Melhor tipo de aveia: farinha, em grãos, farelo ou flocos finos?

Alimentação Bem-estar
27 de Junho, 2022
Melhor tipo de aveia: farinha, em grãos, farelo ou flocos finos?

A aveia é um alimento bastante versátil, conhecido, sobretudo, por conta da forte presença de fibras e por ser, consequentemente, uma ótima opção para o bom funcionamento do intestino. Ela pode ser utilizada na preparação de vitaminas, shakes, bolos, panquecas e até como um topping em uma salada de frutas ou iogurte. Além disso, existem diversas formas da aveia disponíveis no mercado, como farinha, em grãos ou em flocos finos. Cada uma delas possui especificidades e é indicada para diferentes receitas. Mas, afinal, há um melhor tipo de aveia para a saúde?

De acordo com a nutricionista Lívia Morais, existem quatro tipos de aveia: flocos finos, flocos grossos, farelo de aveia e farinha de aveia. As diferenças entre os tipos de aveia se dão por conta dos processos de produção e dos valores nutricionais. 

“A aveia em flocos finos é o grão da aveia inteiro prensado que passou por um processo de moagem, por isso os flocos são menores. Já a aveia em flocos grossos não passa por moagem. O farelo de aveia é oriundo da casca do grão da aveia processado. E a farinha de aveia é a moagem da parte interna do grão e, assim, mantém mais os carboidratos e não tem as fibras presentes na casca”, explica a profissional.

Qual o melhor tipo de aveia?

Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.

Além de ser rico em fibras solúveis, o farelo de aveia também fornece doses significativas de vitaminas E, K e do complexo B. Também é fonte de proteínas e minerais. Tais nutrientes geram benefícios, por exemplo, fortalecimento da imunidade e proteção do coração. O farelo de aveia ainda mostra ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento. Isso porque ele beneficia a flora intestinal e tem pouquíssimas calorias. 

A água de aveia ganhou popularidade, sobretudo, ao ser vista como uma facilitadora para emagrecer. Entretanto, não existe nenhuma comprovação científica de que a bebida por si só seja eficaz para a perda de peso.

A nutricionista também revela que todos os tipos de aveia ajudam na saúde do corpo: “Ela regula o intestino, reduz o colesterol ruim, proporciona saciedade (o que é super interessante para quem quer emagrecer) e ajuda a controlar a glicose.”

Leia também: Smoothie de morango e aveia para emagrecer; aprenda a preparar

Como consumir?

Não é difícil inserir a aveia nas refeições do dia a dia. Ela pode ser consumida tanto in natura quanto como ingrediente para alguma receita de café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo. 

“As pessoas costumam utilizar em receitas de bolos, muffins, panquecas, massas, e muito mais. Além disso, outra forma fácil de adicionar a aveia na dieta é colocar uma porção no iogurte”, recomenda Lívia.

Veja algumas formas de consumi-la:

Receitas

Aveioca – receita com o melhor tipo de aveia

Suco de maçã com aveia

Ingredientes

  • Uma col (sopa) de aveia em flocos;
  • 1 copo de água;
  • 1 unidade média de maçã fuji.

Modo de preparo

Primeiramente, bata tudo no liquidificador. Em seguida, coe, caso necessário.

Fonte: Lívia Morais, nutricionista

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais