Chá de hibisco: Como preparar e consumir para emagrecer

Alimentação Bem-estar
03 de Maio, 2023
Chá de hibisco: Como preparar e consumir para emagrecer

Quando o assunto é bebidas que auxiliam no emagrecimento, o chá de hibisco é sempre um dos mais citados. A bebida é uma grande aliada para quem está de dieta porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. Portanto, após as refeições, o chá de hibisco pode ajudar a reduzir a absorção de carboidratos e contribuir com a perda de peso.

Além disso, o hibisco contém compostos antioxidantes que podem ajudar a combater o estresse oxidativo no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer. Por outro lado, o chá de hibisco também pode ajudar a reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol e contribui com a saúde do fígado.

A seguir, confira tudo sobre o chá de hibisco e seus benefícios para a saúde. 

Veja também: Chá de boldo-do-chile: Para que serve o remédio caseiro

A origem do chá de hibisco

O chá de hibisco é uma bebida refrescante e adocicada que é consumida em diversas culturas ao redor do mundo há séculos. Contudo, a bebida tem origem na África tropical e subtropical, lugares que a planta hibisco é nativa. Conhecida cientificamente como Hibiscus Sabdariffa, a planta é cultivada em muitas partes do mundo, incluindo Ásia, América Latina e Caribe. Mas fique atento, essa não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.

Os efeitos medicinais, nutricionais e propriedades aromáticas do hibisco tornaram a bebida versátil e que vai bem com outras especiarias e ervas.

Benefícios do Chá de Hibisco

chá de hibisco 2

O chá conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.

A seguir, confira os principais benefícios da bebida. 

É diurético

O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Estudos observaram que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação. Contudo, nenhum alimento tem o poder de fazer o corpo emagrecer de maneira isolada. Ou seja, para perder peso de fato é preciso que exista déficit calórico, que é nada menos do que consumir menos calorias do que se gasta. 

Previne o envelhecimento precoce 

O chá de hibisco contém antocianinas, compostos antioxidantes que dão a cor vermelha para as flores de hibisco. Assim, esses compostos antioxidantes combatem os radicais livres no corpo e produzem efeitos antienvelhecimento, além de evitar o aparecimento de doenças crônicas. 

Outros compostos antioxidantes do chá são: flavonoides e ácidos fenólicos. Juntos, esses componentes ajudam a reduzir o estresse oxidativo do organismo. 

Contribui com o emagrecimento

Pesquisas indicam que o chá de hibisco ajuda com a perda de peso por reduzir a criação de células de gordura no organismo. O processo é chamado de adipogênese, processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros. Quanto mais adipócitos, mais gordura no corpo. Portanto, o chá pode contribuir na redução do armazenamento de gorduras.

Embora os benefícios sejam positivos para a forma física, vale reforçar que somente o chá de hibisco não fará milagres sozinho. É necessário investir em uma alimentação saudável e balanceada para perder peso, além de incluir atividades físicas na rotina. 

Favorece a queima de gordura

O chá de hibisco contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. Portanto, consumir a bebida após as refeições contribui com a redução da absorção de carboidratos. 

Controla colesterol

O consumo da bebida contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. Isso acontece devido aos compostos antioxidantes da bebida, que ajudam a reduzir a inflamação nas artérias. Por outro lado, o chá também contém ácidos orgânicos que reduzem os níveis de colesterol no sangue e também melhoram a saúde do fígado. 

Controla pressão arterial

Estudos comprovam que o chá de hibisco pode ajudar pacientes com pressão alta (ou pré-hipertensão) devido a ação diurética da bebida, que contribui para a eliminação de eletrólitos responsáveis pela alteração da pressão como sódio, cálcio e potássio

Benefícios do chá de hibisco para a pele

chá de hibisco

Aumenta a produção natural de colágeno do corpo

O colágeno é a proteína responsável por dar firmeza à pele e a cartilagens, como a ponta do nariz e partes da orelha. Graças à vitamina C presente no chá de hibisco, sua ingestão ajuda o corpo a produzir a proteína naturalmente, mantendo a pele forte e firme. Isso porque tal vitamina é necessária para a síntese de colágeno. 

Impede a degradação da elastina

A elastina é uma proteína que trabalha para manter a pele firme e elástica. Contudo, a elastina é decomposta por uma enzima específica: a elastase. Essa enzima também aumenta à medida que envelhecemos, resultando em flacidez e pele solta.

Assim, o hibisco pode ajudar, já que a planta diminui a atividade da elastase, retardando o aparecimento de rugas. 

Combate a inflamação

Agir contra a inflamação do organismo está entre os benefícios do chá de hibisco para a pele. A planta é conhecida por seu rico nível de antioxidantes, incluindo vitamina C e betacaroteno. Quando se trata de cuidados com a pele, esses antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, que pode contribuir para o envelhecimento da pele, e a inflamação que vem com ela.

A inflamação é uma das respostas do corpo aos radicais livres. No entanto, os antioxidantes funcionam protegendo células e tecidos como a pele.

Acelera a cicatrização

A cicatrização adequada das feridas é um componente essencial da pele saudável, pois evita infecções e outras complicações que podem causar danos permanentes. Existem algumas evidências de que o hibisco pode apoiar a cicatrização. Em estudos de laboratório, os pesquisadores examinaram o efeito do extrato de hibisco nas feridas em amostras de pele. Assim, o extrato aumentou a produção de fibronectina, uma proteína que ajuda a fechar as bordas de uma ferida. Também estimulou a expressão de genes envolvidos em vários processos de cicatrização, incluindo hidratação e regeneração da pele.

Tem efeito hidratante

Manter a hidratação do tecido dérmico é uma das vantagens do chá de hibisco para a pele. Portanto, quanto mais chá você bebe, mais líquidos consome. Esta é uma ótima notícia para a pele, que anseia por umidade e hidratação. Com isso, manter-se bem hidratado ajuda a reter umidade e elasticidade. Da mesma maneira, aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, o que se traduz em mais nutrientes que a alcançam. Por outro lado, a desidratação pode tornar a pele seca e menos resistente.

Quem não deve tomar chá de hibisco?

Gestantes e lactantes devem evitar a bebida. Alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica. Ou seja, pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas. Contudo, gestantes e lactantes podem usufruir dos benefícios de outras bebidas, como chá de lavanda, erva-cidreira ou melissa, gengibre, tomilho e frutas (exceto maracujá). 

Riscos de consumir chá de hibisco em excesso 

Como tudo em excesso pode prejudicar a saúde, o chá de hibisco não é uma exceção. Devido à sua ação diurética, a bebida pode provocar perda extrema de eletrólitos, que são nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. Portanto, o excesso do chá pode provocar desidratação e lesões no fígado.

Além disso, nessas situações alguns sintomas podem aparecer como tonturas e fadiga, sem motivo aparente.

Como preparar chá de hibisco para emagrecer 

Ponha 200 ml de água no fogo, mas não deixe ferver completamente. Tire do fogo assim que começar a fervura. Adicione 1 col. (sopa) do hibisco. Deixe em infusão em vasilha tampada por 10 minutos.

Para melhores resultados você pode acrescentar ao chá uma colher de sopa de gengibre ralado. Pode também potencializar a ação do chá com canela ou com cavalinha (estes ingredientes adicionais são termogênicos, e aceleram o seu metabolismo. Ou seja, ajudam no seu gasto calórico ainda mais).

Dúvidas frequentes sobre Chá de Hibisco

Quem tem pressão alta pode tomar chá de hibisco?

Sim! O chá de hibisco apresenta benefícios para quem tem pressão alta, já que ajuda no seu controle. Contudo, vale lembrar que ingerir a bebida não deve ser a única forma de controlar a pressão. Nesse sentido, é necessário realizar acompanhamento médico e seguir as orientações de saúde com relação aos medicamentos, hábitos alimentares e de saúde. 

Quem amamenta pode tomar chá de hibisco?

Embora ainda não existam estudos sobre o efeito do chá de hibisco em lactantes, o recomendado é evitar a bebida nessa fase. Isso porque o chá contém ácido oxálico, que é o inibidor mais potente da absorção de cálcio e portanto, pode interferir na produção do leite materno ou até mesmo torná-lo menos nutritivo. 

Por quanto tempo posso tomar chá de hibisco? 

A recomendação é ingerir o chá de hibisco por até 12 semanas. Contudo, vale lembrar que o excesso da bebida pode causar lesões no fígado. 

Qual é o melhor horário para tomar chá de hibisco?

Você pode optar pelo horário que preferir para ingerir a bebida. Contudo, a ingestão do chá após as refeições pode ajudar com a perda de peso. Porém, é recomendado tomar apenas duas xícaras por dia, ou 200 ml. 

Quem tem diabetes pode tomar chá de hibisco?

Sim. A bebida pode, inclusive, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o chá contribui para a melhora da atuação da insulina no organismo. 

Chá de hibisco com hortelã emagrece? Melhora a imunidade?

Separadamente, os dois ingredientes têm vários efeitos comprovados para a saúde. Além dos benefícios do hibisco que você já sabe, a hortelã atua diminuindo o inchaço. Ela também melhora a digestão e favorece o funcionamento do intestino. Além disso, a hortelã contém vitaminas que ajudam a evitar inflamações e infecções. Rico em vitaminas, fósforo e cálcio, o chá ajuda no aumento da imunidade.

Dessa maneira, não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, não existe comprovação de que o chá de hibisco com hortelã seja eficaz para emagrecer. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente.

Combinações saudáveis e saborosas do chá de hibisco

chá de hibisco

Chá de hibisco com cavalinha 

Ingredientes

  • 1 litro de água fervente
  • 2 colheres (sopa) de hibisco
  • 2 colheres (sopa) de cavalinha

Modo de preparo

Ferva 1 litro de água com 2 colheres de hibisco e 2 de cavalinha. Em seguida, abafe por 10 minutos e coe. Por fim, espere esfriar, coloque na geladeira e tome geladinho.

Chá de hibisco com gengibre

Ingredientes

  • Meio litro de água
  • 2 colheres de sopa de hibisco
  • 1 colher de sobremesa de gengibre.

Modo de preparo

Coloque a água no fogo e, quando começar a levantar fervura, retire-a e acrescente os outros ingredientes. Em seguida, tampe, aguarde de 10 a 15 minutos e beba. A receita gelada também fica uma delícia.

Suchá de hibisco com morango

Ingredientes

  • 1 cápsula de chá de hibisco
  • 3 morangos em rodelas
  • Suco de meio limão
  • 6 cubos de gelo
  • 2 folhas de hortelã

Modo de preparo

Em uma xícara, prepare a cápsula de chá de hibisco conforme orientações da embalagem. Por fim, aguarde esfriar levemente. Acrescente os demais ingredientes e sirva gelado. 

Programas Vitat

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela