para quem é vegetariano, pessoas com intolerância à lactose e proteína do leite ou para quem apenas busca um cardápio mais saudável. 

O alimento, feito a partir dos farelos que sobram da soja após a extração do óleo, é rico em fibras, tem baixo teor de gordura e também é o responsável pelos aminoácidos essenciais, as moléculas formadoras das proteínas no organismo.

Em tempos de alta de preços, a proteína de soja pode ser uma ótima opção para o dia a dia. Bem temperadinha, não fica devendo nada aos pratos que levam carne. É só escolher o formato que mais agrada, entre cubos, texturizada ou pedaços ainda maiores. O segredo está no modo de preparo, basta hidratar o grão corretamente e aproveitar os nutrientes.

Preparo

A proteína de soja se adapta a qualquer prato, principalmente na substituição de carne branca ou vermelha: hambúrguer, bife, almôndega, picadinhos, refogados, kibe, bolinhos, preparação de molho ou recheio de tortas e panquecas. A vantagem é justamente essa versatilidade. 

Leia também: Vegano e vegetariano: Qual a diferença?

É possível comprar pronta ou preparar o grão em casa. Se for colocar a “mão na massa”, o primeiro passo é a hidratação, independente da receita. Para cada 1 xícara (chá) de proteína vegetal seca, use 2 xícaras de (chá) para a hidratação. Cubra a proteína vegetal com água quente e acrescente suco de pelo menos meio limão. Deixe imerso por 10 a 15 minutos, ou até que fique macio. Com o auxílio de uma peneira, retire da água e aperte com as mãos para tirar o excesso.

Benefícios da proteína de soja 

A soja é um alimento funcional que possui outros nutrientes e componentes bioativos importantes para a saúde. Especialistas comprovaram controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, osteoporose, controle do colesterol ruim e prevenção de doenças cardiovasculares.

Leia também: Chia: Benefícios do superalimento que ajuda emagrecer

O consumo também melhora a memória, combate a ação de radicais livres, fortalece os ossos e melhora o funcionamento do intestino.

No caso da proteína texturizada, é possível preservar não só o alto índice de proteínas, mas também os demais nutrientes da soja, como gorduras poliinsaturadas, vitaminas e sais minerais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas