Dieta OMAD: A versão extrema do jejum intermitente

4 de outubro, 2019

Se você segue as tendências de perda de peso, provavelmente já ouviu falar sobre o jejum intermitente, uma estratégia nutricional caracterizada por períodos alternados de jejum e alimentação regular, a fim de melhorar a composição corporal e a saúde geral. A dieta OMAD, no entanto, leva essa metodologia ao extremo.

OMAD é a sigla para o termo em inglês One Meal a Day, que significa uma refeição por dia. A ideia é jejuar por 23 horas seguidas e consumir uma refeição em uma janela de 60 minutos. 

Como fazer a dieta OMAD 

Como muitas dietas, a OMAD tem uma série de regras.  A única refeição deve ser feita no mesmo período todos os dias. É possível beber água durante o jejum de 23 horas, assim como café e chá sem açúcar ou adoçante. 

Você também deve consumir a única refeição em uma quantidade comum, não em uma porção maior do que a de costume. Fora isso, seus seguidores podem (em teoria) comer o que quiserem.

Essa é a vantagem da dieta OMAD: com esse jejum intermitente, não é preciso contar calorias ou se preocupar com o perfil nutricional exato dos alimentos que ingere, desde que fique 23 horas sem comer. 

Por que comer só uma vez por dia?

Os defensores da OMAD reivindicam uma infinidade de benefícios, incluindo:

  • Maior foco e produtividade. Diz-se que o OMAD elimina a lentidão que as pessoas sentem ao digerir o almoço – porque não há almoço.
  • Perda de peso. É extremamente difícil ter um excedente calórico quando você está comendo uma vez por dia. Mesmo que sua refeição não seja “saudável” pelos padrões normais, você não ingerirá tantas calorias quanto consumiria se estivesse comendo o dia inteiro.
  • Praticidade. Esqueça o registro de calorias ou a restrição de grupos alimentícios. Você libera muita energia mental quando não precisa planejar de quatro a seis refeições por dia.

Dieta OMAD emagrece?

Este é um nível extremo de jejum intermitente e, segundo pesquisas, o jejum ajudar na perda de peso e também na prevenção de doenças crônicas, além de regular o nível de glicose no sangue.

No entanto, qualquer perda de peso ou benefícios para a saúde que você veja na dieta OMAD provavelmente terá vida curta. 

As desvantagens são óbvias: não comer por 23 horas provavelmente levará a uma fome séria, falta de energia, fadiga e desejos incontroláveis.

Além do mais, jejuar por tanto tempo pode deixá-lo faminto, e você acaba escolhendo os alimentos errados na hora de comer, como pizza, batatas fritas e hambúrguer com bacon. 

Quando alguém se priva de comida por tanto tempo, tende a perder o controle e comer demais quando é hora de se alimentar novamente. 

Também, será difícil obter o suficiente dos nutrientes que o corpo precisa todos os dias. 

O que comer na dieta OMAD

Se você decidir fazer a dieta OMAD, não caia na armadilha de comer tudo o que deseja. Prefira uma refeição equilibrada com carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. 

Também é importante adicionar variedades para não perder nutrientes.

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