Por que você deve apostar na musculação para perder barriga

Bem-estar Movimento
29 de Novembro, 2022
Por que você deve apostar na musculação para perder barriga

Muita gente inicia a prática de atividades físicas com o intuito de diminuir a circunferência abdominal. E aí, passa horas na esteira e faz inúmeras repetições de exercícios abdominais achando que essas são as melhores formas de atingir o objetivo. Mas você sabia que a musculação pode ser uma grande aliada para perder barriga?

Isso mesmo! A profissional de Educação Física e personal trainer Joicy Vanessa explica que a musculação contribui muito para o processo de emagrecimento. Isto é, a diminuição do percentual de gordura do corpo como um todo, incluindo aquela localizada na região abdominal.

“Todo exercício físico gera a queima calórica, e tendo em vista que na musculação você executa os movimentos utilizando uma sobrecarga externa (como halteres e aparelhos), esse gasto aumenta ainda mais”, diz.

Além disso, ela ressalta que, por meio da musculação, estimulamos o crescimento da massa muscular. Assim, quanto maior o volume de músculos no corpo, maior será o nosso gasto energético durante o dia, favorecendo a perda de peso.

Leia também: Como aumentar os resultados da academia no corpo

Por que os abdominais não são melhores que a musculação para perder barriga?

De acordo com a especialista, os abdominais focam mais em fortalecer, tonificar e hipertrofiar a musculatura do abdômen. Ou seja, eles podem até deixar a região mais “durinha”, mas se você possui uma camada de gordura generosa no local, dificilmente os resultados aparecerão só com esse tipo de movimento.

“Não existe, aliás, nenhum exercício que irá fazer você queimar gordura em um lugar específico. Então, quando realizamos treinamentos resistidos como a musculação, ou aeróbicos de média a alta intensidade, eles auxiliam na queima de gordura de todo o seu corpo — incluindo braços, pernas e abdômen.”

Leia também: Lesão por esforço repetitivo (LER): Como tratar e evitar

O que mais ajuda a secar a barriga?

Joicy Vanessa diz que uma estratégia que funciona é conciliar os treinos de musculação com os de HIIT (treino intervalado de alta intensidade) e com aeróbicos moderados (com caminhada, corrida e pedal).

“Uma dica é realizar a musculação em um período do dia, e no outro fazer o HIIT ou o aeróbico. Para quem tem o dia a dia corrido, pode optar pela musculação primeiro e, em seguida, fazer o aeróbico.”

Por fim, ela lembra que para ter êxito nos resultados, é imprescindível seguir uma alimentação saudável, minimamente processada e com déficit calórico — isto é, gastar mais calorias do que consome.

Fonte: Joicy Vanessa, profissional de Educação Física e personal trainer.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Confira dicas eficientes de como manter uma alimentação saudável em viagens
Alimentação Bem-estar

7 dicas para manter a alimentação equilibrada em viagens

Saiba como escolher alimentos saudáveis, planejar suas refeições e evitar exageros, sem abrir mão do prazer gastronômico na viagem

corrida ou natação
Bem-estar Movimento

Corrida ou natação: o que é melhor para a saúde cardiovascular?

Independentemente de qual modalidade você escolher, a regularidade é essencial para a saúde cardiovascular