Suar emagrece? Entenda se o suor ajuda a perder calorias

Bem-estar Movimento
07 de Janeiro, 2020
Suar emagrece? Entenda se o suor ajuda a perder calorias

Suar demais no fim do treino pode fazer você pensar que fez um bom trabalho e que perdeu alguns quilos. No entanto, isso realmente significa que o suor “emagrece”?

O suor é um líquido liberado pelas glândulas sudoríparas para ajudá-lo a se refrescar quando a temperatura do corpo aumenta. Além de  informar o quanto de líquido você está perdendo. Ocorre normalmente durante a atividade física. Porém, se estiver muito quente e úmido, você soa sem precisar se mover. 

A transpiração pode ajudar a perder peso, mas não diretamente. Perdemos gordura corporal ao longo do tempo, usando mais calorias do que consumimos. Isso pode ser conseguido ingerindo menos calorias e queimando-as através da atividade física. 

Um treino de intensidade moderada a alta queima aproximadamente 350 calorias por hora, contudo, o resultado depende de fatores como idade, sexo, massa muscular e tipo de exercício. 

Leia também: Como lidar com o excesso de transpiração no verão

Suar muito durante o treino significa que você está queimando mais calorias?

A gordura corporal é perdida pela queima de calorias, e não pela transpiração. Sendo assim, atividades físicas vigorosas podem causar mais transpiração do que atividades menos vigorosas. Mas, você não deve achar que suar demais significa que você perdeu muitas calorias. Ou que não suar muito significa que você não gastou calorias.

Portanto, não use o suor para medir quantas calorias você está queimando. Suar pode ser um bom sinal de que você está perdendo muita caloria, mas nem sempre é o caso. 

Entretanto, perder mais que 3% do seu peso corporal por conta do suor pode ser perigoso, porque o coloca na zona de desidratação. Em casos graves, a desidratação pode levar a insolação, problemas urinários e renais, convulsões e choque.

Qualquer pessoa pode ficar desidratada pela transpiração. Mas, você corre um risco maior se estiver se exercitando em um ambiente quente ou úmido, exercitando-se vigorosamente ou não reabastecendo os líquidos perdidos bebendo mais água. Então, é importante ficar atento aos sinais.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor