Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

Alimentação Bem-estar
31 de Outubro, 2023
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

Nativo da Índia e da China, o chá verde é uma bebida milenar e utilizada por muitas culturas por apresentar diversos benefícios para a saúde. Embora o gosto da bebida seja um pouco amargo, a ciência já provou que vale a pena fazer caretas pela quantidade de vantagens que o chá verde pode oferecer. 

Entre os principais atributos do chá verde se destacam aqueles com ações antioxidantes, termogênicas, anti-inflamatórias, antiateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes e anticancerígenas, podendo auxiliar no tratamento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.

Além disso, a bebida é aliada ao emagrecimento, já que produz um efeito de desintoxicação, aceleração do metabolismo e queima de gordura. A seguir, confira mais informações sobre essa bebida e saiba como colocá-la no seu dia a dia.

Leia também: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas

Para que serve o chá verde?

Oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde é feito com as folhas frescas e por isso contém propriedades diferentes. Entre as bebidas derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que seus “irmãos”. Estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo.

Diante dele, os olhos brilham: o chá verde, é conhecido pelos efeitos positivos na luta contra os quilos extras. Mas, será que eles realmente são tão poderosos?

O chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo.

Benefícios do chá verde

Os benefícios do chá verde se devem principalmente à composição rica em polifenóis, que são compostos naturais presentes em vegetais e promovem uma defesa ao organismo. “O produto também está associado à diminuição das taxas de colesterol e à ativação do sistema imunológico. 

Além disso, este chá também auxilia beneficamente no controle do peso, devido às catequinas (um tipo de polifenóis) que, segundo estudos, induzem vias metabólicas envolvidas na quebra de gordura, dependendo da dose consumida”, explica a nutricionista Rafaela Silvério, pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e Coordenadora Científica do Conceito Vitamine. Veja mais benefícios a seguir:

1. Chá verde emagrece

Segundo o Ministério da Saúde, as substâncias presentes no chá podem auxiliar na redução de gordura corporal e também na diminuição do peso. A constatação é de um estudo realizado com humanos que demonstra o aumento do gasto energético de 4% e da oxidação lipídica que a bebida produz, resultando em um efeito termogênico. 

2. Acelera o metabolismo

As catequinas no chá verde interagem com os receptores da leptina, um hormônio que controla a saciedade, evitando excessos alimentares. Esse processo acelera o metabolismo e também ajuda a manter uma dieta equilibrada.

3. Previne diabetes, colesterol alto, hipertensão

A maior parte do nosso colesterol vem da alimentação. As EGCG presentes no chá reduzem a absorção desse nutriente no nosso intestino.

4. Estimula o bem-estar e melhora o humor

Um aminoácido presente no chá verde, a teanina, tem a capacidade de atravessar a barreira cerebral e estimular a produção de neurotransmissores como a dopamina e serotonina. Assim, o chá melhora o bem-estar e ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.

5. Auxilia na digestão

O chá verde contém polifenóis que podem estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a saúde digestiva. Isso resulta em uma digestão mais eficaz e ajuda na absorção de nutrientes essenciais.

6. Tem propriedades anticancerígenas

A bebida também impede a formação de tumores no trato digestivo. Pesquisadores relacionam os baixos números de casos de câncer no Japão e em outros lugares que a bebida é consumida com frequência. Esse benefício é creditado aos efeitos bioquímicos do chá no organismo. 

7. Reduz a retenção de líquidos

O chá verde atua como um diurético suave, auxiliando na eliminação do excesso de líquidos do corpo. Isso pode ser especialmente benéfico para reduzir o inchaço e a sensação de retenção de líquidos.

8. Contém propriedades antioxidantes

O chá verde é rico em antioxidantes, como catequinas, que combatem os radicais livres no corpo, ajudando a proteger as células e a pele contra danos, envelhecimento precoce e doenças relacionadas à oxidação.

9. Oferece proteção contra doenças cardiovasculares

O chá verde auxilia na redução do colesterol LDL (ruim) e na melhoria da saúde das artérias, contribuindo para a redução do risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Quem não deve tomar chá verde? Confira as contraindicações

Embora os benefícios do chá sejam vastos, nem todo mundo deve consumi-lo. Grávidas, lactantes, crianças e idosos, por exemplo, devem evitar a bebida para evitar os efeitos das substâncias anti-nutrientes. Pessoas com quadros de insônia, anemia, gastrite e úlceras também não devem consumir o chá verde. 

Cuidados com o chá verde

Quando consumido em altas doses, o chá verde pode sim fazer mal. A grande quantidade de cafeína pode causar insônia, apesar dos efeitos calmantes do chá, e também levar à gastrite, por aumentar a secreção gástrica.

Portanto, ultrapassar a ingestão recomendada de 600 ml também pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio, sendo que a ausência do último é perigosa para mulheres na menopausa. Por isso, mesmo consumindo apenas essa quantidade, é muito importante não tomar durante as refeições.

Como preparar chá verde (com limão)

Ingredientes

  • 200 ml de água fervente
  • 1 colher de chá verde
  • 4 raminhos de hortelã fresca
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo

Derrame a água fervente sobre o saquinho de chá e coloque 2 raminhos de hortelã. Deixe esfriar antes de acrescentar o suco de limão. Leve a geladeira e depois sirva com 2 raminhos de hortelã.

Principais dúvidas sobre Chá Verde

Qual dose diária de chá verde devo tomar para obter os benefícios?

De acordo com o Ministério da Saúde, não existe um consenso quanto à dose ideal de chá verde. Contudo, alguns estudos indicam que o consumo da bebida entre as refeições é a melhor forma de aproveitar os benefícios, já que, desta forma, o chá não interfere na absorção de micronutrientes das refeições. 

Qual é o melhor horário para tomar chá verde?

Por ser um estimulante natural e conter cafeína, o chá verde pode ser ingerido logo pela manhã ou no começo da tarde. Dessa forma, além dos benefícios já conhecidos, a bebida também proporciona mais energia durante o dia. 

Posso tomar chá verde de noite? 

A bebida pode causar estado de alerta e resultar em dificuldades para dormir devido a sua composição, que contém cafeína. Portanto, deve-se evitar a ingestão do chá no período noturno. 

Chá verde tem efeito termogênico?

Sim. O chá verde é uma bebida termogênica, ou seja, acelera o metabolismo e aumenta o gasto energético por meio de estímulos para o aumento da atividade do sistema nervoso simpático. Portanto, a bebida ajuda a emagrecer.

Quem tem pressão alta pode tomar chá verde?

Não. O chá verde contém cafeína e essa substância pode aumentar a pressão arterial. Portanto, pessoas com hipertensão devem evitar o consumo do chá.

Quais são os riscos de consumir chá verde em excesso? 

Por ter ação termogênica, o chá verde pode reduzir o tecido gorduroso e pode ser prejudicial para o fígado, o que pode causar hepatite aguda. Portanto, de acordo com a entidade europeia de segurança alimentar, o consumo da bebida não deve ultrapassar a dose de 800mg por dia. Contudo, a indicação também pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, consulte um médico ou opte por doses baixas de chá verde.

Quem tem gastrite pode tomar chá verde?

Pessoas com gastrite devem tomar cuidado com o chá verde. Isso porque a cafeína e os taninos presentes no chá verde podem agravar os sintomas da gastrite em algumas pessoas. Portanto, opte por variedades de chá com menor teor de cafeína e evite consumi-lo com o estômago vazio pode ajudar a reduzir o potencial de irritação gástrica.

Em que casos o chá verde é indicado?

O chá verde é indicado para uma série de benefícios à saúde, incluindo a promoção da perda de peso, aceleração do metabolismo, prevenção de doenças cardiovasculares, redução do risco de diabetes, bem-estar emocional, propriedades antioxidantes e a prevenção de certos tipos de câncer. Apesar do gosto amargo, a bebida, que deve ser consumida com moderação, pode oferecer benefícios aliado a uma alimentação saudável.

Quem amamenta pode tomar o chá verde?

Mulheres que amamentam não devem consumir chá verde devido as propriedades anti-nutricionais. Nessa fase em que a mãe precisa se alimentar bem, o foco deve estar centralizado em uma alimentação saudável e equilibrada que forneça todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. 

Chá verde ou chá preto: Qual é mais saudável?

Há quem tenha suas preferências entre chá verde ou chá preto, mas ambas as bebidas são originárias da mesma planta, a Camellia sinensis. A principal diferença entre os dois sabores é que um é oxidado e outro não. Para fazer chá preto, as folhas são enroladas primeiro e depois expostas ao ar para desencadear o processo de oxidação. Portanto, essa reação faz com que as folhas fiquem escuras e permite que o sabor aumente e se intensifique.

Por outro lado, o verde tende a evitar a oxidação e, portanto, é muito mais claro que o preto. Mas, entre ou chá verde ou chá preto, dá para determinar qual escolha é mais saudável? 

Qual dos dois escolher?

Embora sejam diferentes, eles podem fornecer alguns dos mesmos benefícios à saúde. As duas bebidas contêm polifenóis com fortes efeitos antioxidantes, potencialmente reduzindo o risco de doenças cardíacas. Além disso, ambos têm cafeína, o que aumenta o estado de alerta e foco, e L-teanina, que libera estresse e acalma o corpo.

Assim, a chá verde contém EGCG, um antioxidante que demonstra ajudar a combater o câncer e as células bacterianas, além de proteger o cérebro e o fígado. Já os efeitos antioxidantes do chá preto podem melhorar a função dos vasos sanguíneos. 

Por fim, verde e preto oferecem benefícios semelhantes. Assim, o chá verde pode ter um perfil antioxidante um pouco melhor. Mas, o chá preto é melhor se você estiver procurando por um aumento de cafeína que não seja tão forte quanto o café. Ou seja, ambos são adições positivas à saúde. 

Será que o chá verde é o melhor para você?

Por fim, para quem não pode ingerir o chá verde, seja por conta de alguma condição médica, ou simplesmente não é muito fã do sabor, não precisa se preocupar! Com certeza existe um chá ideal para você. Assim, para descobrir, confira o teste a seguir:

Fonte: Rafaela Silvério, nutricionista pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e Coordenadora Científica do Conceito Vitamine.

Referências:

Ministério da Saúde; Chá verde emagrece? Tire suas dúvidas sobre a bebida.

MSD Saúde.

National Geographic Brasil – 6 benefícios do chá verde para o corpo

Universidade Federal do Rio de Janeiro – Cautela no consumo de chá verde.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!