Gordura abdominal aumenta risco de demência mesmo em quem tem peso normal

2 de agosto, 2022

Você sabia que o acúmulo de gordura abdominal pode aumentar o risco de demência — mesmo em pessoas com pesos considerados saudáveis? Foi o que mostrou um estudo realizado com mais de seis mil voluntários da organização Kaiser Permanente, nos Estados Unidos.

Na pesquisa, os cientistas acompanharam os indivíduos por uma média de 36 anos. E descobriram que aqueles com maior obesidade abdominal (isto é, acúmulo excessivo de gordura na região da barriga) tinham cerca de três vezes mais chance de desenvolver algum tipo de demência nos 30 anos posteriores.

Nas mulheres, esse risco é aumentado mesmo para aquelas com o peso considerado normal e sem outras doenças relacionadas — como diabetes, doenças cardíacas e AVC.

Leia também: Quem consome mais grãos integrais costuma ter menor circunferência abdominal

Gordura abdominal e demência: o problema

O acúmulo de gordura ao redor da cintura é chamado pelos médicos e especialistas de adipose central (ou gordura visceral). E apesar de parecer inofensivo, o excesso de peso ao redor do abdômen tem relação com problemas como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas e até derrame. Isso porque esse tipo de gordura fica estocada em volta dos nossos órgãos e é ativa metabolicamente.

O problema é que mesmo quem possui um IMC considerado saudável pode ter mais gordura abdominal do que o recomendado — é por isso que saber como medir a cintura é importante na busca por mais saúde.

Leia também: IMC: O que é, como calcular e tabela de resultados

Qual a medida ideal da cintura?

As indicações variam entre os órgãos oficiais. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), por exemplo, aconselha que a cintura não ultrapasse 94 centímetros para homens e 80 centímetros para mulheres.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a relação cintura/quadril não deve ser maior que 1 neles e 0,8 nelas — o cálculo é feito dividindo o valor da circunferência abdominal pelo valor da circunferência do quadril.

Mas essa não é a única referência. O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido (Nice, na sigla em inglês) afirma que a cintura de um adulto deve ter menos que a metade de sua altura para diminuir riscos à saúde. Ou seja, se você mede 1,75m, sua cintura não pode ser maior que 87,5cm.

Referências:

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.