Alimentos com fibras ajudam a melhorar resposta à imunoterapia

Alimentação Bem-estar Saúde
30 de Março, 2022
Alimentos com fibras ajudam a melhorar resposta à imunoterapia

É comum que pacientes com algum tipo de câncer sofram com uma queda na imunidade, principalmente depois de sessões de quimioterapia. Justamente por estar mais vulnerável, o indivíduo tem mais propensão a adoecer. Nesse momento, o aparecimento de uma infecção considerada comum, por exemplo, pode evoluir para um quadro mais grave. Por isso, é de extrema importância buscar formas de fortalecer o sistema imunológico do paciente. Recentemente, um estudo descobriu que alimentos com fibras ajudam a melhorar a resposta à imunoterapia.

Acima de tudo, por meio da imunoterapia, o corpo do paciente é estimulado a se defender. Os anticorpos passam, sobretudo, a reconhecer e rejeitar as células do câncer. “A primeira neoplasia que foi lançada em imunoterapia foi melanoma. Então, a gente tem pacientes com melanoma vivos há mais de 10 anos, tendo feito imunoterapia em fases finais de vida, depois que não tinham respondido a todos os tratamentos e, hoje, estão vivos”, declara a oncologista Rita Costamilan em entrevista ao Medical TV.

O melanoma representa apenas 1% dos casos de câncer de pele, mas é a causa da maioria das mortes pela doença, de acordo com o Oncoguia. Um estudo, liderado pela Universidade do Texas e pelo Instituto Nacional de Saúde, foi publicado na revista Science e apontou que pacientes com melanoma que seguiam uma dieta rica em fibras tiveram uma melhor resposta à imunoterapia em comparação com aqueles que consumiam poucas fibras.

O estudo

Primeiramente, os pesquisadores avaliaram os hábitos alimentares e os perfis da microbiota fecal de pacientes com melanoma — além de terem realizado estudos pré-clínicos. Como resultado, eles perceberam que os indivíduos que mantinham uma dieta rica em fibras tiveram um melhor resultado na imunoterapia. Por outro lado, os participantes que consumiam uma quantidade menor de fibras não conseguiram uma resposta tão satisfatória.

Isso se deve ao fato de que as fibras ajudam a estimular o sistema imune. Diversos estudos já provaram os benefícios do consumo de alimentos com fibras para esse processo do organismo. Em 2018, por exemplo, uma pesquisa publicada na revista Immunity revelou que a microbiota intestinal tem a função de regular a resposta imune a infecções. As fibras, por sua vez, têm o poder de modular o sistema imunológico a partir da própria microbiota, já que os microorganismos do intestino se alimentam delas.

Importância de alimentos com fibras

O consumo adequado de fibras traz diversos benefícios para a saúde. Esses compostos ajudam a aumentar a sensação de saciedade, além de diminuírem o nível de glicose no sangue. Eles também têm uma grande importância para o bom funcionamento do intestino. Tanto as fibras solúveis, quanto as insolúveis são boas para serem consumidas.

Veja alguns exemplos de alimentos ricos em fibras:

Outras pesquisas descobriram, ainda, 1que as fibras podem prevenir doenças do coração e diabetes. Apresentado na Conferência de Cardiologia do Oriente Médio do American College of Cardiology, em Dubai, um estudo mostrou que os pacientes que fizeram uma dieta rica em fibras tiveram melhorias significativas em sua saúde, incluindo na glicemia em jejum, na pressão arterial e no colesterol.

Além disso, as fibras também atuam na prevenção do surgimento de acne. Justamente por colaborarem para o bom funcionamento do sistema digestivo, as fibras previnem o aparecimento de inflamações no rosto e, consequentemente, a manifestação de espinhas na pele.

Durante a pandemia de Covid-19, um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que o consumo de fibras poderia diminuir o impacto do vírus no organismo. De forma geral, os pesquisadores constataram que compostos produzidos no intestino a partir da fermentação de fibras alimentares ajudaram a reduzir inflamações em pacientes com a doença.

Leia mais: Intestino e saúde: Entenda a relação e veja qual a importância das fibras para a microbiota

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade