Estresse: Como esse sentimento pode atrapalhar a digestão

Bem-estar Equilíbrio
27 de Novembro, 2019
Estresse: Como esse sentimento pode atrapalhar a digestão

Todos nós nos estressamos em algum momento da vida, é um sentimento normal do ser humano. Contudo, quando em excesso, o estresse pode ser um grande inimigo para a saúde, trazendo diversos problemas.

Leia mais em: Como lidar com o estresse

Um dos sistemas que é afetado imediatamente quando isso ocorre é a digestão. Ao contrário do que pensam, a digestão não começa a partir do momento que a comida é mastigada, mas sim, no sistema cerebral. 

Quando você está estressado, a digestão é comprometida antes mesmo de ingerir o alimento. Com isso, o risco de desenvolver problemas digestivos, como azia e intestino permeável, é maior.

Sendo assim, o estresse compromete o peristaltismo, que é essencial para a absorção de alimentos e eliminação de resíduos. Além disso, a capacidade do corpo produzir ácido estomacal é comprometida. Se o organismo não tiver o ácido estomacal adequado, pode não ser capaz de digerir completamente todos os alimentos, principalmente proteínas.

Maneiras de aliviar o estresse antes de comer

Aqui estão algumas dicas de como se sentir mais calmo antes das refeições:

  • Tente respirar na barriga: Respirar fundo antes de se sentar para comer é essencial. Isso vai direto à fisiologia, comunicando que é hora de relaxar e se preparar para a digestão, permitindo que as enzimas digestivas e o ácido do estômago sejam ativados e iniciem o fluxo. 
  • Mastigue conscientemente: Tenha um momento para suas refeições, mastigando lentamente, assim seu corpo irá digerir melhor a comida, e você se sentirá mais relaxado.
  • Abandone as distrações: Ou seja, fique longe do celular. Isso permite a capacidade de se concentrar apenas na experiência de comer, mas também a tornar o corpo mais relaxado. Pode ser difícil no começo se está acostumado a fazer diversas tarefas enquanto come, porém, vá aos poucos e verá grandes mudanças.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas