Canela: Benefícios, para que serve e como usar o tempero

Alimentação Bem-estar
19 de Abril, 2023
Canela: Benefícios, para que serve e como usar o tempero

A canela é uma especiaria largamente utilizada na culinária tanto para preparos doces, como para salgados. Ela pode ser encontrada em diversos formatos que facilitam a sua adição na cozinha, como casca, em pó, como condimento, aromatizante e como licor

Além de ter um cheiro marcante e delicioso, ela é uma das especiarias mais completas quando o assunto é nutrição, já que ela é rica em cálcio, manganês, ferro, sacarose, tanino e aldeído cinâmico. Assim, entre outras propriedades, o condimento aumenta a saciedade, imita a doçura e oferece antioxidantes essenciais para o corpo. A seguir, confira os tipos de canela, benefícios e como utilizá-la.

Leia também: Queijo minas, cottage e ricota: Benefícios dos queijos brancos

Benefícios da canela  

Canela ajuda a emagrecer

Estudos mostram que a canela pode reverter os efeitos de uma dieta rica em gordura. Assim, impedindo que se acumule gordura na região abdominal. Assim, essa tese foi apresentada na Conferência Americana de Saúde do Coração. Com isso, para o experimento, utilizaram-se alguns ratos, que foram alimentados com um suplemento dessa especiaria durante 12 semanas. Ou seja, ao final do estudo, foram encontradas mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias em seu organismo – que protegem nosso corpo de danos causados pelo estresse – do que antes. Além disso, eles também apresentaram redução de peso e, inclusive, menos gordura abdominal.

Melhora a saúde do coração

Um estudo recente da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, constatou que uma dieta rica em especiarias como a canela ajuda a conter os danos da ingestão de uma refeição gordurosa, o que diminui a chance de riscos de doenças cardíacas. Dessa maneira, os voluntários da pesquisa que ingeriram duas colheres de sopa de canela por dia tiveram até 30% menos de produção de efeitos negativos do consumo de gordura para o organismo do que os que não haviam consumido o tempero. 

Regula o açúcar no sangue e ajuda no controle de diabetes

Em pesquisa liderada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cientistas descobriram que o extrato de canela rico em antioxidantes ajudou a reduzir os fatores de risco associados à diabetes e doenças cardíacas. No estudo, 22 voluntários com obesidade com pré-diabetes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um recebeu um placebo, o outro, uma dose de extrato seco de canela solúvel em água duas vezes por dia. Por fim, amostras de sangue em jejum coletadas no início do estudo, e após seis e 12 semanas, revelaram que o extrato de canela melhorou o status de antioxidante e ajudou a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Melhora a função cerebral e cognitiva

Cientistas da Universidade norte-americana Wheeling Jesuit comprovaram que o consumo de canela acelera respostas visuais, motoras e aumenta os níveis de atenção. Isso acontece devido aos fitoquímicos da canela, que aumentam a capacidade do cérebro de utilizar a glicose da melhor forma. Além disso, segundo os especialistas, a especiaria ainda evita que as células do cérebro inchem após uma lesão cerebral traumática ou derrame cerebral.

Ajuda a combater doença de Parkinson

Em pesquisas com animais realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos ficou comprovado que, depois de ingerida a canela em pó, ela é metabolizada em uma substância chamada benzoato de sódio, que penetra no cérebro. Mas, nos camundongos com Parkinson, os efeitos positivos incluíam a proteção dos neurônios, os níveis normalizados de neurotransmissores e a melhora das funções motoras.

Combate infecções 

O principal ativo da canela é chamado cinamaldeído, um componente que ajuda a prevenir diversos tipos de infecção. Uma pesquisa da Universidade Swinburne, na Austrália, mostrou que a concentração dessa substância pode controlar a dispersão das bactérias e também pode impedir o desenvolvimento do biofilme, que é uma película formada por bactérias, fungos e protozoários.

É afrodisíaca e estimulante

Por conter propriedades estimulantes, a canela melhora a circulação sanguínea e favorece a sensibilidade, fatores que contribuem com a libido e o prazer. Em especial, o ingrediente pode ser utilizado nos homens para combater a disfunção sexual. 

Tipos de canela

  • Cássia (China)
  • Ceilão (Sri Lanka)
  • Saigon (Vietnam)
  • Korintje (Indonésia)
  • Malabar (Índia)

Contraindicações 

Embora o consumo de canela tenha muitos benefícios, a especiaria é contraindicada para alérgicos e pacientes hipersensíveis. Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos para diabetes e doenças cardíacas também devem evitar o ingrediente. Vale lembrar que o chá de canela é abortivo, já que estimula as contrações uterinas, portanto, gestantes também devem evitar a bebida. Comidas com canela podem ser consumidas normalmente, contudo, com moderação. 

Chá de canela

chá de canela é um dos grandes aliados para quem está de dieta. Além de aromático e saboroso, ele tem efeito termogênico: suas substâncias atuam aumentando a temperatura do organismo, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

canela é uma das especiarias mais completas quando o assunto é riqueza nutricional. Além disso, esse tempero aumenta a saciedade, imita a doçura e oferece antioxidantes essenciais para o corpo. 

Para que serve o chá de canela?

O chá dessa especiaria apresenta diversos benefícios para o organismo, como:

  • Prevenir e controlar o diabetes;
  • Auxiliar a emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) ;
  • Controlar o colesterol;
  • Prevenir envelhecimento precoce;
  • Combater resfriados;
  • Melhorar a circulação do sangue;
  • Por fim, acelerar o metabolismo.

Canela beneficia os cabelos?

A associação da canela aos cabelos foi feita pelo efeito termogênico da especiaria. Ou seja, quando consumida, ela estimula o efeito termogênico no corpo, o que aumenta o metabolismo e, consequentemente, a circulação sanguínea. Assim, com mais sangue circulando, o couro cabeludo ganha mais nutrientes e oxigênio, o que beneficia o crescimento do cabelo.

Além disso, a canela é capaz de agir contra os radicais livres, o que evita o envelhecimento precoce e enfraquecimento das madeixas. Contudo, vale ressaltar que não há evidências científicas ligando o uso de canela ao crescimento dos cabelos. Mas, um estudo mostrou que ela aumenta a espessura e o crescimento de pelos em ratos.

Principais dúvidas sobre a canela

canela

Como fazer chá de canela?

Para fazer o chá de canela, você só precisará de uma canela em pau e uma xícara de água. Primeiramente, coloque a canela e a água para ferver. Assim que levantar fervura, aguarde alguns minutos e desligue o fogo. Então, espere mais um tempinho, coe e beba o líquido!

Como consumir canela?

Assim, a boa notícia é que ela é uma ótima alternativa para quando bater aquela vontade de comer doce. Ou seja, você pode salpicar canela em pó nas frutas, em bebidas quentes, leite e, se você gostar, até na comida. Veja algumas maneiras de usá-la no dia a dia:

  • Polvilhe a canela em seu café ou adicione ao pó antes de preparar a bebida;
  • Congele a especiaria em cubos de gelo para adicionar sabor e aroma à água;
  • Tempere fruta assada ou grelhada, como maçã e banana, com uma pitada de canela;
  • Tempere a couve-flor assada, a batata doce, o espaguete e a abóbora com uma pitada de canela;
  • Misture canela com chocolate meio amargo derretido e nozes e leve à geladeira;
  • Por fim, adicione uma pitada de canela à sopa de lentilha ou feijão preto.

Quais são os benefícios do café com canela?

O café já apresenta diversos benefícios para a saúde como a aceleração do metabolismo, melhora do desempenho físico e disposição. Contudo, aliado à canela, a combinação fica ainda mais potencializada, já que a especiaria ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Grávida pode consumir canela? 

Gestantes podem consumir canela, o item, inclusive, ajuda a combater a diabetes gestacional. Contudo, é necessário ter moderação, já que altas concentrações da especiaria podem ter efeitos abortivos. Além disso, grávidas também devem evitar suplementos à base de canela. Portanto, antes de adicionar o ingrediente à rotina, consulte o seu médico ginecologista.

Banana com canela emagrece?

Dentro de uma alimentação equilibrada, a banana com canela pode ser sim uma aliada do emagrecimento. Por ser nutritiva, não conter aditivos, açúcar adicionado e nem conservantes. Contudo, nenhum alimento ou receita, sozinho, é capaz de nos fazer ganhar ou perder peso. O que conta mesmo é a nossa alimentação como um todo: se ela é saudável e equilibrada, se conta com ingredientes muito calóricos e gordurosos. 

Maçã com canela emagrece?

A maçã com canela pode ser uma aliada de quem está em um processo de emagrecimento. A fruta, em especial, é excelente para quem quer emagrecer e evitar o desenvolvimento de doenças. Além disso, a maçã contém muitas fibras e água, o que eleva a sensação de saciedade do organismo, diminuindo a fome. Ela também possui um baixo índice calórico, o que permite o seu consumo sem grandes preocupações. Já a canela auxilia na função digestiva e retarda o esvaziamento gástrico. Isso significa que o alimento permanece mais tempo parado dentro do estômago. Esse é um fator que colabora para a perda de peso, uma vez que diminui os picos de insulina e promove maior saciedade.

Água morna com canela emagrece?

Não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta.

Programas Vitat 

programa-vitat-virada-saudavel

Clique aqui e acesse.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde