Metabolismo: O que é e como funciona?

Alimentação Bem-estar
24 de Janeiro, 2022
Metabolismo: O que é e como funciona?

Se tem uma dúvida que sempre surge quando o assunto é emagrecer, é como acelerar o metabolismo. Mas, afinal, o que exatamente significa a expressão? Será que existe alguma “fórmula” para deixar essa função do corpo do jeitinho que queremos?

Para nos ajudar a entender todas as questões, Cris Dias conversa com a médica endocrinologista Andressa Heimbecher e com o personal trainer Ney Gomes neste episódio da segunda temporada do podcast De bem com você, da Vitat. Portanto, não perca:

Conheça os convidados

metabolismo

Andressa Heimbecher é médica endocrinologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Além disso, possui título de doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e de colaboradora no Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ney Gomes é profissional de educação física, criador de metodologias de treino e personal trainer de diversas celebridades — Gretchen e Ticiane Pinheiros, por exemplo.

O que é metabolismo e como ele funciona

A palavra já é bem batida nos consultórios, nas academias e até na internet. Mas pouca gente sabe o que ela realmente representa. “Trata-se do conjunto de reações químicas que acontecem dentro do nosso organismo. A geração de calor, a construção de músculos, o acúmulo (ou a queima) de gordura… Todos os processos que envolvem uso de energia e/ou formação de tecidos entram nesse grande grupo que a gente chama de metabolismo”, explica a médica. E isso inclui até a digestão e a respiração!

O metabolismo é genético?

Em partes, sim. Nós herdamos o chamado padrão de composição corporal — ou seja, se nossos pais são propensos ao estoque de gordura no corpo, nós provavelmente também seremos. Além disso, o gênero conta: no geral, homens tendem a apresentar um metabolismo mais “acelerado” do que as mulheres devido à maior quantidade de testosterona, um hormônio que estimula a construção muscular. “O estrogênio presente nelas é mais ‘fraco’ nesse quesito”, diz a endocrinologista.

E depois dos trinta: Nosso metabolismo “desacelera”?

Infelizmente, também pode acontecer. “Depois dessa idade, nosso próprio metabolismo tende a consumir massa magra do corpo — perdemos em torno de 1% de músculos a cada um ou dois anos”, afirma Andressa Heimbecher. E aí, já viu: menos massa muscular no corpo, menos expressiva será a queima calórica.

Como “acelerar” o metabolismo?

Mas, calma. Esses não são os únicos fatores que determinam o metabolismo. Afinal, os hábitos também entram na equação.

“Muita gente acha que não é possível alterar o metabolismo. Mas não é bem assim que acontece. Com mudanças no estilo de vida, é possível modificá-lo para que haja o emagrecimento”, diz o personal. E Andressa complementa. “O metabolismo não é, ele está. Diversos fatores influenciam em como a gente gasta energia”, ela diz. Veja alguns:

  • Porcentagem de massa magra: quanto mais músculos presentes no corpo, mais “acelerado” é o metabolismo. Portanto, mais calorias são queimadas — mesmo em repouso;
  • Prática regular de atividades físicas;
  • Boa alimentação: evitando açúcar, industrializados e ultraprocessados, e priorizando ingredientes naturais;
  • Sono de qualidade;
  • Ingestão adequada de água;
  • Exames em ordem: afinal, os hormônios têm um papel fundamental no metabolismo. Tireoide, glândulas suprarrenais, pâncreas e hipófise precisam estar funcionando adequadamente.

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o Tecnonutri

O Tecnonutri é um aplicativo que vai além da perda de peso. Ou seja, é uma plataforma completa para cuidar da alimentação, do corpo e da mente. Com ele, você pode personalizar seus cardápios e ser acompanhado por profissionais credenciados.

O plano alimentar oferecido pelo Tecnonutri favorece um emagrecimento duradouro (sem efeitos sanfona) e está disponível para Android e iOS. Descubra abaixo alguns dos benefícios da plataforma Tecnonutri:

  • Cardápios e sugestões alimentares com base nas suas preferências, com orientações exatas do que você pode e quanto deve comer para emagrecer de forma saudável;
  • Chat para conversar com especialistas do Tecnonutri, solucionar suas dúvidas e receber dicas individuais 60 horas por semana;
  • Lives com psicólogas e nutricionistas para te ajudar com ansiedade, compulsão, estresse e outros problemas emocionais que afetam diretamente o processo de emagrecimento;
  • Videoaulas com sugestões de exercícios para se manter ativo e acelerar resultados sem precisar de aparelhos ou sair de casa;
  • Receitas práticas para variar suas refeições com muito sabor e sem medo de engordar.

Ficou interessado? Faça sua avaliação gratuita no site do Tecnonutri.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!