Chá termogênico ajuda a perder e manter peso. Veja opções!

Alimentação Bem-estar
31 de Agosto, 2023
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Chá termogênico ajuda a perder e manter peso. Veja opções!

Os chás são verdadeiros aliados de quem está passando por um processo de emagrecimento. Isso porque a bebida ajuda o corpo a desinchar e se livrar da retenção de líquidos. Mas você sabia que algumas estratégias podem potencializar o poder das bebidas? Por exemplo, preparar um chá termogênico, isto é, com ingredientes que ajudam o corpo a queimar ainda mais calorias. Nessa hora, vale usar a criatividade e variar os tipos de alimentos, como o gengibre, a canela e até a pimenta. Veja algumas dicas!

Leia também: Dieta termogênica: o que é, benefícios e sugestão de cardápio

Chá termogênico: benefícios

Acelerar o metabolismo é o principal objetivo do chá termogênico. Isso ocorre pois a bebida possui substâncias que exigem mais empenho do que o habitual para serem digeridas. Assim, o corpo gasta mais energia e faz com que o metabolismo trabalhe com mais força, aumentando a queima de calorias mesmo em estado de repouso.

Ou seja, quando aliado a uma alimentação equilibrada e à prática frequente de exercícios físicos, os chás termogênicos são capazes de acelerar o processo de queima de calorias. Confira algumas opções:

Gengibre

Acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento saudável. É antioxidante, anti-inflamatório, tônico e expectorante. Além disso, auxilia na digestão. Pessoas com problemas cardíacos devem tomar cuidado com o uso excessivo, pois ele acelera os batimentos cardíacos. Pacientes com hipertireoidismo também devem tomar cuidado. Veja como preparar.

Leia também: Sucos termogênicos para adicionar à dieta

Chá verde

O chá verde estimula o gasto energético e ajuda na perda da gordura. Além disso, auxilia no bom funcionamento do metabolismo.  No entanto, seu consumo exagerado pode fazer mal para o organismo. Por conter cafeína, o uso em grandes quantidades pode causar insônia, além de levar à gastrite, pois aumenta o fluxo gástrico. Grávidas, portadores de hipertireoidismo e pacientes com hipertensão, glaucoma e problemas gástricos devem evitar. Confira uma receita.

Canela

O chá de canela acelera o metabolismo, reduz o apetite, possui efeito anti-inflamatório e antibacteriano, além de melhorar a circulação do sangue. Porém, o consumo excessivo pode trazer problemas alérgicos na pele e causar insônia. Gestantes não podem consumir. Saiba mais.

Chá termogênico: chá de hibisco

O hibisco é uma planta medicinal com propriedades termogênicas capazes de acelerar a queima de calorias. A planta ainda possui efeito diurético, que contribui para a diminuição da retenção de líquidos, além de ajudar a regular o colesterol e prevenir o envelhecimento das células. Não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes. Confira.

Chá termogênico

Leia também: Receita de capuccino termogênico TCM

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é um poderoso termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e potencializar o emagrecimento. Além disso, ele possui propriedades que ajudam na digestão, favorecendo o bom funcionamento do intestino. Mulheres grávidas, que estão amamentando e crianças menores de seis anos devem evitar o consumo da bebida. Entenda melhor.

Pimenta-preta

O chá de pimenta auxilia no emagrecimento, pois o ingrediente possui propriedades termogênicas que ajudam na aceleração do metabolismo.

Leia também: Suplemento termogênico: o que é, benefícios e como usar

Afinal, chá termogênico emagrece?

Os chás termogênicos aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gordura. No entanto, só beber o chá não provoca emagrecimento. Os benefícios dos chás termogênicos só podem ser alcançados desde que o consumo da bebida esteja associado a uma rotina de alimentação saudável e à prática regular de exercícios físicos. Além disso, converse com um profissional de saúde antes de adicionar a bebida ao cardápio.

Confira alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb!

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia