4 hábitos alimentares para perder gordura abdominal conforme envelhecemos

14 de janeiro, 2022

Você sabia que nem toda gordura presente no nosso corpo é criada da mesma forma? Na verdade, existem três tipos de gorduras no organismo, que são estocadas de maneiras diferentes. Por exemplo, aquela localizada na região abdominal geralmente é a visceral (ou seja, que fica entre os órgãos), muito conhecida por ser prejudicial à saúde. É por isso que buscar saber como perder gordura abdominal vai muito além da estética.

Infelizmente, conforme envelhecemos, há mais chance de termos gordura visceral. Contudo, a boa notícia é que os hábitos saudáveis adotados durante a vida são a chave para diminuir o risco do problema. Confira alguns que você pode priorizar já para prevenir doenças no futuro:

Como perder gordura abdominal?

1 – Evite açúcar em excesso

Cortar esse ingrediente do cardápio, ou apenas diminuir o seu consumo (evitando refrigerantes e guloseimas) é uma maneira eficiente de perder a gordura da barriga à medida que envelhecemos.

Isso porque um estudo publicado no Journal of Nutrition descobriu que o consumo regular de bebidas açucaradas estava associado a um aumento no volume da gordura abdominal em adultos.

Leia também: Posso fazer jejum intermitente todos os dias? Especialista responde

2 – Investigue suas calorias

Ao fim do dia, você tem noção de quantas calorias comeu? A ideia aqui não é contar exatamente cada unidade ingerida — e muito menos usar isso para restringir radicalmente o que você consome.

Mas a questão é que muita gente acha que tem uma dieta saudável, mas ultrapassa as quantidades diárias sem nem desconfiar (seja porque fica beliscando durante o dia, ou porque não sabe quais são as porções ideais de cada macronutriente).

Fazer isso pode te ajudar a descobrir se você precisa da ajuda de um nutricionista para adequar melhor o cardápio.

3 – Aposte nos grãos integrais

Não, você não precisa abandonar o tão amado pãozinho. Entretanto, invista em versões mais nutritivas, como as feitas com farinha de trigo integral e outros cereais — seu consumo também está relacionado a um menor volume abdominal. O mesmo vale para as massas, os biscoitos e o arroz.

Leia também: 10 dicas práticas para emagrecer e manter o peso perdido em 2022

4 – Como perder gordura abdominal: Não faça do jantar uma refeição pesada e calórica

Tente consumir a maior parte das calorias do dia antes do jantar. A insulina, hormônio que ajuda a equilibrar os níveis de glicose (isto é, açúcar) no sangue, costuma ser mais eficaz nas primeiras horas do dia.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.