4 receitas para perder barriga e otimizar a queima de gordura!

Alimentação Bem-estar Receitas
23 de Agosto, 2022
4 receitas para perder barriga e otimizar a queima de gordura!

A gordura abdominal pode ser o local mais difícil de secar durante o emagrecimento. Isso porque esse processo envolve alguns fatores que nem sempre dependem da nossa vontade — é o caso da genética, por exemplo. Mas a boa notícia é que algumas receitas podem ajudar quem pretende perder barriga! Entenda melhor:

Por que a gordura abdominal pode ser mais perigosa?

Você sabia que nem toda gordura presente no nosso corpo é criada da mesma forma? Na verdade, existem três tipos de gorduras no organismo, que são estocadas de maneiras diferentes. Por exemplo, aquela localizada na região abdominal geralmente é a visceral (ou seja, que fica entre os órgãos), muito conhecida por ser prejudicial à saúde. É por isso que buscar saber como perder gordura abdominal vai muito além da estética.

A questão é que não podemos dizer ao nosso corpo qual parte ele deve “secar” durante a perda de peso. Na verdade, a barriga pode ser o último local a diminuir.

Mas a boa notícia é que alguns hábitos podem ajudar quem tem esse objetivo! Antes de partirmos para as receitas para perder barriga, que tal fazer uma check list e entender se você está do lado do seu corpo na meta?

Leia também: 5 receitas para ganhar massa muscular

Além das receitas: hábitos alimentares para perder barriga

Evite açúcar em excesso

Cortar esse ingrediente do cardápio, ou apenas diminuir o seu consumo (evitando refrigerantes e guloseimas), é uma maneira eficiente de perder a gordura da barriga.

Isso porque um estudo publicado no Journal of Nutrition descobriu que o consumo regular de bebidas açucaradas estava associado a um aumento no volume da gordura abdominal em adultos.

Aposte nos grãos integrais

Não, você não precisa abandonar o tão amado pãozinho. Entretanto, invista em versões mais nutritivas, como as feitas com farinha de trigo integral e outros cereais. O mesmo vale para as massas, os biscoitos e o arroz.

Isso porque além de serem melhores opções para quem quer emagrecer, tais itens são ricos em fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino — e todo mundo sabe que a prisão de ventre contribui para um maior volume abdominal.

Beba líquidos

A água é essencial para diversas funções do nosso organismo. Uma delas é evitar a retenção de líquidos, característica que causa inchaço.

Leia também: Como montar uma marmita saudável, como a de Cesar Tralli

Receitas para perder barriga

Primeiramente, vale lembrar: nenhum alimento ou receita, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer. Mas se ele estiver dentro de um cardápio saudável e equilibrado, pode ajudar, sim, a queimar a gordura abdominal. Portanto, além de comer bem e praticar atividade física com frequência, tente investir nas seguintes receitas para perder barriga:

Overnight oats

receitas para perder barriga

A aveia é um carboidrato que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa, ou “colesterol ruim”) e é rica em proteínas e fibras, que auxiliam a digestão. O cereal tem ainda a vantagem de manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados, prevenindo picos e quedas glicêmicas que são associados ao aumento de peso.

A overnight oats é uma receita americana que utiliza “aveia amanhecida”. Ela é bem simples e prática, mas para funcionar, é preciso que seja feita com uma certa antecedência. O próprio nome já diz: overnight oats, se traduzido literalmente para o português, significa aveia de um dia para o outro. O ideal é juntar todos os ingredientes antes de dormir, levar à geladeira e comer na manhã do dia seguinte.

Ingredientes:

  • 1 col (sopa) aveia em flocos finos;
  • 4 col (sopa) leite vegetal;
  • 1 unidade média de banana nanica;
  • 1 pote de iogurte grego light tradicional.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a aveia embebida em leite, a banana e o iogurte grego. Depois, adicione mais um pouco de aveia e banana e deixe descansar na geladeira durante a noite. Por fim, basta retirar da geladeira pela manhã e comer.

Você pode incrementar ainda mais a sua receita e colocar toppings na overnight oats. O legal é adicionar morangos, mirtilos e uvas-passa, por exemplo, pela manhã. Assim, as frutas estão frescas e prontas para o consumo.

Suco verde

receitas para perder barriga

A couve é uma boa fonte de minerais como fósforo e ferro (que combate anemia), além de ser importante para os músculos e os ossos e também um poderoso antioxidante. Além disso, o alimento concentra poucas calorias e é rico em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão a sensação de saciedade.

O suco de couve, aliado com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, ajuda, sim, a chegar na sua meta de peso. Então, comece a aproveitar os benefícios de saúde e emagrecimento dessa verdura em seu dia-a-dia!

Ingredientes:

  • 2 copos grandes de chá-verde;
  • 2 folhas de couve-manteiga;
  • 1/2 maçã verde com casca;
  • 3 talos de aipo verde com folhas;
  • 1 col (sopa) de salsinha;
  • Suco de 1/2 limão;
  • Capim limão e hortelã a gosto.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Receitas para perder barriga: sopa verde detox

receitas para perder barriga

Primeiramente, a sopa verde é uma ótima fonte de vitaminas, bem como antioxidantes, que estão presentes nas folhas verdes, seu ingrediente principal. Ainda, ela pode ser considerada uma refeição detox, pois suas propriedades ajudam a “limpar” o corpo.

Ingredientes:

  • Metade de um maço de couve;
  • Meio maço de escarola;
  • Espinafre;
  • Salsão;
  • Abóbora japonesa;
  • Chuchu;
  • Abobrinha;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Cozinhe todos os ingredientes na água até que estejam bem macios e, em seguida, bata-os no liquidificador. Então, retorne o líquido para a panela e tempere — se precisar, adicione mais água. Você pode colocar uma fonte de proteínas como frango desfiado para deixar a refeição ainda mais completa.

Pudim de chia

O pudim de chia é uma ótima opção de café da manhã e lanche. Além de ser fácil de fazer, ele é nutritivo e vegano – não contém produtos de origem animal. É uma fonte de fibras, por isso ajuda na digestão e promove saciedade. Sendo assim, também atua no controle da fome.

Basicamente, ele é feito a partir das sementes de chia, ricas em fibras e gorduras boas. Dessa forma, o “pudim” também é fonte desses nutrientes.

Ingredientes:

  • 5 col (sopa) de sementes de chia;
  • 200ml de leite vegetal de sua preferência;
  • Geleia de morango natural (sem açúcar).

Modo de preparo:

Primeiramente, em um copo ou uma tigela de sobremesa, adicione o leite de sua escolha e junte as sementes de chia. Em seguida, misture bem os dois com uma colher e deixe a mistura descansar por cerca de 5 minutos. Então, mexa mais uma vez e leve à geladeira por no mínimo duas horas. Por fim, finalize com a geleia e consuma.

Leia também: Bater whey com arroz cozido ajuda a ganhar massa muscular?

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros