Chá de boldo-do-chile: Para que serve o remédio caseiro

Alimentação Bem-estar
06 de Julho, 2023
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Chá de boldo-do-chile: Para que serve o remédio caseiro

O boldo-do-chile é uma planta medicinal utilizada como remédio caseiro há muitos anos — o popular chá de boldo. Encontrado em toda a América Latina, o boldo possui ricas propriedades que beneficiam especialmente o estômago e o fígado. Entre elas, flavonoides (antioxidantes) e alcalóides. Continue lendo e saiba tudo sobre o chá de boldo.

Veja também: Boldo melhora os sintomas de coronavírus?

Para que serve Chá de boldo-do-Chile

Boldo-do-chile chá de boldo

Graças às substâncias químicas presentes na erva, ao ser ingerida, a planta aumenta a produção de urina, combate o crescimento bacteriano e estimula a produção de suco gástrico no estômago.

Tipos de boldo

Vale ressaltar que existem várias espécies diferentes de boldo, sendo que a mais popular é a do Chile. No entanto, outros tipos também oferecem benefícios. Confira quais são:

  • Boldo-baiano (Vernonia condensata);
  • Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus);
  • Boldo-português (ou boldo-miúdo);
  • Boldo chinês, raros no Brasil;
  • Boldo-do-chile, o mais conhecido.

Benefícios do chá de boldo-do-Chile

Facilita a digestão

O chá de boldo é conhecido por ser ótimo aliado do estômago e do intestino, pois facilita a digestão, sendo assim, é benéfico para a saúde da flora intestinal. Da mesma maneira, ameniza possíveis dores de barriga e facilita a digestão de gorduras.

Chá de boldo é terapêutico 

Além de agir como analgésico, o boldo também tem fins terapêuticos. É possível usá-lo em banhos de imersão, assim, seu cheiro é capaz de amenizar o estresse, bem como os sintomas de depressão e ansiedade.

Leia também: Como o estresse atrapalha a digestão

Ameniza diversas dores 

Além de poder amenizar dores de barriga, o boldo-do-chile ajuda a amenizar dores de cabeça e qualquer mal-estar relacionado ao fígado. Da mesma forma, pode ser utilizado no tratamento de litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência e suores frios

Bom para o pulmão 

O chá de boldo é mais conhecido por seu poder de combater a constipação. Mas, esse não é seu único benefício, pois ele é um dos melhores chás para a imunidade. Ele também é um grande fortalecedor da imunidade, especialmente pois é um imunomodulador natural. Ou seja, atua no sistema imunológico conferindo aumento da resposta orgânica. Portanto, a ingestão do chá de boldo fortalece a imunidade, dificultando que vírus, bactérias, fungos e protozoários prejudiquem a saúde do organismo.

Quando e como tomar consumir o boldo-do-chile

Geralmente, o boldo-do-Chile é consumido na forma de chá, feito a partir de suas folhas secas. Além disso, também é possível encontrá-lo em cápsulas, para uso medicinal e fins terapêuticos. 

Com relação ao consumo, não existem regras definidas, mas o recomendado por especialistas é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Contudo, a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.  

Já para conservá-lo, dê preferência a garrafas em vidro, térmicas ou mesmo de aço inox. O plástico ou o alumínio não devem ser usados.

Cuidados no consumo do boldo-do-chile

É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Além disso, em casos mais graves, também pode provocar problemas no sistema nervoso. Isso acontece devido a uma substância do chá chamada ascaridol, que, em excesso, causa danos ao fígado. Portanto, o recomendado é evitar mais de 3 xícaras de chá de boldo por dia. 

Contraindicações 

Chás de boldo, em geral, são contraindicados para os seguintes públicos:

  • Mulheres grávidas;
  • Lactantes;
  • Pessoas com problemas nos rins;
  • Crianças abaixo de 6 anos;
  • Portadores de doenças no fígado; 
  • Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes;
  • Por fim, hipertensos.

Além disso, pessoas com condições médicas preexistentes ou que estejam em uso de medicações devem consultar um médico antes de utilizar o consumo de boldo bem como qualquer planta medicinal.

Perguntas frequentes sobre Chá de boldo-do-Chile

Chá de boldo-do-Chile emagrece?

O chá de boldo pode ajudar a emagrecer, pois as ervas melhoram o metabolismo gástrico e hepático. Além disso, o chá auxilia na digestão dos alimentos e é diurético, o que ajuda a eliminar toxinas do organismo. 

Chá de boldo-do-Chile é bom para diarreia?

Sim! O boldo ajuda na regulação do funcionamento do intestino e alivia os sintomas da diarreia. Além disso, o chá de boldo também pode ajudar com a prisão de ventre, redução de gases e infecções intestinais. 

Chá de boldo é detox?

Embora existam outras plantas e alimentos mais ricos em compostos antioxidantes, o chá de boldo pode ser considerado detox, já que fornece um alívio para o organismo e é excelente para ajudar no funcionamento do fígado, sendo útil depois de um dia de exageros, excesso de álcool ou consumo de muitos alimentos gordurosos, pois ele contém uma substância chamada lactona que auxilia na digestão das gorduras ingeridas. Além disso, o chá de boldo é uma bebida rica em antioxidantes que podem auxiliar na prevenção de doenças. 

Quem faz hemodiálise pode tomar chá de boldo?

Pacientes em tratamento de hemodiálise não devem tomar o chá de boldo, já que a bebida não é indicada para pessoas com distúrbios renais. A contraindicação se deve ao efeito diuréticos e estimulantes que a bebida causa, o que pode interferir no equilíbrio de fluidos e eletrólitos de pacientes em hemodiálise. Além disso, algumas substâncias presentes no boldo podem interagir com medicamentos utilizados durante o tratamento.

Chá de boldo é abortivo? 

O boldo chileno é popularmente conhecido como um chá abortivo, devido a presença do ascaridol. Portanto, grávidas não devem tomar o chá, que além das propriedades abortivas, também pode causar malformações no bebê.

Chá de boldo melhora os sintomas de coronavírus?

Antes de mais nada, é importante observar que a vacina contra a covid-19 é a melhor forma de prevenção contra a doença. Nesse sentido, o chá de boldo por si só não tem o poder de curar sintomas do coronavírus. No entanto, a planta é fonte de vitamina C, cujo consumo é sempre recomendado para aumentar ou manter a imunidade no corpo. Mas, não para curar diretamente o coronavírus.

Por fim, além do chá de boldo, recomenda-se manter uma alimentação saudável e equilibrada, repleta de frutas, vegetais e grãos integrais para manter o sistema imunológico forte. 

Como fazer chá de boldo-do-chile?

cha-de-boldo-do-chile

Para preparar a bebida, siga as recomendações abaixo:

  • Misture 1 colher de chá de folhas de boldo secas em 200 ml de água quente;
  • Abafe o recipiente para que a água absorva mais rapidamente os nutrientes das folhas;
  • Aguarde no mínimo 10 minutos;
  • Coe as folhas secas da bebida. Assim, se preferir, pode usar uma peneira para deixar a água livre;
  • Está pronto! Agora é só tomar o seu chá de boldo. Por fim, se preferir, acrescente adoçante e consuma duas vezes ao dia, antes ou após as refeições. 

Combinações do chá de boldo 

Se você já provou boldo, deve saber que o gosto é caracterizado pelo aspecto amargo. Por isso, muitas pessoas acabam não conseguindo incluir a planta na sua rotina. Porém, combinar o boldo com outros ingredientes pode ser uma alternativa para amenizar o sabor amargo e ainda sim manter os benefícios da planta para o organismo. Confira a seguir quais são as combinações do chá de boldo. 

Chá de boldo com alecrim 

O alecrim é um velho conhecido da culinária, sendo utilizado para conferir mais aroma e picância aos preparos. Além disso, a erva também traz benefícios para a saúde como alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. 

Chá de boldo com limão 

Muito utilizado para marinar carnes e substituir o vinagre em salada, o limão também pode fazer parte do preparo do chá de boldo. O sabor da fruta pode trazer um aspecto crítico e azedo à bebida. 

Chá de boldo com hortelã

O chá de hortelã já é conhecido por tratar problemas digestivos, aliviar a dor de cabeça e amenizar sintomas de gripe. Além disso, a erva tem um sabor refrescante e aromático de menta. Por isso, combinar o chá de boldo com hortelã pode ser uma ótima opção. 

Chá de boldo com erva-doce

A erva doce tem sabor adocicado e pode melhorar o aspecto do chá de boldo. Além disso, a erva tem propriedades calmantes e também auxilia no combate de inflamações e cólicas menstruais. 

Chá de boldo com manjericão

Essa combinação atende bem aqueles que amam o sabor amargo. Assim, ao acrescentar o manjericão ao chá de boldo, você também absorverá os benefícios da planta que contribuem para a manutenção dos ossos e dentes e ajuda a controlar a pressão arterial. 

Será que o chá de boldo-do-chile é o melhor para você?

Por fim, para quem não pode ingerir o chá de boldo-do-chile, seja por conta de alguma condição médica, ou simplesmente não é muito fã do sabor, não precisa se preocupar! Com certeza existe um chá ideal para você. Assim, para descobrir, confira o teste a seguir:

Programas Vitat

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!