Manjericão: Para que serve, propriedades e como usar

15 de outubro, 2019

Popular como tempero, o manjericão é uma erva versátil que pode fornecer uma série de benefícios à saúde. Apesar de sua origem asiática, o manjericão se tornou um ícone da culinária mediterrânea e veio para o Brasil junto com a imigração italiana.

Uma colher de sopa de manjericão contém:

  • Calorias: 1,3 kcal 
  • Proteínas 0,1 g 
  • Gorduras totais 0,02 g 
  • Gorduras saturadas 0 g 
  • Fibra alimentar 0,17 g 
  • Sódio 0 mg

Ele pode ser comprado fresco, seco ou congelado. Mas, o manjericão fresco tem o melhor sabor.

Benefícios

O manjericão não é apenas um remédio popular para doenças como náuseas e picadas de insetos. Mas, também fornece compostos vegetais benéficos que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e outras propriedades.

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Estudos preliminares sugerem que o manjericão pode:

  • Reduzir a perda de memória associada ao estresse e ao envelhecimento;
  • Diminuir a depressão relacionada ao estresse crônico;
  • Melhorar o açúcar no sangue em jejum, colesterol e triglicerídeos;
  • Reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão;
  • Aumentar o estado de alerta mental quando inalado como aromaterapia;
  • Inibir o crescimento de bactérias que causam cáries dentárias;
  • Fornecer uma alternativa aos antibióticos para doenças infecciosas, incluindo o combate a cepas de bactérias resistentes a medicamentos;
  • Repelir insetos, como mosquitos e carrapatos.

Manjericão: Como consumir 

Manjericão dá sabor a pratos com tomate, saladas, abobrinha, berinjela, temperos de carne, recheio, sopas, molhos e muito mais. Além disso, ele complementa outras ervas e especiarias, como alho, manjerona, mostarda, orégano, pimentão, salsa, pimenta, alecrim e sálvia.

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Como cultivar

A erva requer pouca água, mas é importante regá-la constantemente. Por fim, deixe a planta em lugar quente e luminoso e evite mexer muito nas folhas, que escurecem com o toque. Mas, colha apenas a folha. Assim, outra crescerá no lugar.

Chá de manjericão: Benefícios e como preparar a bebida

manjericão é um tempero querido por muitos e, além disso, dá origem a uma deliciosa bebida: o chá de manjericão. Entre os benefícios, a erva é excelente para a saúde, assim como o chá feito de suas folhas. Fonte de vitaminas, o chá é especialmente rico em vitamina ACE e K. Além disso, é rico em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, o que explica seus inúmeros benefícios à saúde. Além disso, contém minerais essenciais em sua composição, como ferro, manganês e potássio.

Chá de manjericão: Benefícios

Melhora a respiração

Sua ação anti-inflamatória proporciona uma melhora na respiração, prevenindo a ocorrência de gripes, resfriados e demais infecções que podem atingir o sistema respiratório. Além disso, as folhas possuem propriedades antibacterianas.

Assim, o chá ajuda na eliminição de muco nas vias respiratórias. Também, pode aliviar a febre.

Chá de manjericão combate o mau hálito

Esse chá ajuda no combate do mau hálito – que pode ser causado por doenças, falta de higiene, desidratação ou pelo consumo de certos alimentos.

Beneficia a saúde dos rins

Altamente hidratante, previne a retenção hídrica e, não só, beneficia a saúde dos rins, pois ajuda na eliminação de toxinas. Portanto, contribui para o melhor funcionamento do sistema urinário.

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Chá de manjericão alivia dores

Pode prevenir, por exemplo, pedras nos rins, e aliviar dores, como a enxaqueca. Também, ajuda a evitar espasmos musculares.

Como consumir o chá de manjericão

Com 10 folhas e 1 litro de água, é possível fazer esse excelente chá.

Por fim, o manjericão pode ser facilmente encontrado no Brasil – em feiras, em mercados, em lojas de produtos naturais.

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