Barriga de Chope: entenda como o consumo de álcool provoca gordura localizada

Bem-estar Saúde
28 de Dezembro, 2022
Barriga de Chope: entenda como o consumo de álcool provoca gordura localizada

Certamente você já viu uma barriga de chope. Ela é caracterizada por ter um formato arredondado, rígido e afeta tanto as pessoas que estão fora do peso, como também aquelas que estão magras. Em época de férias e de festas, o álcool pode ser o vilão da dieta e jogar fora todo o esforço construído com alimentação e exercícios. Continue lendo e entenda como o consumo de álcool provoca gordura localizada.

Leia também: Por que você deve apostar na musculação para perder barriga

Afinal, o que é barriga de chope? 

A famosa barriga de chope nada mais é do que gordura abdominal visceral acumulada provocada pelo consumo exagerado de álcool. Geralmente, essa gordura tem um aspecto rígido e desproporcional ao restante do corpo. 

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibraf), 55% dos brasileiros com mais de 18 anos de idade consomem bebidas alcoólicas, sendo que 32% desse número consomem de forma semanal. Os números confirmam algo que conseguimos identificar facilmente nas festas e celebrações: bebidas como cerveja, chope e caipirinhas estão sempre presentes e são muito procuradas. O problema é que, de fato, o álcool é eficiente em promover o aumento de gordura, e isso acontece de diversas formas no nosso organismo.

Confira a seguir quais são as principais formas:

  • Álcool e açúcar: o consumo do álcool é transformado em açúcar no corpo, modificando o metabolismo e deixando-o mais lento;
  • Alto teor de calorias: as bebidas alcoólicas são ricas em calorias e também sobrecarregam o fígado. Para se ter uma ideia, apenas 1 g de álcool tem 7 calorias;
  • Acompanhamentos do álcool: quase sempre, o consumo de bebidas alcóolicas vem junto com o consumo de petiscos nada saudáveis como alimentos processados, frituras ou itens ricos em carboidratos;
  • Aumenta o apetite: ao consumir bebidas alcoólicas, instantaneamente, nosso cérebro é alterado para o “modo fome”, o que explica o aumento de apetite. Além disso, ele também é responsável por desregular os hormônios que causam saciedade.

Assim, se você foi disciplinado na rotina de exercícios e alimentação, saiba que o álcool pode colocar tudo a perder.

Leia também: Perder gordura abdominal: 11 dicas para secar a barriga

Saiba mais sobre gordura visceral

Embora excesso de qualquer tipo de gordura possa ser perigoso, a visceral, também causada pelo consumo de álcool, pode ser um grave fator de risco para:

  • Resistência à insulina, intolerância à glicose e diabetes.
  • Colesterol e pressão alta.
  • Doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
  • Alguns tipos de câncer.

Por fim, para reduzir a gordura visceral, não tem segredo. É preciso combinar uma alimentação saudável com exercícios físicos que ajudam a eliminar esse tipo de gordura. 

Infelizmente, não podemos dizer ao corpo de onde exatamente gostaríamos de perder medidas. Então, para queimá-la, não adianta focar em exercícios para a barriga. Dessa maneira, é preciso se concentrar em queimar gordura de todos os lugares.

Leia também: Barriga de estresse: saiba o que é e como perdê-la

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.