Chá preto: Conheça os benefícios da bebida

21 de fevereiro, 2020

O chá preto é uma das bebidas mais consumidas no mundo. É proveniente da planta Camellia sinensis, tem um sabor forte e contém mais cafeína que outros chás. Porém, menos cafeína que café.

Ele também oferece uma variedade de benefícios à saúde, pois contém antioxidantes e compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação no organismo. Conheça mais sobre as vantagens de consumir a bebida. 

É antioxidante

Sabe-se que os antioxidantes fornecem uma série de benefícios à saúde. Assim, consumi-los pode ajudar a remover os radicais livres e diminuir os danos celulares no corpo. Em última análise, isso pode ajudar a diminuir o risco de doença crônica. Polifenóis são um tipo de antioxidante encontrado em certos alimentos e bebidas, incluindo o chá preto. Grupos de polifenóis, incluindo catequinas, são as principais fontes de antioxidantes na bebida e podem promover a saúde em geral. 

Leia também: Melhores ervas para chá que você pode plantar em casa

Beneficia o coração

O chá preto contém outro grupo de antioxidantes chamados flavonoides, que beneficiam a saúde do coração. Portanto, consumi-los regularmente pode ajudar a reduzir muitos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol alto, níveis elevados de triglicerídeos e obesidade.

Ajuda a diminuir o colesterol “ruim” LDL

O LDL é considerado a lipoproteína “ruim” porque transporta o colesterol para as células por todo o corpo. Enquanto isso, o HDL é considerado a lipoproteína “boa” porque transporta o colesterol para fora das células e para o fígado a ser excretado. Quando há muito LDL no corpo, ele pode se acumular nas artérias e causar depósitos de cera chamados placas. Isso pode levar a problemas como insuficiência cardíaca ou derrame. Entretanto, alguns estudos descobriram que consumir chá pode ajudar a reduzir o colesterol LDL.

Faz bem para o intestino

Estudos descobriram que o tipo de bactéria no intestino pode desempenhar um papel significativo na saúde. Isso ocorre porque o intestino contém trilhões de bactérias e 70 a 80% do seu sistema imunológico. Enquanto algumas das bactérias do intestino são benéficas para a sua saúde, outras não. De fato, alguns estudos sugeriram que o tipo de bactéria no intestino pode desempenhar um papel importante na redução do risco de certas condições de saúde, como doença inflamatória intestinal, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer.

Ajuda a controlar a pressão

A pressão alta afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e renal, acidente vascular cerebral, perda de visão e ataques cardíacos. Contudo, mudanças na dieta e estilo de vida podem diminuir a pressão arterial. Um estudo randomizado e controlado analisou o papel do chá preto na diminuição da pressão arterial. Os participantes beberam três xícaras de chá preto diariamente durante seis meses. Logo, os resultados descobriram que aqueles que beberam chá preto tiveram uma diminuição significativa na pressão arterial sistólica e diastólica, em comparação com o grupo placebo.

Controla os níveis de açúcar no sangue

Níveis elevados de açúcar no sangue podem aumentar o risco de complicações à saúde, como diabetes tipo 2, obesidade, doença cardiovascular, insuficiência renal e depressão. Também, o consumo de grandes quantidades de açúcar, principalmente de bebidas açucaradas, demonstrou aumentar os valores de açúcar no sangue e o risco de diabetes tipo 2. Assim, quando você consome açúcar, o pâncreas secreta um hormônio chamado insulina para transportar o açúcar aos músculos a serem usados ​​como energia. Portanto, quando se ingere mais açúcar do que o corpo precisa, o excesso de açúcar é armazenado como gordura. Mas, o chá preto é uma excelente bebida não adoçada que foi encontrada para ajudar a melhorar o uso de insulina no organismo. Um estudo em tubo de ensaio analisou as propriedades que aumentam a insulina do chá e seus componentes. Os resultados mostraram que o chá preto aumentou a atividade da insulina em mais de 15 vezes. 

Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.