Como impulsionar o metabolismo em cinco passos

28 de setembro, 2021

Em algum momento da vida você já deve ter escutado que o ganho de peso está relacionado ao metabolismo. Ou seja, para emagrecer e ter resultados efetivos é preciso, entre outras atitudes, impulsionar o metabolismo.

Outra crença largamente difundida é que, conforme o corpo envelhece, o metabolismo desacelera. Especialmente depois dos 40 anos. Mas, segundo um novo estudo, essa sentença não é de todo verdadeira. Pois, um artigo publicado na Science analisou dados de quase 6.500 pessoas com entre a infância e a terceira idade. Assim, os autores determinaram que o metabolismo se mantém estável dos 20 aos 60 anos, antes de registrar uma redução de menos de 1% ao ano a partir de então.

Além disso, a pesquisa não relata diferenças entre as taxas metabólicas de homens e mulheres, nem mesmo no período da menopausa.

Como impulsionar o metabolismo em cinco passos

O que é metabolismo? A resposta é simples: o conjunto de todas as transformações químicas que ocorrem no nosso organismo. Essas reações são de responsabilidade de diversas enzimas, e podem ter como objetivo produzir energia, fazer outras moléculas (como a proteína)… E por aí vai. Acontece que a maioria desses processos precisa da queima calórica para acontecer — em algumas pessoas mais, outras menos. Por isso, muita gente culpa o metabolismo “lento” de dificultar o emagrecimento. Por outro lado, a ciência já delimitou passou que ajudam a impulsionar o metabolismo e, assim, controlar o peso. Confira: 

Mantenha-se em movimento

O sedentarismo reduz o metabolismo da gordura. Por isso, é preciso ser ativo ao longo do dia para queimar esses estoques. Tente realizar algum tipo de atividade física periodicamente e, se você não tem tempo para ir à academia, opte por longas caminhadas, por exemplo, ou treinos online que podem ser feitos em casa. Além disso, quando você se exercita regularmente:

  • Seu corpo se torna mais eficiente na entrega e extração de oxigênio. Simplificando, isso ajuda as células a queimar gordura mais eficientemente.
  • O corpo tem melhor circulação. Isso permite que os ácidos graxos se movam com mais eficiência pelo sangue e entrem nos músculos. Isso significa que a gordura está mais prontamente disponível para abastecer o corpo.
  • Aumenta o número e o tamanho das mitocôndrias. Estas são as usinas celulares que fornecem energia dentro de cada célula do corpo.

Busque alimentos que ajudam a impulsionar o metabolismo

Os alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias e ajudam você a emagrecer. Os principais alimentos termogênicos são: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café.

Leia também: Dicas para controlar as porções dos alimentos

Hidrate-se para impulsionar o metabolismo 

Um dos melhores hábitos para manter o corpo funcionando bem e, assim, se livrar da gordura e permanecer saudável é beber de oito a 10 copos de água por dia. Desta forma, você vai eliminar tudo o que não funciona para o organismo, como as toxinas. 

Leia também: 6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura

Levante peso

O treinamento de força ajuda a compensar a perda de massa muscular relacionada à idade. Também fornece um aumento no metabolismo. Durante o exercício, o tecido muscular é estressado. Depois, é reparado. Assim, uma mulher que treina três vezes por semana durante seis meses pode construir músculos suficientes para queimar entre 10 e 32 calorias extras por dia. Dessa maneira, para obter o máximo benefício metabólico, concentre-se em exercícios que envolvam grandes grupos musculares, como agachamentos e flexões.

Durma bem

O metabolismo funciona o tempo todo. Pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, Estados Unidos, descobriram que as pessoas que dormiam seis horas ou menos por noite tinham 23% mais chances de estar acima do peso do que aquelas que dormiam de sete a nove horas. Assim, a falta de sono reduz a leptina, hormônio que controla o apetite, e aumenta os níveis de hormônio do crescimento. Ou seja, estabeleça um cronograma definido para cumprir pelo menos oito horas de sono por noite.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.