8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb

1 de agosto, 2019

Os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados da dieta low carb, pois exigem que o corpo queime mais calorias para digeri-los. 

Basicamente, eles atuam aumentando a temperatura do organismo. Assim, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

Leia também: Dieta low carb: O que é, como fazer e cardápio

Então, confira oito alimentos termogênicos e que fazem parte de um cardápio low carb

Canela

Essa especiaria também prolonga a saciedade e diminui o desejo de comer doces. Dessa forma, a canela eleva a temperatura corporal e regula a liberação de insulina pelo pâncreas.

Gengibre

O gengibre estimula a produção de substâncias como dopamina, que são responsáveis por promover o aumento da queima de gordura. Da mesma maneira, ele diminui a absorção da gordura ingerida.

Frutas vermelhas

Frutas como amora, morango e framboesa são ricas em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal. Também possuem baixo índice de açúcar e calorias.

Leia também: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Chá verde

O chá verde contém substâncias como a cafeína e epigalocatequinas que estimulam a utilização dos estoques de gordura como fonte de energia, aumentando os níveis metabólicos.

Pimenta vermelha

Estimulante, o tempero aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade intestinal. Assim, alguns estudos mostram redução na ingestão alimentar e aumento do gasto energético após as refeições que contenham pimenta.

Acelga

Além de low carb, a hortaliça é rica em antioxidantes que combatem o envelhecimento das células, prevenindo doenças como câncer. Com isso, graças ao ácido siríngico presente na folha, a acelga ajuda a controlar o açúcar no sangue. 

Aspargos

Pouco calórico, merece destaque nos planos de emagrecimento, já que é rico em vitaminas e fibras e ajuda a matar a fome. Também possui ação diurética, combatendo o inchaço e os radicais livres, que causam danos ao corpo. 

Couve

Muito saudável, a couve é uma folha famosa na preparação de sucos para emagrecer graças ao seubaixo teor calórico — cerca de 27 calorias a cada 100g. Também sua riqueza em fibras, que gera saciedade.

Clique aqui para começar sua dieta low carb

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.