Chá preto: para que serve, benefícios e como fazer

Alimentação Bem-estar
24 de Julho, 2024
Chá preto: para que serve, benefícios e como fazer

O chá preto é uma das bebidas mais consumidas no mundo, proveniente da planta Camellia sinensis. Com cafeína na composição, ela se destaca pelo sabor forte e pode ser incluída na rotina para melhorar o foco e a concentração. Conheça mais sobre as vantagens de consumir o chá preto — e como prepará-lo! 

Para que serve? 

O chá preto oferece uma série de benefícios à saúde, pois contém antioxidantes e compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação no organismo, prevenir doenças cardiovasculares e reduzir o risco de diabetes tipo 2. Segundo estudos, inclusive, o consumo da bebida foi relacionado a uma redução na taxa de mortalidade. 

Para somar, a cafeína presente na bebida ativa a adrenalina e, por consequência, deixa o corpo em alerta, melhora a concentração e oferece mais energia para o dia. 

Leia também: Alternativas à cafeína que funcionam como estimulantes naturais

Conheça mais sobre as vantagens de consumir a bebida.

Benefícios do chá preto

É antioxidante

As propriedades antioxidantes presentes no chá preto contribuem para combater os radicais livres presentes no organismo e amenizar os danos celulares no corpo. Assim, além de diminuir o risco de doenças crônicas e fortalecer o sistema imunológico, o consumo da bebida pode contribuir para prevenir o envelhecimento precoce

Polifenóis são um tipo de antioxidante encontrado em certos alimentos e bebidas, incluindo o chá preto. Grupos de polifenóis, incluindo catequinas, são as principais fontes de antioxidantes na bebida e podem promover a saúde em geral. 

Leia também: Melhores ervas para chá que você pode plantar em casa

É bom para o coração

O chá preto contém outro grupo de antioxidantes conhecidos como flavonoides, que beneficiam a saúde do coração. Portanto, consumi-los regularmente pode ajudar a reduzir muitos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol alto, níveis elevados de triglicerídeos e obesidade.

Ajuda a diminuir os níveis de colesterol LDL

O LDL é considerado a lipoproteína “ruim”, porque transporta o colesterol para as células por todo o corpo. Enquanto isso, o HDL é considerado lipoproteína “boa” porque transporta o colesterol para fora das células e para o fígado a ser excretado.

Quando há muito LDL no corpo, ele pode se acumular nas artérias e causar depósitos de cera chamados placas. Isso pode levar a problemas como insuficiência cardíaca ou derrame. Entretanto, alguns estudos descobriram que consumir chá pode ajudar a reduzir o colesterol LDL.

Faz bem para o intestino

Os compostos presentes no chá preto, como os polifenóis, promovem o crescimento de bactérias boas no intestino — ao mesmo tempo em que inibem bactérias ruins. Para somar, a bebida também contém substâncias que diminuem a inflamação, sendo benéfico em quadros de dores intestinais, diarreia e até doenças inflamatórias intestinais.

Ajuda a controlar a pressão

O consumo diário do chá preto está associado, segundo estudos, a uma diminuição significativa na pressão arterial sistólica e diastólica — sendo benéfico principalmente para pessoas com hipertensão. 

A pressão alta pode aumentar o risco de uma série de problemas, como insuficiência cardíaca e renal, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio, mas mudanças na dieta e estilo de vida podem ajudar a controlar a doença. 

Controla os níveis de açúcar no sangue

Níveis elevados de açúcar no sangue podem aumentar o risco de complicações à saúde, como diabetes tipo 2, obesidade, doença cardiovascular, insuficiência renal e depressão. Também, o consumo de grandes quantidades de açúcar, principalmente de bebidas açucaradas, demonstrou aumentar os valores de açúcar no sangue e o risco de diabetes tipo 2. 

Assim, quando você consome açúcar, o pâncreas secreta um hormônio chamado insulina para transportar o açúcar aos músculos a serem usados ​​como energia. Portanto, quando se ingere mais açúcar do que o corpo precisa, o excesso de açúcar é armazenado como gordura. 

No entanto, o chá preto é uma excelente bebida não adoçada que pode ajudar a melhorar o uso de insulina no organismo. Um estudo em tubo de ensaio analisou as propriedades que aumentam a insulina do chá e seus componentes. Os resultados mostraram que o chá preto aumentou a atividade da insulina em mais de 15 vezes. 

Chá preto emagrece?

O chá preto pode contribuir para o emagrecimento saudável em função da cafeína em sua composição, que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras. Além disso, ele também contém polifenóis, como as catequinas, que reduzem o apetite e também diminuem as gorduras. 

Por fim, o café preto é uma bebida termogênica, o que significa que ela aumenta a temperatura corporal e aumenta o gasto calórico, favorecendo a boa forma. 

Contudo, é importante ressaltar que o consumo do chá, além de moderado, deve ser associado a uma alimentação equilibrada. A prática regular de atividades físicas também é importante para promover o emagrecimento.  

Como fazer chá preto? 

Ingredientes

  • 2 g de chá preto (1 colher de chá)
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Primeiro, adicione a água em um recipiente e leve ao fogo, esperando até o ponto de ebulição. Depois, desligue o fogo e adicione o chá preto. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. 

Como consumir o chá preto? 

Recomenda-se a ingestão de até três xícaras com cerca de 300 ml cada uma. Contudo, por ser uma bebida estimulante, deve-se evitar o consumo do chá preto durante a noite. 

Quem não deve consumir chá preto? 

O chá preto é contraindicado para bebês e crianças abaixo de 12 anos de idade. Além disso, é recomendado que gestantes e lactantes evitem o consumo, uma vez que a ingestão de cafeína pode afetar negativamente o bebê. 

Por fim, a bebida deve ser consumida com atenção por pessoas com distúrbios do sono e/ou ansiedade.

Referências

  • Tea Consumption and All-Cause and Cause-Specific Mortality in the UK Biobank : A Prospective Cohort Study. Inoue-Choi M, Ramirez Y, Cornelis MC, Berrington de González A, Freedman ND, Loftfield E. Ann Intern Med. 2022 Sep;175(9):1201-1211. doi: 10.7326/M22-0041. Epub 2022 Aug 30. PMID: 36037472.,
  • Greyling A, Ras RT, Zock PL, Lorenz M, Hopman MT, Thijssen DHJ, et al. (2014) The Effect of Black Tea on Blood Pressure: A Systematic Review with Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. PLoS ONE 9(7): e103247. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0103247 
  • Tomioka, Reno et al. “The Effects of Black Tea Consumption on Intestinal Microflora-A Randomized Single-Blind Parallel-Group, Placebo-Controlled Study.” Journal of nutritional science and vitaminology vol. 69,5 (2023): 326-339. doi:10.3177/jnsv.69.326 
  • Mahdavi-Roshan, Marjan et al. “The effects of regular consumption of green or black tea beverage on blood pressure in those with elevated blood pressure or hypertension: A systematic review and meta-analysis.” Complementary therapies in medicine vol. 51 (2020): 102430. doi:10.1016/j.ctim.2020.102430
  • Butacnum, Arisa et al. “Black tea consumption improves postprandial glycemic control in normal and pre-diabetic subjects: a randomized, double-blind, placebo-controlled crossover study.” Asia Pacific journal of clinical nutrition vol. 26,1 (2017): 59-64. doi:10.6133/apjcn.112015.08

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher em uma reunião online de trabalho
Bem-estar Equilíbrio

Benefícios corporativos promovem o bem-estar dos colaboradores

Os benefícios corporativos estimulam a satisfação, mas devem ser combinados a práticas e políticas em prol de um ambiente de trabalho seguro e saudável

dieta mediterranea
Alimentação Bem-estar

Dieta mediterrânea: o que é, como fazer e cardápio

A dieta mediterrânea pode ajudar a emagrecer focando no consumo de frutos do mar. Saiba como fazer e os principais alimentos

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.