Alimentos ricos em fibras que você precisa consumir

Alimentação Bem-estar
12 de Agosto, 2019
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Alimentos ricos em fibras que você precisa consumir

As fibras, ingredientes naturais de frutas, hortaliças e cereais, melhoram a vida em diversos aspectos e combatem uma série de doenças. Assim, ela ajuda a manter as vísceras regulares, reduz naturalmente o colesterol LDL e, sim, faz com que você se sinta mais satisfeito por mais tempo. Dessa maneira, dietas ricas em fibras também têm sido associadas a taxas mais baixas de câncer de cólon. Mas, você sabe quais são os alimentos ricos em fibras?

Não à toa, os profissionais de saúde ficam desapontados quando pesquisas indicam que o consumo desses compostos está aquém do ideal. Por exemplo, é o caso de um levantamento feito pelo Ibope a pedido da farmacêutica Takeda. Mas, não sabe por onde começar a ingerir mais fibras? Assim, aqui estão 10 alimentos ricos nessa maravilha:

Alimentos ricos em fibras

Alcachofra

A grande quantidade de fibras presentes no alimento pode ajudar no processo de emagrecimento, já que aumentam a sensação de saciedade e diminuem a vontade de comer.

Lentilha

lentilha Alimentos ricos em fibras

Você terá toneladas de fibra e proteína em cada xícara deste alimento. Mas, a fibra contida na lentilha melhora o trânsito intestinal, excelente para quem possui intestino “preso”, reduz inchaço na região abdominal, estabiliza o açúcar no sangue. Além disso, reduz colesterol por sua capacidade de conter algumas gorduras no organismo por essas fibras.

Alimentos ricos em fibras: feijão preto

Feijão preto têm altas concentrações de fibra solúvel, que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Ou seja, a fibra solúvel atrai a água se transformando em um gel durante a digestão. Pois, isso faz com que a fibra insolúvel acrescente massa de comida para ajudar a passar pelo sistema digestivo mais rápido, baixando o nível de colesterol no sangue ajudando a melhorar a função das paredes e artérias, o que pode prevenir ataques cardíacos e derrames.

Massa integral

A massa é um alimento surpreendentemente rico em fibras – se for preparada da maneira correta. Assim, pegue sua massa de trigo integral e misture com duas xícaras de legumes cozidos, além de molho de tomate ou azeite de oliva e limão, e você terá uma refeição rica em fibras.

Framboesa

Uma xícara de framboesas contém oito gramas de fibra dietética, um terço da recomendação diária. Essa fibra enfraquece o açúcar no sangue e apoia a boa saúde digestiva. Além disso, a fibra ajuda as bactérias benéficas do intestino a florescer. 

Leia também: 7 motivos para incluir a framboesa na sua dieta

Grão-de-bico

Cada 100g de grão-de-bico contém 6g de fibras, sendo em sua maioria as do tipo solúveis, que ajudam de forma eficaz o organismo a eliminar açúcares, gorduras e colesterol.

Alimentos ricos em fibras: Pera

Muita gente associa fibras ao consumo de maçã, mas a pera é uma das frutas que possui maior teor de fibras. Assim, são cerca de 2,5 g para uma unidade. 

Abacate

Queridinho da vez, o abacate  é grande fonte de fibra, uma colher de sopa tem cerca de 2 g de fibras e uma fruta inteira tem cerca de 10 g.

Amora

Como as framboesas, as amoras são um alimento rico em fibras que você deve ter em seu repertório. Dessa maneira, frescas ou congeladas, você pode comê-la em iogurte, como parte de uma salada de frutas, ou in natura.

Alimentos ricos em fibras: amendoim

Essa oleaginosa é fonte de fibras, que demoram mais tempo para ser digeridas, prolongando o efeito de saciedade. 

Leia também: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta

https://youtu.be/9dIpycXDCnA

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo