Macarrão integral é a melhor opção para quem quer emagrecer?

Alimentação Bem-estar
08 de Julho, 2022
Macarrão integral é a melhor opção para quem quer emagrecer?

Quem não abre mão do querido macarrão, mas tem o objetivo de emagrecer, fica em dúvida se deve trocar a versão refinada pela integral. Realmente, ela pode carregar mais fibras e ser mais interessante em um cardápio saudável, mas é importante combinar o alimento com fontes de outros nutrientes importantes, como a proteína. Saiba mais sobre o assunto a seguir:

O que é o macarrão integral?

Geralmente, o macarrão integral é feito substituindo a farinha de trigo branca, isto é, refinada, pela integral. Ele é rico sobre tudo em carboidratos.

Vamos entender melhor: carboidrato refinado é um termo genérico geralmente usado para descrever carboidratos que tiveram a maior parte de seu valor nutricional removido durante o processo de fabricação.

Para ser mais específico, carboidratos refinados ​​geralmente são usados ​​em referência a grãos e produtos derivados de grãos. Grãos refinados, então, têm uma definição precisa: qualquer grão (como arroz branco) ou produto derivado de grãos (como pão) que não seja feito de grãos integrais.

Em sua forma natural e completa, sementes de grãos ou grãos consistem em três partes: o farelo (a camada externa resistente), o germe (o minúsculo núcleo denso em nutrientes) e o endosperma (a maior parte do amido). Em grãos integrais, todo o grão foi deixado intacto, como no arroz integral. Também, nos produtos feitos a partir de farinhas de grãos integrais, como farinha de trigo integral, a farinha é moída a partir desses grãos intactos. Portanto, contêm farelo, gérmen e endosperma.

Já os grãos refinados tiveram o farelo e o germe removidos durante o processamento, deixando apenas o endosperma amiláceo. Esse processo produz uma textura mais fina e uma cor mais clara – resultando em carboidratos macios que também têm uma vida útil prolongada.

Leia também: Sucos emagrecedores: como usá-los corretamente na dieta

Macarrão integral é melhor que o refinado?

Ou seja, o macarrão integral carrega mais fibras do que aquele feito com a farinha de trigo branca — além de também possuir quantidades um pouco maiores de vitaminas e minerais. Por isso, pode-se dizer que ele é mais nutritivo.

As fibras são importantes porque melhoram o trânsito intestinal e aumentam o bolo alimentar — garantindo mais saciedade. Além disso, elas ajudam a evitar picos de glicemia (açúcar no sangue), fazendo com que a fome demore mais a chegar.

A conclusão, então, é que o macarrão integral talvez seja a melhor opção. Mas se você não gosta muito dele, não precisa se preocupar. É possível, por exemplo, combinar o ingrediente refinado com legumes, verduras e folhas, para garantir mais fibras durante a refeição.

Outro ponto importante para os dois casos é atentar-se às proteínas. Inclua sempre alguma fonte de boa qualidade, como frango sem pele, ovos ou carnes magras, para que o prato fique completo. Um nutricionista poderá auxiliá-lo nessa escolha.

Leia também: Melhores alimentos para derreter gordura

Como comprar?

Via de regra, a maioria dos produtos integrais conterá a palavra “integral” primeiro no rótulo de ingredientes – como farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral. Se apenas disser “farinha de trigo” ou “farinha de centeio”, significa que provavelmente foi refinado. Às vezes, alimentos como pão integral ou macarrão integral indicam “100% de grãos integrais” na embalagem.

É claro que muitos produtos conterão grãos integrais e refinados. Nesses casos, a colocação do grão integral ou da farinha integral na lista de ingredientes indica a quantidade relativa no produto. Se você estiver procurando um produto principalmente de grãos integrais, a farinha de grãos integrais deve ser a primeira na listagem.

Por fim, é uma boa ideia também dar uma olhada nos dados nutricionais para ver quantas fibras e proteínas há no produto se quiser ter certeza de que está recebendo alguns nutrientes.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.