Quanto tempo demora a digestão dos alimentos?

22 de janeiro, 2021

O corpo humano leva algum tempo para fazer a digestão completa dos alimentos, mais especificamente, até 72 horas para ser digerido por completo. Ou seja, a digestão dos alimentos consumidos em um dia pode levar até 3 dias para ser inteiramente realizada.

No entanto, essa é apenas uma média, pois o tempo exato da digestão varia conforme o corpo e o metabolismo de cada pessoa. Não só, diferentes alimentos levam tempos diferentes para serem digeridos, e problemas relacionados à digestão podem impactar a velocidade com que o corpo processa os nutrientes.

Leia mais: Comer frutas depois da refeição ajuda ou atrapalha a digestão?

Por que a digestão leva tanto tempo?

A digestão pode levar dias, pois é um processo complexo. No entanto, a princípio, os alimentos consumidos se movimentam rapidamente assim que chegam no aparelho digestivo. Por isso, em apenas 8 horas, os alimentos se deslocam entre o estômago (por onde passam primeiramente e onde a comida entra em contato com o ácido gástrico), o intestino delgado (localizado entre o estômago e o cólon) e, posteriormente, chegam ao intestino grosso, também chamado de cólon.

No intestino delgado, os alimentos entram em contato com outros líquidos digestivos, com a bile e com enzimas digestivas advindas do pâncreas e do fígado.

Porém, a porção mais demorada do processo digestivo se dá no intestino grosso, onde os alimentos permanecem por mais tempo. Uma vez que os alimentos chegam ao intestino grosso, eles podem permanecer ali por mais de uma dia inteiro, onde serão melhor digeridos. Ainda, é também no intestino grosso que a água dos alimentos é absorvida pelo corpo.

Por fim, quando os nutrientes e a água já foram devidamente absorvidos, a digestão está completa e os excedentes serão liberados (excretados) por meio das fezes, pelo reto.

Ainda, é importante lembrar que existem alimentos de digestão lenta, que podem provocar a má digestão, e alimentos de digestão rápida, ou seja, que são facilmente digeridos, como as frutas, os legumes, as leguminosas e mais. Por isso e por outros fatores, o tempo de digestão pode variar. Não só, doenças digestivas, como a doença de Crohn, a diverticulite e a síndrome de intestino irritável, podem tornar o processo digestivo ainda mais demorado.

Leia também: Quer um intestino saudável? Evite esses alimentos

Quanto tempo demorada para digerir cada grupo alimentar

Diferentes grupos de alimentos possuem diferentes tempos de digestão. Sendo assim, o grupo dos carboidratos é aquele que é digerido mais rapidamente, levando em média apenas cerca de 2 horas.

  • Cereais: de 60 a 80 minutos
  • Mel: de 60 a 90 minutos

Já as proteínas podem levar de 2 a 4 horas para serem digeridas. Sendo assim, ovos, por exemplo, podem levar de 120 a 180 minutos, em média, para ter sua digestão feita pelo corpo. Os queijos mais frescos, como minas frescal, podem levar até 90 minutos. Porém, queijos rígidos são digeridos em até 300 minutos.

Por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas, podem levar até 8 horas para serem completamente assimiladas pelo corpo humano.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo