Fibras insolúveis: O que são, benefícios e exemplos

Alimentação Bem-estar
22 de Novembro, 2021
Fibras insolúveis: O que são, benefícios e exemplos

As fibras, ingredientes naturais de frutas, hortaliças e cereais, melhoram a vida em diversos aspectos e contribuem até para o controle do peso. Isso porque elas ajudam a manter os órgãos viscerais regulares e fazem com que você se sinta satisfeito por mais tempo. Além disso, uma dieta rica em fibras também tem sido associada a taxas mais baixas de câncer de cólon, de doenças do coração e até de diabetes. Mas você sabia que elas podem ser divididas em fibras solúveis e insolúveis? Entenda, então, um pouco melhor sobre essa última categoria:

Fibras solúveis e insolúveis: Diferenças

As fibras são partes indigestíveis dos vegetais — ou seja, não são digeridas pelo nosso corpo. Elas são divididas em dois tipos principais: de um lado, as solúveis, que se dissolvem facilmente na água e produzem uma espécie de gel no intestino (facilitando o funcionamento do órgão); por outro lado, as insolúveis, que não se dissolvem na água e passam intactas pelo trato gastrointestinal.

Consumir ambas as formas de fibras é essencial para a manutenção da nossa saúde. Dessa forma, elas geralmente são encontradas em vegetais e carboidratos complexos (como os grãos integrais), que carregam os dois grupos (em menores ou maiores quantidades, dependendo do caso).

Leia também: Falta de fibras na alimentação: Sinais que o organismo dá

Para que servem as fibras insolúveis?

Por não se dissolverem, as fibras insolúveis não carregam calorias. Além disso, por passarem intactas por todo o sistema digestivo, elas aumentam o volume fecal e melhoram o aspecto das fezes, sem contar que absorvem fluidos e outros produtos da digestão (alguns até tóxicos para o organismo).

A presença dessa substância no corpo acelera os movimentos intestinais, ajudando a prevenir a constipação. Desse modo, as fibras insolúveis também são boas aliadas contra as hemorroidas e outras doenças relacionadas.

Por fim, vale ressaltar outro importante benefício delas: por deixarem o bolo alimentar maior (mas sem calorias) e baixarem o índice glicêmico dos alimentos (rapidez com que certos ingredientes são transformados em açúcar no sangue), elas contribuem para a sensação de saciedade e são importantes para quem busca perder peso. Desse modo, também diminuem os riscos de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

Leia também: Alimentos ricos em fibras que você precisa consumir

Melhores fontes

As melhores fontes de fibras insolúveis são:

Referência: Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad); Fibra Solúvel e Insolúvel: Qual a Diferença?Agosto de 2017. Disponível em: https://www.anad.org.br/fibra-soluvel-e-insoluvel-qual-e-a-diferenca/.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor